Sarau das Pretas entra em cena na Ocupação Espaço O Poste
![]() |
Joy Thamires atua no Sarau das Pretas, no Espaço O Poste Foto: Ana Lira |
Espaço O Poste recebe encontro de poesia nesta sexta-feira (15/08), às 19h, no centro do Recife, com entrada gratuita
O Sarau das Pretas faz sua 2ª edição dentro da Ocupação Espaço O Poste, no dia 15 de agosto (sexta-feira), às 19h, com entrada gratuita, classificação livre e apresentação da poeta pernambucana Jessicalen Conceição, que vive em Abreu e Lima/PE. Ela chega acompanhada de diversas poetisas da Região Metropolitana do Recife (RMR), como Gabriela, popularmente chamada de Agô Mc (Jaboatão dos Guararapes), Joy Thamires (Recife), Nena Callejera (Recife), Odailta Alves (Recife) e Yastricia (Camaragibe).
Todas elas são referências dentro da própria periferia, atuando com poesia, produção cultural e arte-educação. “São muitas vozes potentes nessa celebração. Jessicalen é poeta, atriz, oficineira e produtora cultural, vice-campeã nacional do Slam 2023 e com vivências nos festivais da literatura e ações literárias de educação antirracista.Também temos a presença de Odailta Alves, mulher negra, lésbica, escritora, educadora, atriz e ativista dos Direitos Humanos, com ênfase em práticas antirracistas. Ela tem oito livros publicados, além de prêmios literários”, destaca o Espaço O Poste.
Este ano, o Sarau das Pretas realiza a junção entre as poetas de versos livres e do Slam. A conexão gera versos e poesia ao mesmo tempo. “Nena Callejera, que é o vulgo de Núbia de Aquino, é mediadora cultural, educadora popular, artista visual e artesã. Também é graduada em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e está na área de arte e cultura desde 2014. Enquanto Joy Thamires é escritora com seis livros publicados de forma independente, assim como poetisa com atuação em saraus, encontros e oficinas”, acentua o Espaço O Poste.
A iniciativa do sarau é um espaço com arte, música, poesia, e da coletividade, sobretudo porque reúne palavra, presença e energia, fazendo com que a cena seja de todo mundo.
“Agô Mc é poeta, rapper, compositora e produtora cultural, nascida e criada na comunidade de Jardim Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, e Yastricia é mulher indígena da terra dos Camarás e artista que transita entre o teatro, a performance, a poesia e a tradução em Libras”, conta.
A Ocupação Espaço O Poste tem o incentivo público do programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 - Espaços Artísticos. Por meio deste edital, é possível continuar a ocupação em 2025, com espetáculos e espaço para receber uma diversidade de grupos e artistas, tanto do estado, do país e internacionais. As atividades estão em circulação desde o mês de maio deste ano, com apresentação de teatro adulto e juvenil, leitura dramatizada, shows, contação de história, dança, giras de diálogo e movimento circense.
Após o Sarau das Pretas, entra em cartaz no dia 23 de agosto (sábado) a primeira apresentação do “Itan do Jovem Preto” em 2025. A entrada é gratuita e acontece às 19h. Com classificação livre, o espetáculo pernambucano tem objetivo de visibilizar e fortalecer a produção afropindorâmica que atua com arte, trazendo a estreia do show solo da artista e cantora Tayná Xambá, do Recife e atualmente morando em Olinda.
Para concluir a programação do mês, está na agenda a peça “Negro de Estimação” (classificação indicativa: 16 anos), marcada para as 19h do dia 30 de agosto (sábado). A atuação é do ator e bailarino pernambucano Kleber Lourenço, em um solo de teatro e dança do encenador, com a realização do Visível Núcleo de Criação. A dramaturgia é baseada na adaptação de oito contos do livro “Contos Negreiros” (2005), do também pernambucano Marcelino Freire, ganhador do prêmio Jabuti de Literatura 2006 como melhor livro de contos. Já a codireção da peça tem a assinatura do encenador Marcondes Lima.
Vale lembrar que o espetáculo “Fora da Prateleira”, de Macapá/AP (capital do Amapá - região Norte do Brasil), abriu as atividades do mês, no dia 9. Essa apresentação, de classificação livre, tem a produção geral da Acessa Cult Produções (AP), com direção de Dios Furtado e encenação da artista Kassia Modesto, que atua na peça a partir de uma autoficção.
Local: Espaço O Poste (rua do Riachuelo, nº 641 – bairro da Boa Vista – centro do Recife/PE)
15/08 (sexta-feira), às 19h: “Sarau das Pretas”- entrada gratuita
Classificação livre
Apresentação: Jessicalen Conceição
Participação com poesia: Agô Mc, Joy Thamires, Nena Callejera, Odailta Alves e Yastricia
Comentários
Postar um comentário