Artesanato de Pernambuco brilhou na Bienal Révélations, em Paris

Fernando Ancil na Bienal Révélations - Foto João Meireles


Fernando Ancil, da Marcenaria Olinda, e Diogo Oliveira ‘Diogum’ expuseram suas peças exclusivas para público de quase 40 mil visitantes o evento


O artesanato produzido em Pernambuco atravessou o Atlântico e ampliou horizontes entre os dias 21 e 25 de maio, durante a 7ª Bienal Révélations, realizada em Paris. O evento, um dos principais do gênero no mundo, teve entre os trabalhos expostos as peças de madeira de Fernando Ancil, da Marcenaria Olinda, e as esculturas em ferro de Diogo Oliveira ‘Diogum’. Os dois fizeram parte da primeira participação brasileira na Bienal, ao lado de artesãos da Paraíba e do Ceará, numa parceria com o Consórcio Nordeste.

Com público estimado em quase 40 mil visitantes, a bienal contou com a participação de 550 artesãos de 35 países, que expuseram mais de 3 mil obras no salão do Grand Palais. A ida dos pernambucanos integra a ampla programação do ‘Pernambuco celebra França’, ação do Governo de Pernambuco por meio da Secretaria da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais (Saespri), da Secretaria de Cultura (Secult), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e da Agência de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Adepe).


Diogum na Bienal Révélations - Foto-João Meireles


“Estou muito feliz de estar aqui representando Pernambuco e ter contato com artistas do mundo inteiro”, afirmou Fernando Ancil. “É um salto na trajetória da gente”, completa. Diogo Oliveira ‘Diogum’ comemorou: “Meu trabalho está aqui sendo muito bem apresentado e muito valorizado. O embaixador brasileiro e várias outras autoridades estiveram aqui. Não só eu, mas todos os outros artistas que estão aqui estão super felizes”.

A Bienal Révélations é uma oportunidade de fazer contatos e ampliar mercados para a produção desses artesãos, que acabam abrindo portas para conterrâneos em terras estrangeiras. O evento teve a presença, além de compradores e apreciadores, de jornalistas, colecionadores e autoridades.

“A presença do artesanato pernambucano em um evento desta magnitude, por meio de mais uma ação estratégica do nosso Estado com o Consórcio Nordeste, é um momento muito especial. Nossa cultura esteve muito bem representada e encantou milhares de visitantes com sua originalidade e beleza. Estamos muito satisfeitos em vermos nossas tradições e os fazedores de cultura de Pernambuco em espaços internacionalmente relevantes, conquistando novos mercados”, destaca a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, que participou de todo o evento.

 

 

Pernambuco celebra França

Reforçando o protagonismo pernambucano no Ano Cultural Brasil-França, que celebra os 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países, o Governo de Pernambuco apoia uma ampla programação de intercâmbios culturais, artísticos, gastronômicos e científicos de maio a novembro deste ano. Além da ida de artesãos pernambucanos à Bienal Révélations, o calendário incluiu a participação no Festival de Cannes, prestigiando o filme pernambucano ‘O agente secreto’, reunião com o embaixador brasileiro na França e uma visita à sede da Unesco para tratar do reconhecimento do maracatu como Patrimônio Imaterial da humanidade.

As ações ainda contemplam festival gastronômico, o I Encontro Internacional de Forró de Raiz, com artista de Pernambuco, em Lille, na França, o intercâmbio do artista e mestre popular Maciel Salú na região francesa da Bretanha e a iluminação comemorativa da sede da Caixa Cultural, prédio projetado por um arquiteto francês, entre outras atividades.

O Pernambuco celebra França tem parceria do Consulado Geral da França no Recife e de outros interlocutores locais como a Abrasel, Caixa Cultural, UFPE e UFRPE. Confira mais detalhes no Portal Cultura.PE: (https://www.cultura.pe.gov.br/pernambuco-celebra-franca-ampla-programacao-apoiada-pelo-governo-estadual-reforca-lacos-de-amizade-nos-200-anos-de-relacoes-diplomaticas-brasil-franca)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banda Som de Vinil inicia a programação de novembro do Taca Mais Música

Autor pernambucano Samuel Santos lança livro infantojuvenil Maria Preta pela Região Metropolitana do Recife, em novembro

Últimos dias da exposição Casa Habitada, dos fotógrafos Ulisses Moura, Dhyego Lima e Nivaldo Carvalho