Bonequeiro Antero Assis de Moura realiza projeto Guiando Para a cultura



Guiando para a cultura é o nome do projeto idealizado pelo bonequeiro Antero Assis de Moura, que se propõe a compartilhar com deficientes visuais, saberes da criação, confecção e manipulação de bonecos. A oficina, com uma carga horária de 42 h/a, será distribuída ao longo de sete encontros semanais, nos dias 21 e 28 de fevereiro, 07,14,21 e 28 de março, finalizando no dia 04 de abril de 2026. As aulas, que acontecerão sempre aos sábados, serão realizadas das 9h às 12h e das 13h às 16h, com um intervalo entre 12h e 13h, ocasião em que será servido o almoço. Esta iniciativa conta com incentivo do Funcultura sendo, portanto, ofertada sem nenhum custo para os participantes. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas até o início da oficina pelo email: anteroassismoura@gmail.com ou presencialmente no Espaço Cultural Vovozito, local onde será realizado o projeto, que fica situado à Av. Marechal Hermes da Fonseca, 314, Sítio Histórico de Igarassu/PE (horário comercial).

O objetivo da oficina é propiciar aos participantes o contato com a confecção, manipulação e atuação com bonecos. Dentre as muitas técnicas de confecção de bonecos existentes, o projeto focará em três: Bonecos de Caixa de Leite Longa Vida; Bonecos de Espuma e Bonecos de Madeira (Mulungu). Além de aprender a confeccionar os títeres, os alunos ainda terão oportunidade de ter noções de manipulação, interpretação e improvisação. “Existem muitas ações inclusivas no âmbito das atividades culturais mas, geralmente, se atêm a incluir o portador de alguma deficiência como espectador. Nossa proposta é investir no protagonismo da pessoa com deficiência visual, dando-lhes acesso a conhecimentos e técnicas necessárias para o desenvolvimento de uma atividade artística”, ressalta Antero, instrutor deste projeto que conta com assessoria da VouSer Acessibilidade.

No último dia de aula os alunos serão convidados a participar de uma culminância, onde de maneira simples e objetiva, farão demonstrações do conteúdo apreendido em sala de aula. Todos que cumprirem, pelo menos, 80% da carga horária, farão jus ao certificado de conclusão.

Contato: Antero fone/zap 98763.0632

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu bairro... moro aqui

Cáritas Brasileira NE2 realiza Bazar Solidário e convida a começar o ano transformando compras em solidariedade

3ª Mostra Caixola de Cinema começa amanhã (20)