ABERTURA: Sonhava-se muito com o mar e as formigas



Nesta terça-feira (6), a Arte Plural Galeria realiza a abertuda da exposição Sonhava-se muito com o mar e as formigas, de Aurora Caballero, com curadoria de Joana D'arc Lima, a exposiçao segue em cartaz até o dia 5 de outubro.

 "Sonhava-se muito com o mar e as formigas apresenta fabulações narrativas de mundos hibridizados, realizando conversas entre a impressão gyotaku (de origem japonesa) e a pintura acrílica sobre tela; ficcionando linguagens formais da arte e o sistema dos reinos biológicos – forma que a ciência tem para classificar os seres vivos por sua relação de parentesco na história da evolução -,  juntando seres vivos do reino animal e os do vegetal, esmaecendo certezas e classificações, inventando junções (im)possíveis na natureza, contudo, prováveis na poesia, nas artes e quem sabe, no devir. Desinventar o mundo, como sugere o poeta Manuel de Barros. Por exemplo, dar ao peixe a possibilidade de ramificar-se na terra. E assim, desclassificar, desnaturalizar, revolver o que virou norma."

"A mostra apresenta três séries nomeadas por: seres pedras, formada por 13 trabalhos; Peixe planta, com 4 e Coleção, com 5 esculturas de cerâmica. Além das séries, foram selecionados 19 trabalhos que são independentes, mas ainda em conexão com as questões propostas. Sobre as linguagens conta-se com pinturas, impressões gyotaku, esculturas em cerâmica e escultura têxtil ("soft sculpture")."
 
"Aurora desenvolve uma pintura delicada e minuciosa, detalhista e irreal, estabelecendo vizinhanças entre a arte, a ciência e a filosofia, provando que entre essas disciplinas não há privilégio de uma sobre as outras: todas são criadoras."
(Joana D'arc Lima)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olinda sedia o 8° Encontro Nacional de Artesãos em Pernambuco

Brinca Recife desembarca em espaços públicos para garantir as férias dos pequenos cidadãos

SÃO JOÃO SINFÔNICO