Meu bairro... Moro aqui: Totó

A Praça da Av. 11 de Agosto também é uma boa
opção para conversar nas horas vagas
Texto e fotos: Gianfrancesco Mello

Curioso desde o nome, de origem desconhecida, um pedaço de chão com apenas 0,15 quilômetro quadrado de extensão, Totó é o menor bairro do Recife. Localizado na região sudoeste da cidade, entre os bairros do Sancho, Coqueiral e Curado, o Totó foi criado pelo Decreto municipal nº 14.452, de 1988, que desmembrou também outras localidades como, por exemplo, Vasco da Gama e Morro da Conceição. Dez anos depois da sua criação, o bairro já contava com 23 ruas e nenhuma praça pública urbanizada, além de ter um total de 218 imóveis residenciais e 37 não residenciais. Hoje em dia, o bairro se desenvolveu e ficou praticamente impossível contabilizar os imóveis da região.

Nossa guia Lucicleide Wanderley
Para que possamos conhecer melhor esse bairro tão pequeno, a Agenda Cultural do Recife, esta vez guiada pela jornalista Lucicleide Wanderley, vai mostrar alguns pontos de interesse cultural e social na comunidade. “Aqui, é um lugar de clima ameno e é uma área não muito conhecida. Poucas pessoas sabem onde fica o Totó. Temos raras opções de lazer e uns poucos barzinhos que funcionam nos fins de semana”, explica a nossa guia do mês, que mora no local há mais de 20 anos. Ainda de acordo com Lucicleide, o Totó é um lugar de pessoas humildes, calmo e sem violência.

Seguindo nosso passeio pelo bairro, encontramos quatro delegacias, um presídio (Aníbal Bruno) e um cemitério (Parque das Flores). Ironicamente, apesar da existência de todas essas instituições que carregam a ideia de prisão, de cerceamento, de restrição, circulamos por um dos principais logradouros do bairro chamado Avenida Liberdade.


O Centro Social Urbano Bido Krause é praticamente
a única opção de lazer do Totó
Inicialmente, visitamos o Centro Social Urbano Bido Krause, localizado na Avenida 11 de Agosto. Inaugurado em 1978, o local faz parte da realidade de centenas de pessoas e recebe visitantes de diversas comunidades da Região Metropolitana. O Centro Social engloba um importante complexo, incluindo piscina semiolímpica, quadras, campo de futebol e pista de cooper, além de abrigar creche, centro profissionalizante e ainda uma unidade de saúde. De terça a sexta-feira, a população pode contar com aulas de natação, hidroginástica, aeróbica, dança de salão, balé, circo, capoeira e boxe. Para desfrutar dos benefícios, os interessados precisam fazer um cadastro. Ao local, os interessados devem comparecer levando duas fotos 3x4, cópia do RG, cópia do comprovante de residência e um parecer dermatológico e cardiológico (obrigatório para pessoas acima de 40 anos).

Liga de Dominó Amigos da Paz é o point para
os aposentados do Totó
De lá, percorremos alguns metros e chegamosn à sede de um projeto que vem mudando a realidade do bairro. Trata-se da ONG Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã, situada na Avenida Garota de Ipanema, no Box 2. Há mais de 10 anos, o Cores do Amanhã atua nas comunidades do Recife, em ações que buscam levar cultura e cidadania para crianças, jovens e adultos. O Cores funcionou por um bom tempo sem sede própria, atuando na residência de Jouse Barata, coordenadora do projeto, e de sua mãe “Maria de Lourdes” que é a presidente do movimento. Através de um Concurso Cultural promovido pela J&J Listerine Essencial, o grupo conseguiu adquirir há quase um ano o seu tão sonhado espaço. Hoje, o Cores do Amanhã é uma realidade na vida do Totó. Atende a crianças, jovens e adultos oferecendo várias oficinas, além de realizar diversas festividades, todas abertas ao público em diferentes épocas do ano. Uma delas, a de São João, será realizada no dia 23 deste mês, a partir das 17h. O local oferece oficinas de artesanato com reciclagem, arte em gesso, estamparia, grafitagem, break – dança de rua, dança swingueira, teatro, dança popular, dança contemporânea, informática, uma minibiblioteca com rodas de leitura, aulas de kung fu, desenho básico e artístico, pintura decorativa, pintura aquarela, aerografia (arte em bolsas, camisas e paredes), jogos e recreação, capoeira, tae kwon do, desenho cartoon e aulas com os quatro elementos do hip-hop.

O local é pequeno, mas transforma a vida de muitas pessoas
“Temos, em média, 25 oficineiros e atendemos 45 crianças, jovens e adultos por dia. É um sonho que a gente realizou, mas que temos a necessidade de ampliar. Quebramos uma barreira para mostrar que o grafite não é coisa de vândalo. Aqui, no Totó, os moradores já entendem o grafite como uma arte”, pontua Jouse Barata. Já para Fagner dos Santos, outro coordenador da iniciativa, mais conhecido como Luther, a ideia principal é valorizar a comunidade e empregar uma cultura de paz. “O grafite faz mudanças positivas e constrói um mundo melhor. A gente faz pouco, mas o pouco que a gente faz se torna muito. Fazemos com que as pessoas tenham um espaço produtivo aqui. Acreditamos que, se você não faz parte da solução, faz parte do problema. O importante é tirar as pessoas da ociosidade para fazerem coisas produtivas.”

Integrantes do projeto Cores do Amanhã fazem
a diferença no bairro do Totó
Para Paula Estrela, integrante da ONG, o importante é que o projeto dê bons frutos. “Queremos mostrar uma realidade positiva para as pessoas da comunidade, que já convive com muita criminalidade”, frisa. O Cores do Amanhã conta ainda com a participação de pessoas importantes como Adelson, Florim, Elias Caranguejo, Ninho Tambores, Charada, Priscila e outros oficineiros. O projeto funciona de domingo a domingo e as inscrições para as oficinas sempre estão abertas. “As pessoas podem ter mais informações sobre o Cores do Amanhã pelo nosso blog <www.coresdomanha.blogspot.com> ou pelo Facebook <www.facebook.com/cores.doamanha>. Para nos ajudar e ser um de nossos patrocinadores, as pessoas podem ligar para os números (81) 8876-3593 ou 3037-2338.”

O Espaço Cultural Cores do Amanhã oferece
diversos cursos para diversos jovens
Outro projeto que chama a atenção é o Abaúna, liderado pelo mestre Willa. A Associação Cultural Desportiva Abaúna Capoeira, fundada em 2001, oferece,  além do gingado (nas modalidades angola e regional), oficinas de berimbau, dança popular, dança afra, percussão afro-nordestina e música. A organização conseguiu ministrar seus cursos em outras unidades da Região Metropolitana do Recife já ultrapassou os limites do Estado, chegando a Alagoas.


Depois de uma verdadeira lição de vida e de conhecer diversas pessoas que contribuem, na medida do possível, para o melhor desenvolvimento do Totó, despedimo-nos desse bairro. O nosso convite é para que todos possam voltar os olhos para essa região, que tanto orgulha o Recife no que se refere ao positivismo cultural e social.

Mais fotos:

Jogadores da localidade não se cansam de aproveitar a quadra
População pode praticar natação na piscina do Centro Cultural Bido Krause

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Mete bronca tia. kkkk... Vem fazer isso em Rio Doce também. Ficou ótima a matéria.

    ResponderExcluir
  3. Sou músico profissional trabalho com música ao vivo voz e violão mpb, morador do bairro do totó 👉 whatsapp 81988212147

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela máteria! É muito importante a divulgação do nosso bairro, é uma pena que mais de 10 anos se passaram e hoje o Bidu esteja abandonado, muitos dos cursos e atividades que antes eram feitas não podem mais ser realizadas, a natação é uma delas. A upinha está em processo de finalização e um projeto de transformar o Centro Social Urbano Bidu Krause em um COMPAZ está para ser iniciado. Espero mesmo que aconteça pois a população carece demais deste espaço de lazer, saúde e educação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife