Iêda Lima lança O Resgate, romance que reflete sobre violência, resistência e libertação

Iêda Lima | Foto - Mario Ismael

Nesta terça-feira, 4 de novembro, a Livraria da Praça, em Casa Forte, será palco do lançamento de 
O Resgate, novo livro da escritora Iêda Lima. A apresentação da obra caberá à médica, poeta e ensaísta Selma Vasconcelos, também integrante da Academia de Letras de Campina Grande (ALCG), radicada no Recife há muitos anos. O encontro começa às 18h30 e terá, além da sessão de autógrafos, um depoimento da autora sobre o processo de montagem do romance.

Mais que um lançamento literário, o evento celebra também a resistência de Iêda. Em sua própria mensagem-convite, ela lembra que “aguarda os leitores para brindar e degustar mais uma conquista, nesta fase de idosa, mesmo após um câncer no cérebro, descoberto no final do ano passado”. O depoimento dá à obra uma dimensão simbólica: se o enredo trata da corrosão social provocada pela violência, também projeta a ideia de superação, como se fosse uma metáfora de sua própria trajetória de saúde.

A trama

Em O Resgate, a autora constrói um país fictício assolado pela expansão silenciosa e implacável do crime organizado. O tráfico de drogas e o comércio ilegal de armas se infiltram em periferias e instituições públicas e privadas, corroendo os alicerces da justiça, da saúde mental e da paz. A escuridão, porém, não é a única alternativa. O romance apresenta personagens que se erguem contra a barbárie, buscando dignidade e esperança.

“Embora nossa realidade contemple a expansão do crime organizado do tráfico de drogas e de armas, vários países também estão vivenciando essa moléstia”, diz Iêda. “Meu objetivo era criar personagens que, segundo seu passado, iriam se comportar no futuro e, com isso, sem identificar o país, apontar caminhos escuros ou luminosos que eles escolheriam para viver.”

O sentido do título

O título é revelador: O Resgate, explica a autora, “significa redenção e libertação”. O livro sugere que, mesmo diante do colapso social, a escolha pelo amor, pelo afeto e pelo respeito é possível. “O mundo é ocupado por pessoas que escolhem o caminho violento para adquirir poder sobre outros e por aquelas que sabem valorizar o melhor da vida, que é o amor, o afeto, o respeito e a resistência”, afirma.

Uma virada de vida

Nascida em Campina Grande (PB) em 1948, Iêda Lima construiu uma carreira como economista, atuando nos três níveis do setor público em Fortaleza, Brasília e São Paulo, além de colaborar com a ANTP. A literatura, no entanto, sempre foi um sonho de infância.
“Meu professor dizia, ainda no ensino fundamental, que um dia eu seria escritora, devido às excelentes redações”, relembra. “Durante a vida profissional, escrevi artigos técnicos e um livro decorrente da minha tese de doutorado. Depois de aposentada, consegui finalmente realizar meu sonho.”

Esse sonho se concretizou em obras como Um Olhar no Retrovisor e Outro na Estrada (2017) e Ruído do Silêncio (2019), além de artigos publicados no jornal A União e em seu blog (iedalima.com.br). Hoje, a autora ocupa a Cadeira nº 34 da Academia de Letras de Campina Grande (ALCG) e é sócia correspondente do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG).

Recepção crítica

O Resgate já recebeu comentários elogiosos. Félix Araújo Filho, advogado, escritor, Deputado Estadual paraibano e imortal da ALCG, Cadeira nº 13, afirmou que a obra vai além de uma leitura atraente e oferece “uma experiência transformadora, como os bons livros invariavelmente fazem”. Já Damião Ramos Cavalcanti, também paraibano, advogado, filósofo, poeta, cronista e imortal da Academia Paraibana de Letras (APL), Cadeira nº 33, destacou que o romance “significa e retrata livramento e libertação”. Por outro lado, o presidente da Academia de Letras de Campina Grande, o advogado e escritor Thélio Farias, expressou que O Resgate poderá se tornar um excelente roteiro de um bom filme.

Serviço:
Lançamento do livro O Resgate, com presença da autora Iêda Lima
Quando: terça-feira, 04 de novembro, às 18h30
Onde: Livraria da Praça – Praça de Casa Forte, 454, Bairro Casa Forte, Recife/PE
Apresentação: Dra. Selma Vasconcelos, médica, poeta e ensaísta, confreira da Academia de Letras de Campina Grande (ALCG)
Entrada gratuita
Editora: Papel da Palavra e Gazebo Literário
https://www.iedalima.com.br/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banda Som de Vinil inicia a programação de novembro do Taca Mais Música

Últimos dias da exposição Casa Habitada, dos fotógrafos Ulisses Moura, Dhyego Lima e Nivaldo Carvalho

Autor pernambucano Samuel Santos lança livro infantojuvenil Maria Preta pela Região Metropolitana do Recife, em novembro