Vem Passarinhar Recife aterrissa em Dois Irmãos
Projeto de observação de aves chega a sua 4ª edição
No próximo domingo, 15 de junho, às 7h da manhã, o Parque Estadual de Dois Irmãos será palco de mais uma edição, a 4ª, do Vem Passarinhar Recife, desta vez integrando a programação da Semana do Meio Ambiente do parque e da SEMAS – Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, que apoia o projeto. O evento é gratuito e oferece 100 vagas — os participantes inscritos terão isenção da entrada no parque.
Com binóculos e lunetas disponíveis, o passeio guiado é uma oportunidade para observar aves, aprender sobre biodiversidade e se conectar com a natureza. O sucesso das edições anteriores – que aconteceram no Parque 13 de Maio, Sítio Trindade e Parque da Tamarineira - mostra que o público aprovou a iniciativa, que vem ganhando cada vez mais adeptos.
Como parte da programação, após a passarinhada haverá o “Papo de passarinheiro”, que desta vez vai trazer para o público do Parque Estadual de Dois Irmãos o tema “Diversidade e conservação de aves no estado de Pernambuco”, apresentado pelo biólogo e ornitólogo da equipe do Vem Passarinhar Recife, Victor Leandro, e Aline Bezerra, Coordenadora do Projeto Mata Atlântica do Nordeste da SAVE Brasil.
Apoio da SAVE Brasil
Nesta nova edição, o Vem Passarinhar Recife inaugura oficialmente a sua parceria com a SAVE Brasil, organização dedicada à conservação de aves e da biodiversidade, sempre envolvendo comunidades locais, pesquisadores e outras partes interessadas. Em Pernambuco, ela atua na Serra do Urubu, em Lagoa dos Gatos, com o Projeto Mata Atlântica do Nordeste, desenvolvido neste município da Mata Sul pernambucana, e na vizinha Murici (Alagoas) duas áreas consideradas pela SAVE Brasil e BirdLife International como “Áreas Importantes para a Conservação das Aves e da Biodiversidade” (Important Bird and Biodiversity Area – IBA) e, portanto, prioritárias para a conservação.
Estas duas áreas estão localizadas no Centro de Endemismo Pernambuco (CEP - a porção da Floresta Atlântica localizada ao norte do Rio São Francisco) e juntas abrigam 18 espécies de aves endêmicas e globalmente ameaçadas de extinção. A SAVE atua na região desde o início dos anos 2000 com resultados positivos para a conservação destas áreas. Em 2001, a articulação com o governo federal resultou na criação da Estação Ecológica de Murici. Em 2004, a SAVE adquiriu uma área de 362 hectares na Serra do Urubu que, em 2011, foi reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural, a RPPN Pedra D’Antas.
As inscrições devem ser feitas pelo @vempassarinharrecife
Serviço:
VEM PASSARINHAR RECIFE
Data: Domingo, 15 de junho
Horário: 7h
Local: Parque Estadual de Dois Irmãos
Apoios: SAVE Brasil, Parque Estadual de Dois Irmãos, Água Mineral Santa Joana

Comentários
Postar um comentário