VI Festival de Ópera de Pernambuco apresenta: "O Refletor"
Dando continuidade ao VI Festival de Ópera de Pernambuco, realizado no histórico Teatro de Santa Isabel, o público poderá assistir nos dias 22, 23 e 24 de agosto à provocadora ópera "O Refletor".
Com direção artística, musical, cênica e regência do maestro Wendell Kettle, a obra é inspirada na peça Lux in Tenebris (1919), de Bertolt Brecht, e ganha nova vida como uma ópera de câmara brasileira que escancara a hipocrisia moral de João — um suposto reformista que realiza palestras sobre os perigos das doenças sexualmente transmissíveis, enquanto utiliza um refletor para “iluminar” a zona do meretrício, comandada por uma Cafetina fervorosa e astuta.
Por trás de sua cruzada contra a exploração sexual, João esconde interesses obscuros e uma dose cavalar de hipocrisia. A trama se intensifica com personagens como a Repórter, que transforma escândalos em manchetes sensacionalistas, e o Capelão, que abençoa o impostor com fervor religioso.
Dividida em três quadros, esta sátira de José Alberto Kaplan nos convida a refletir: a fronteira entre o certo e o errado pode depender apenas de onde decidimos colocar a luz.
No embate entre João e a Cafetina, o espetáculo questiona: como o moralismo e a exploração sobrevivem em meio a contradições sociais tão profundas? Qual será o destino desses personagens em uma trama que mergulha nos dilemas da condição humana?
Elenco:
João (O refletor): Gilberto Chaves (Tenor)
Cafetina: Izadora França / Maria Clara Justino (sopranos)
Coro da Academia de Ópera e Repertório.
🔞 Classificação etária: 18 anos
Sobre o Festival
O VI Festival de Ópera de Pernambuco teve início no último dia 15 de agosto, com a apresentação da ópera A Turma da Mônica em: "A Amizade é Tudo", projeto desenvolvido pela AOR — Academia de Ópera e Repertório Infantil/Juvenil, voltado ao público jovem.
A programação segue nos dias 29, 30 e 31 de agosto com a clássica opereta "O Morcego", de Johann Strauss II, encerrando o festival com leveza e humor.
Este ano, o festival presta homenagem a três grandes nomes das artes:
Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, celebrando 90 anos de vida e legado; José Alberto Kaplan, compositor argentino, naturalizado brasileiro e radicado em João Pessoa, também comemorando 90 anos e Johann Strauss II, o “rei da valsa”, homenageado pelos seus 200 anos de nascimento.
Sobre o Maestro Wendell Kettle
Doutor em Regência Sinfônica e Operística pelo Conservatório Estatal "Rimsky-Korsakov", de São Petersburgo (Rússia), Wendell Kettle foi professor de Regência no Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) de junho de 2016 a março de 2025. Atualmente, está de casa nova: acaba de assumir suas novas funções como professor de Regência da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Criador dos projetos Academia de Ópera e Repertório e Orquestra Jovem do Nordeste, com os quais tem realizado temporadas artísticas desde 2017, o maestro tem se destacado por suas contribuições à ópera brasileira, incluindo a restauração e estreia mundial de "O Pagador de Promessas" e "Leonor", considerada a primeira ópera pernambucana.
Wendell Kettle também é o idealizador e responsável pela realização do Festival de Ópera de Pernambuco, que chega à sua sexta edição como um dos eventos mais relevantes do gênero no país.
Serviço:
VI Festival de Ópera
Teatro de Santa Isabel
Ingressos disponiveis no Guiche Web
Comentários
Postar um comentário