Corpo-Casa: Travessia de 20 anos

 

Encontro virtual marca duas décadas da pesquisa DOA, VOA!, de Duda Freyre.

foto Marcelo Rosa

Em 2026, a artista da dança e bioarquiteta Duda Freyre completa 20 anos de investigação contínua sobre as relações entre corpo, arquitetura e permacultura — um percurso que deu origem ao solo DOA, VOA!, mas que o ultrapassa em tempo, profundidade e desdobramentos. Para celebrar essa travessia e abrir novas camadas de diálogo, Duda realiza no dia 9 de dezembro o encontro virtual Corpo-Casa: Travessia de 20 anos, uma roda de conversa que revisita memórias, marcos e caminhos de uma pesquisa que cresceu como território vivo.

A atividade reúne materiais de processo, imagens de campo, registros de bioconstruções realizadas em diferentes regiões do país e fragmentos coreográficos que atravessaram a pesquisa desde seus primeiros gestos. Além da abertura desses arquivos, o encontro apresenta também um eixo de aprofundamento da pesquisa, que se dedica à análise de movimento baseada no Sistema Laban/Bartenieff.

Promovendo trocas de saberes entre dança e educação física, a artista conta com Ana Bevilaqua, especialista em Análise de Movimento e preparadora corporal, e Lucas Temporal, personal trainer da artista há mais de dois anos. Joana Pena investigou como ilustrar o material do estudo de movimento, e Jessica Santos aprofundou modos de tornar a pesquisa acessível para pessoas com baixa visão ou cegas. Deste modo, a artista vem estudando sua própria dança, articulando arquitetura corporal e estudo de movimento, criando materiais visuais e conceituais que facilitam a compreensão do trabalho como um todo.

A partir das gravações do espetáculo DOA, VOA!, o grupo de pesquisa observou tendências de movimento nas improvisações. O processo envolveu a escolha de células de movimento, a decupagem e a análise detalhada, identificando padrões, recorrências e sutilezas que emergem do corpo em estado de improvisação em dança.

Mais do que uma apresentação da mais recente pesquisa de três meses — que contou com o apoio da Lei Paulo Gustavo de Pernambuco — o encontro propõe uma pequena deriva pela pesquisa, como um passeio no jardim. O público é convidado a entender como a artista articula, há duas décadas, o corpo como lugar de morada e a casa como organismo vivo: um pensamento que se faz tanto na dança quanto nas práticas de bioconstrução, nas vivências comunitárias e no estudo atento das estruturas que sustentam a vida. No encontro, Duda abre as portas da pesquisa para que os espectadores possam dar uma espiadinha.

Corpo-Casa: Travessia de 20 anos inaugura um ciclo de compartilhamentos que antecede as próximas ações do DOA, VOA! em 2026, ano em que a pesquisa abre um novo movimento de expansão.

SERVIÇO

Corpo-Casa: Travessia de 20 anos Encontro virtual – Pesquisa DOA, VOA! Data: 9 de dezembro Horário: 20h30 (online) Formato: Roda de conversa com Duda Freyre e o Grupo de Pesquisa DOA, VOA! Classificação livre


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No sertão o cinema já nasceu encantado: é a celebração do 16° Festival de Cinema de Triunfo

Exposição “Trama” apresenta obras em cerâmica