Métron Produções promove ações formativas a partir deste sábado no COMPAZ Eduardo Campos
As ações integram o 11º Colóquio do Teatro para Crianças de Pernambuco, a contrapartida social do 21º Festival de teatro para Crianças de Pernambuco realizado anualmente pela Métron Produções nas férias de julho, com apresentação de espetáculos e oficinas de formação. Este ano, a parte formativa será realizada entre agosto e setembro, começando neste sábado (16), com a oficina Jogos teatrais - Um olhar lúdico sobre o quintal, ministrada por Charlon Cabral, ator e diretor do Galpão das Artes de Limoeiro.
Para esta oficina, que será realizada no COMPAZ Eduardo Campos, o público alvo são crianças e adolescentes entre 8 e 15 anos. Além das oficinas gratuitas direcionadas à crianças e adolescentes, a programação inclui ainda palestras para artistas e arte-educadores. As inscrições para as oficinas são realizadas exclusivamente pela plataforma Sympla. O link está disponível no site www.teatroparacrianca.com.br.
“O Festival tem esse compromisso social de promover o exercício cultural por meio da formação. Não é só formar plateia, mas fomentar o processo educativo no dia a dia das crianças e jovens por meio do teatro”, destaca Edivane Bactista da Métron Produções. Além da oficina de Jogos teatrais - Um olhar lúdico sobre o quintal, a programação de cursos inclui a Oficina de Iniciação ao Teatro para o público de 5 a 13 anos, ministrada pela pedagoga e multiartista Nelma Barros, a ser realizada entre os dias 19, 20 e 21 de agosto (terça, quarta e quinta-feira), das 14h às 17h30, no Teatro Arraial, na Boa Vista.
As palestras para artistas, arte educadores e demais profissionais das Artes Cênicas, serão realizadas também no Teatro Arraial, das 19h às 21h, também com inscrições via Sympla. Na terça-feira, 2 de setembro, Rita Marize Farias de Melo, arte educadora e gestora cultural, desenvolve o tema Artes e Infâncias, e na quarta, dia 3, o encenador e diretor de teatro José Manoel Sobrinho fala sobre Teatro para crianças e jovens: nem parque, nem terapia: arte. As palestras serão transmitidas via Instagram da Métron Produções e/ou do Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco.
Incentivo – O 21º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco é uma realização da Métron Produções, de Edivane Bactista e Ruy Aguiar, com o incentivo cultural do SIC - Sistema de Incentivo à Cultura / Fundação de Cultura Cidade do Recife / Secretaria de Cultura / Prefeitura da Cidade do Recife. O 11º Colóquio do Teatro para Crianças de Pernambuco tem o apoio do COMPAZ Governador Eduardo Campos, Teatro Arraial, FUNDARPE - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo de Pernambuco.
11º COLÓQUIO DE TEATRO PARA CRIANÇAS DE PERANAMBUCO
Programação:
Oficina: Jogos teatrais “Um olhar lúdico sobre o quintal”, com Charlon Cabral
Dia: sábado (16 de agosto)
Hora: 9h às 12h (Primeira turma) / 13h30 às 16h30 (Segunda turma)
Local: COMPAZ Governador Eduardo Campos - Sala COMPAZ Impulso (Endereço: Av. Aníbal Benévolo, S/N - Linha do Tiro, Recife - PE, 52131-000)
Nº crianças = 25 crianças e adolescentes por turma (08 a 15 anos)
Link das inscrições: https://www.sympla.com.br
Sinopse - A partir de jogos teatrais, Charlon Cabral irá transportar os participantes ao universo da leitura, possibilitando que eles tenham uma experiência sensorial incrivelmente divertida, repleta de possibilidades que vão muito além das tramas inventadas em um livro. Ao brincar com a sonoridade musical, com o movimento do corpo e os perfumes contidos em nossas memórias, a trupe do Quintal revelará que os caminhos para o imaginário são infinitos e podem ser acessados por diferentes atalhos e trilhas. Charlon Cabral (Galpão das Artes de Limoeiro–PE) é pedagogo, pós-graduado em Metodologia do Ensino das Artes, ator, diretor teatral, arte-educador e produtor cultural. Patrimônio Vivo de Pernambuco a partir de 2025.
Oficina: Iniciação ao Teatro, com Nelma Barros
Dias: 19, 20 e 21 de agosto (terça, quarta e quinta-feira)
Hora: 14h às 17h30
Local: Teatro Arraial (Rua da Aurora, n.º 457 - Boa Vista, Recife - PE, CEP: 50050-000).
Nº de crianças = Até 25 crianças e jovens (05 a 13 anos)
Link das inscrições: https://www.sympla.com.br
Sinopse: A atividade formativa será desenvolvida pela pedagoga e multiartista Nelma Barros, apresentando dinâmicas, jogos, sendo totalmente voltada para que as crianças possam desenvolver sua criatividade artística com base nas artes cênicas. Os jogos e " brincadeiras" serão inteiramente embasados na literatura infanto-juvenil, estimulando a consciência teatral e a capacidade de interpretação tão vívida nesta faixa etária.
Comentários
Postar um comentário