Editorial: A graciosidade das palhaças invade o Recife
Por Manoel Constantino
Na nossa cidade, setembro também tem sinônimo de muito sol, uma mistura de primavera-verão. O Recife fica muito iluminado e, para emoldurá-lo, nada melhor que receber atrizes/palhaças de vários lugares do mundo. Serão nove dias de pura diversão, ludicidade e muitas gargalhadas. Tudo isso você vai encontrar no I Festival Internacional de Palhaças do Recife – a Palhaçaria Feminina, que acontece no Teatro Hermilo Borba Filho, no Teatro Apolo e na Caixa Cultural.
Com atrações nacionais e internacionais, e prometendo agradar a adultos e crianças, o festival atualiza a pesquisa de linguagem, apoiando a cultura do riso, além de proporcionar uma importante ferramenta de discussão nacional do espaço feminino na arte – para fazer rir e pensar. O Festival conta com a participação de palhaças dos EUA, Espanha, Áustria, França e várias artistas brasileiras. Com incentivo do Funcultura e apoio da Prefeitura do Recife/Secretaria de Cultura/FCCR, o festival é idealizado e realizado pela Companhia Animée.
Bom, mas para quem quer começar setembro com música, nada melhor do que a Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO), um dos eventos culturais mais aguardados do cronograma do Estado, que chega a sua 9ª edição mantendo uma programação coerente, diversificada e gratuita, incluindo concertos, cursos e mostra de filmes.
Para quem gosta de cinema, a pedida é começar com o II Festival do Making Of. Uma oportunidade única para explorar o fascinante universo dos bastidores do audiovisual e do cinema brasileiro, que acontece na Fundação Joaquim Nabuco, no bairro do Derby. Este ano, o evento promoverá a troca de experiências entre a produção feita em Pernambuco e nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Depois, você terá uma pequena pausa para logo vivenciar, durante cinco dias, de 26 a 30 de setembro, a programação do IV Festival Internacional de Animação de Pernambuco. É uma celebração do cinema de animação que ocupará cinemas do Recife e de Olinda, e que ainda oferece gratuitamente ao público várias atividades. Uma ótima oportunidade para atualizar seus conhecimentos e fazer intercâmbio com cineastas brasileiros e estrangeiros.
Com uma agenda como esta, cheia de arte, setembro, no Recife, será realmente iluminado.
Comentários
Postar um comentário