Exposição sobre Frida Kahlo e Diego Rivera chega a Brejo da Madre de Deus





“Frida e Diego: um sorriso no final do caminho” ficará em cartaz no Centro Cultural do Brejo da Madre de Deus até o dia 30 de abril. 

Depois de uma temporada no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), a exposição “Frida e Diego: um sorriso no final do caminho” chegou ao Centro Cultural do Brejo da Madre de Deus nesta ultima quarta-feira (20). A mostra, que reúne 96 fotografias sobre a vida em comum dos artistas mexicanos Frida Kahlo e Diego Rivera, ficará em cartaz no espaço até o dia 30 de abril.

A exposição chega ao agreste pernambucano através de uma parceria entre a Secretaria de Cultura do México – por meio do Instituto Nacional de Belas Artes e do Museo Casa Estúdio Diego Rivera e Frida Kahlo – o Consulado Geral do México e o Governo do Estado de Pernambuco, através da Secult-PE/Fundarpe, com apoio da Prefeitura do Brejo da Madre de Deus. A entrada é gratuita.

Unidos por quase 25 anos – desde o casamento em 1929, até a morte de Frida em 1954- a relação do casal foi marcada por encontros e desencontros, por amor e ódio, compartilhamento de experiências e competições ao mesmo tempo. A união dos artistas abriu um caminho diferente nas relações pessoais da primeira metade do século 20 no México: a personalidade extrovertida e fantasiosa do Diego, ligada à personalidade introvertida e também fantasiosa de Frida, inauguraram um enredo e uma intriga quase explosiva.

É justamente essa intimidade que as 96 imagens da exposição buscam capturar: o trabalho nos ateliês; as viagens e vida nos Estados Unidos; os encontros com personalidades do mundo político e artístico, incluindo Leon Trotsky e André Breton; a relação com artistas do México; assim como suas uniões conjugais, a dor e comprometimento físico da Frida, além de sua proximidade com a morte e a última foto do casal.

As imagens, em sua grande maioria, foram registradas pelos amigos do casal, como Manuel Álvarez Bravo, Nicholas Muray, Edward Weston, Guillermo Kahlo, Peter Jules, Guillermo Zamora e Juan Guzmán, compiladas pela primeira vez em uma mostra  única criada pela Secretaria de Cultura do México, o Instituto Nacional de Bellas Artes e o Museo Casa Estúdio Diego Rivera e Frida Kahlo.

“Graças a essa parceria com o Consulado do México, conseguimos trazer para nosso Estado essa exposição que será um marco para todos admiradores desses dois grandes artistas, pois ela mostra Frida e Diego como um casal, no seu dia a dia, na sua intimidade. Isso é uma novidade porque geralmente as pessoas só conhecem a obra deles. Frida e Diego representam a nova visão do México na arte moderna”, diz o coordenador de Artes Visuais da Secult-PE/Fundarpe, Márcio Almeida.

SERVIÇO:

Abertura da Exposição Frida e Diego: um sorriso no final do caminho
Quando: 20 de março (quarta-feira), às 10h
Endereço: Centro Cultural do Brejo da Madre de Deus (antiga Casa de Câmara e Cadeia – Rua Tomás de Aquino, 60/ Centro)
Visitação: Até o dia 30 de abril, de segunda a sábado, das 10h às 17h
Entrada Gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Totem Relicário, grupo mais longevo das artes cênicas de Pernambuco, lança acervo virtual

Festa do Carmo também terá serviços de apoio aos fiéis

Projeto “Frevo, Capoeira e Passos” promove três meses de oficinas gratuitas de dança popular em Olinda