Vem Passarinhar Recife aterrissa em Dois Irmãos

Projeto de observação de aves chega a sua 4ª edição

No próximo domingo, 15 de junho, às 7h da manhã, o Parque Estadual de Dois Irmãos será palco de mais uma edição, a 4ª, do Vem Passarinhar Recife, desta vez integrando a programação da Semana do Meio Ambiente do parque e da SEMAS – Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, que apoia o projeto. O evento é gratuito e oferece 100 vagas — os participantes inscritos terão isenção da entrada no parque.

Com binóculos e lunetas disponíveis, o passeio guiado é uma oportunidade para observar aves, aprender sobre biodiversidade e se conectar com a natureza. O sucesso das edições anteriores – que aconteceram no Parque 13 de Maio, Sítio Trindade e Parque da Tamarineira - mostra que o público aprovou a iniciativa, que vem ganhando cada vez mais adeptos.

Como parte da programação, após a passarinhada haverá o “Papo de passarinheiro”, que desta vez vai trazer para o público do Parque Estadual de Dois Irmãos o tema “Diversidade e conservação de aves no estado de Pernambuco”, apresentado pelo biólogo e ornitólogo da equipe do Vem Passarinhar Recife, Victor Leandro, e Aline Bezerra, Coordenadora do Projeto Mata Atlântica do Nordeste da SAVE Brasil.

Apoio da SAVE Brasil

Nesta nova edição, o Vem Passarinhar Recife inaugura oficialmente a sua parceria com a SAVE Brasil, organização dedicada à conservação de aves e da biodiversidade, sempre envolvendo comunidades locais, pesquisadores e outras partes interessadas. Em Pernambuco, ela atua na Serra do Urubu, em Lagoa dos Gatos, com o Projeto Mata Atlântica do Nordeste, desenvolvido neste município da Mata Sul pernambucana, e na vizinha Murici (Alagoas) duas áreas consideradas pela SAVE Brasil e BirdLife International como “Áreas Importantes para a Conservação das Aves e da Biodiversidade” (Important Bird and Biodiversity Area – IBA) e, portanto, prioritárias para a conservação.

Estas duas áreas estão localizadas no Centro de Endemismo Pernambuco (CEP - a porção da Floresta Atlântica localizada ao norte do Rio São Francisco) e juntas abrigam 18 espécies de aves endêmicas e globalmente ameaçadas de extinção. A SAVE atua na região desde o início dos anos 2000 com resultados positivos para a conservação destas áreas. Em 2001, a articulação com o governo federal resultou na criação da Estação Ecológica de Murici. Em 2004, a SAVE adquiriu uma área de 362 hectares na Serra do Urubu que, em 2011, foi reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural, a RPPN Pedra D’Antas.

As inscrições devem ser feitas pelo @vempassarinharrecife 

Serviço:

VEM PASSARINHAR RECIFE

Data: Domingo, 15 de junho

Horário: 7h

Local: Parque Estadual de Dois Irmãos

Apoios: SAVE Brasil, Parque Estadual de Dois Irmãos, Água Mineral Santa Joana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shopping Patteo Olinda recebe programação especial e inclusiva com dança e cantata de Natal no dia 12 de dezembro

Cortejo Gonzaguiano ganha as ruas do Bairro do Recife neste sábado para celebrar os 113 anos de nascimento do Rei do Baião

Caixa Cultural Recife apresenta IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco