CAIXA Cultural Recife promove oficina gratuita de aquarela

A exposição segue em cartaz na CAIXA Cultural Recife até 1º de fevereiro de 2026, com visitação gratuita. - CRÉDITO Crysli Viana


 A oficina faz parte da programação do IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco. As inscrições podem ser realizadas a partir de 06 de janeiro de 2026. 


A CAIXA Cultural Recife realiza, nos dias 10 e 11 de janeiro de 2026, a oficina gratuita “Aquarela para Todos”, conduzida pelo aquarelista e ilustrador Beto França, como parte da programação do IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco (IV SIHG-PE). As aulas acontecem das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas a partir de 06 de janeiro de 2026 através do site da CAIXA Cultural (https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/Recife.aspx). 


A atividade é voltada para iniciantes, artistas e público em geral a partir de 10 anos, propondo uma introdução acessível e prática à técnica da aquarela. Para o cartunista Samuca Andrade, organizador do IV SIHG-PE, a proposta é ampliar o acesso à linguagem artística. “Convidamos o público a se aproximar da aquarela de forma livre, leve e possível”, destaca.


Durante a oficina, os participantes terão acesso a demonstrações ao vivo com passo a passo, exercícios guiados em grupo, aplicação das técnicas em um mini-projeto e uma rodada de feedback com orientação individual e compartilhamento coletivo. As atividades priorizam fundamentos da aquarela, como as técnicas de molhado sobre molhado (wet-on-wet), que favorece fusões e texturas espontâneas, e molhado sobre seco (wet-on-dry), indicada para maior controle e definição.


O oficineiro Beto França atua há mais de 20 anos como ilustrador e aquarelista. Formado em Comunicação Social e com especialização em Desenho e Pintura pela Quanta Academia de Artes (SP), é criador do projeto Aquarela para Todos, que reúne mais de 20 mil seguidores no Instagram. Reconhecido por suas personagens gordinhas e aquarelas expressivas, já trabalhou nos principais jornais do Recife e ilustrou livros como Cadê a Letra que Estava Aqui? (Editora Cepe), Sem Pé nem Cabeça (Totalle Edições) e Bicicleta Amarela. Também participou de exposições coletivas e realizou a mostra individual Cores Curvas Livres, na A Casa do Cachorro Preto.


A oficina integra a programação do IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco, que reúne 120 obras de artistas de 21 países, nas categorias cartum, caricatura e quadrinhos, com o tema “Planeta de Todos”. A exposição segue em cartaz na CAIXA Cultural Recife até 1º de fevereiro de 2026, com visitação gratuita.


Serviço:

Oficina Aquarela para Todos

Data: 10 e 11 de janeiro de 2026 - 14h às 17h

Local: CAIXA Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, nº 505, Bairro do Recife

Inscrições a partir do dia 06 de janeiro de 2026 no site da CAIXA Cultural


IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco 

Datas: de 10 de dezembro de 2025 a 01 de fevereiro de 2026

Horários: terça a sábado, das 10h às 20h (última entrada às 19h45); domingos e feriados, das 10h às 18h

(última entrada às 17h45)

Entrada gratuita

Classificação etária: Livre

Acesso para pessoas com deficiência

Informações: Site CAIXA Cultural Recife | Instagram @caixaculturalrecife

Patrocínio: CAIXA e Governo do Brasil


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa de Reis encerra ciclo natalino da Casa da Rabeca

Cinderela e Flávio Andradde apresentam “Toda cidade tem” no Teatro Luiz Mendonça