Legado de Paulo Freire em exposição no Museu do Estado

Cerca de 140 peças compõem a exposição, com eixos dedicados à infância no Recife, o exílio na ditadura, o retorno ao Brasil e a alfabetização de adultos em Angicos (RN)

O legado construído pelo patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, estará em exposição no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) a partir desta sexta-feira (25), no bairro das Graças, Zona Norte da capital. A visitação aberta ao público geral tem início no sábado (26), e segue até fevereiro de 2023, com entrada gratuita. A Ocupação Paulo Freire foi concebida pelo Itaú Cultural de São Paulo e chega ao Recife com a realização do Sesc em Pernambuco junto ao Governo do Estado e Prefeitura do Recife.

Além da exposição, a programação inclui círculos de cultura, conferências, apresentações artísticas e culturais, exibição de filmes e lançamento de livros. O itinerário de atividades completo será disponibilizado no site do Sesc PE e é construído com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Oficina Francisco Brennand; Museu do Estado de Pernambuco (MEPE); Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire e o Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas.

Com curadoria dos Núcleos de Audiovisual e Literatura e de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural e expografia assinada por Thereza Faria, a Ocupação acompanha a trajetória de Freire, desde o nascimento, em 1921, passa pelo desenvolvimento do seu método de alfabetização – que, implantado em Angicos (RN) acabou ganhando dimensão internacional – e o segue nos diferentes países onde viveu, durante o exílio forçado pelo período militar, até seu retorno e atuação no Brasil, onde morreu em 1997.

Cerca de 140 peças, entre fotografias, vídeos e dezenas de originais, compõem a exposição que está dividida em quatro eixos – FormaçãoAngicosExílio e Retorno. Uma animação com as páginas manuscritas de Pedagogia do Oprimido, o mais conhecido livro de Freire, abre os caminhos do público para a exposição, a qual se encerra com o mapa Paulo Freire no Mundo exibindo os lugares tocados pela obra do pesquisador que revolucionou o trabalho de alfabetização de adultos. Parte do material exibido na exposição e outros itens exclusivos podem ser acessados através do site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br/ocupacao).

Recifense, Freire acumula 29 títulos Honoris Causa, além de uma miríade de cátedras, grupos de pesquisa e institutos dedicados ao reconhecimento e expansão do seu trabalho. O público poderá conhecer mais desta trajetória, que se inicia com as primeiras palavras escritas debaixo da mangueira em sua casa no Recife e passa por momentos marcantes da sua vida. Dentre elas, estão: a experiência de alfabetização desenvolvida em Angicos, onde cerca de 300 pessoas foram alfabetizadas em alguns dias; o exílio durante o golpe civil-militar, período no qual escreveu Pedagogia do Oprimido; e o retorno ao Brasil como professor universitário e secretário municipal de Educação de São Paulo, até sua morte em maio de 1997, aos 75 anos, um ano após a publicação de Pedagogia da autonomia, sua última obra

Ocupação se encerra destacando a internacionalização do trabalho de Freire e sua imensa contribuição ao fazer pedagógico, exibindo uma variedade de itens, a exemplo de materiais para formação de educadores, minutas para projetos de lei prevendo melhoria das condições de trabalho dos profissionais e outros para a divulgação de ações específicas, como a criação e/ou reativação de conselhos de escola.

SESC – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 24 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos).

Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço - Ocupação Paulo Freire

Local: Museu do Estado de Pernambuco - MEPE

Endereço: Av. Rui Barbosa, 960 - Graças, Recife - PE

Período: 26 de novembro de 2022 a 12 de fevereiro de 2023

Funcionamento: Terça a sexta-feira: 11h às 17h | Sábados e domingos: 14h às 17h

Agendamentos: educativo.mepe@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno no Recife, Mônica Martelli volta ao Teatro Guararapes com "Minha Vida em Marte" dia 30 de novembro, um mês após lotar a casa

Sétima edição do Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba é confirmada no Recife

Show gratuito de Carol Levy, exposição e mais lazer no final de semana do RioMar Recife