Hoje a Casa da Cultura do Recife recebe Ato e Aula Pública em Memória do Movimento Feminino Pela Anistia


Homenagem ao Movimento Feminino Pela Anistia e às lutas das mulheres durante a ditadura no Brasil (1964-1985)

Hoje a Casa da Cultura do Recife recebe o Ato e Aula Pública em Memória do Movimento Feminino Pela Anistia, a partir das 17hs, num momento que se faz necessário resgatar e preservar memórias , para que jovens militantes fiquem em plena sintonia com a história recente do Brasil e que acontecimentos, como a Ditadura Militar, não caiam em esquecimento. Na ocasião também haverá a encenação da peça Retratos de Chumbo, com o Grupo Teatral João Teimoso.


Espetáculo "Retratos de Chumbo", com o Grupo de Teatro João Teimoso

No dia 28 de Agosto, como já é do conhecimento público, todos os anos a Associação Pernambucana de Anistiados Políticos - APAP, em nome do Fórum da Anistia em Pernambuco, faz um ato em homenagem ao Movimento Feminino Pela Anistia, bem como a todas as mulheres que resistiram ao estado de exceção (1964-1985).

Naíde Teodósio


Neste ano o movimento presta uma singela homenagem póstuma a Naíde Regueira Teodósio (06/06/1915 – 17/04/2005), professora, médica e nutrológa, perseguida e presa política, na Casa de Detenção do Recife, durante seis anos pela ditadura civil-militar, o que também lhe rendeu aposentadoria compulsória, sem que fosse considerada sua biografia de dedicação humanista no combate à fome e as desigualdades sociais.

Também serão reverenciadas outras duas companheiras, Maria José do Amaral e Vera Regina Paula Baroni. Ambas advogadas, a primeira é uma incansável defensora dos trabalhadores e movimentos sociais populares em Pernambuco, integrou a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pernambuco (OAB-PE), além de compor a Associação Brasileira dos Advogados do Povo (Abrapo), é atualmente Conselheira efetiva na Subseccional de Jaboatão dos Guararapes. Já a segunda (Vera Baroni) foi uma militante da antiga JOC (Juventude Operária Católica), na década de 1960, e do movimento sindical no período de abertura política, além de militante histórica da luta feminista e do povo negro em Pernambuco.

Casa da Cultura do Recife
Rua Floriano Peixoto
Tel. 4002.8922

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife