Museu do Estado de Pernambuco recebe cursos sobre estética e leitura das artes




"A eterna busca da beleza" será ministrado pela pesquisadora Laura Buarque Gadelha, do dia 20 de março ao dia 29 de maio; enquanto que o curso "Arte: alguns atalhos para melhor compreendê-la" será ministrado por Nestor Accioly, a partir do dia 19 de março.

Para aproximar ainda mais o público da arte, o Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) abre espaço para os cursos “A Eterna Busca da Beleza”, ministrado por Laura Buarque Gadelha, e “Arte: alguns atalhos para melhor compreendê-la”, ministrado por Nestor Accioly. As aulas do primeiro curso vão acontecer em todas as quartas-feiras, entre 20 de março e 29 de maio, sempre às 19h, enquanto que as do segundo curso acontecerão às terças-feiras entre 19 de março e 7 de maio, também às 19h . As inscrições devem ser feitas presencialmente no equipamento cultural e serão cobrados os valores de R$ 150 por mês e R$ 100 por mês, respectivamente.

“A proposta é discutir a questão da beleza sob a luz dos princípios socráticos e platônicos, tendo uma visão de Schopenhauer, Nietzche e Kant, de onde a gente vai discutir esse vazio que está ocorrendo nas artes, essa espécie de crise de pensamento. Às vezes, é necessário voltar ao passado para lançar luz no futuro e acho que essa luz vem de Platão e Sócrates”, explica Laura, que tem mestrado em Sociologia da Arte pela UFPE e cursou doutorado em História da Arte na Espanha, sobre a “A Eterna Busca da Beleza”.

Baseado na leitura de textos originais dos filósofos estudados, o curso busca provocar os alunos a tirarem suas próprias conclusões sobre a arte. “É uma perspectiva de indagação se é esse mundo que a gente quer. A crítica se degenerou muito, virou bula de remédio, porque as pessoas querem fazer explicações e a arte não precisa ser explicado, a arte é fruição. O povo lê isso e não entende por que não consegue ver o que está escrito e acaba se afastando da arte. Ninguém precisa ir buscar a influência disso ou daquilo ou a avaliação de um crítico, por isso, o curso é um momento pra gente começar a repensar a forma como foi estruturada essa arte na nossa sociedade”, conclui Laura.

Confira o programa completo dos cursos:

A Eterna Busca da Beleza:

1. Arte Universalidade dos símbolos
2. Percepção o fenômeno estético
3. Estética e a construção do Mundo
4. Obom, o belo, a verdade
5. Catarsis, liberação, comtemplação
7. Arte e filosofia o sentido da vida
8. A sacralidade da vida a importância do mito
9. A busca do ideal utopia X sucesso
10. A crise na busca do belo e do pensamento contemporâneo
11. Para onde caminhamos

Artes: alguns atalhos para melhor compreendê-la:

1. Encontro
- Apresentação;
- Noção de texto;
- Possibilidade de abordagem de um texto.
2. Encontro
-Fundamental e secundário em um texto;
- O extratexto;
- Análise de um texto pictórico ( técnicas preliminares);
3. Encontro
- Periodização literária (noções do apolíneo e do dionisíaco)
4. Encontro
- A linguagem do texto
- Análise de um texto literário.
5. Encontro
- Conversa entre textos.
6. Encontro
- Estilo de época e estilo individual;
- Época, autor, texto.
7. Encontro
- O texto, a música e a música do texto.
8. Encontro
- Reflexões artísticas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente