Projeto Recife que te quero ver conta com fotopoema de Hans Von Manteuffel e caminhada pelo centro do Recife

 

Hans - Torre de Cristal

Depois de dedicar um fotopoema à cidade que escolheu há 20 anos para morar, Hans Von Manteuffel , “alemão pernambucano” – como ele prefere se definir – convida o público para participar de uma caminhada pelo centro do Recife, no próximo domingo, 3 de abril. A concentração será na Praça do Arsenal, a partir das 14h. Não é preciso fazer inscrição. É chegar, se integrar ao grupo e percorrer alguns dos locais, cujas fotografias constam no no fotopoema “Recife que te quero ver”, que começou a ser divulgado nas redes sociais na quarta-feira.  O “Passeio Fotográfico”, contará com a participação de convidados, que falarão sobre os locais visitados, durante o percurso.

Ao longo dos últimos 20 anos, Hans vem se dedicando a fotografar o Recife, período em que reuniu um arquivo de 3 mil fotografias sobre a cidade. Destas, 54 foram incluídas no fotopoema que encontra-se sendo divulgado nas redes sociais do fotógrafo. O fotopoema “Recife que te quero ver” pode ser acessado no link  https://www.youtube.com/watch?v=JldPfAbEUt8 . Apesar das mazelas sociais da cidade – inclusive no Centro – o fotógrafo preferiu explorar o seu lado poético, mostrando muitas vezes, diversas faces de um mesmo local. Por exemplo, no fotopoema, o Marco Zero e o Rio Capibaribe são fotografados de vários ângulos e também em diferentes horários. Ora ao amanhecer, ora mostrando-se as cores do poente ou mesmo as luzes da noite. 




Para completar, o fotopoema ganhou fundo musical com a belíssima “Valsa para Cíntia”, de Roque Neto, na qual o trompete e o piano levam o internauta a entrar no clima. Vale a pena conferir. Na correria do cotidiano, é fácil deixar de curtir muitas belezas do Recife, que não passam despercebidos ao olhar mais cuidadoso e poético de um bom fotógrafo, como é o caso de Hans, ex repórter fotográfico do Jornal do Commercio e do Jornal O Globo. Longe das redações, Hans decidiu mostrar ao mundo um Recife que nem todos vêm. Ou simplesmente não prestam atenção.  E que, pela presença constante das águas – pontes, rio, porto, mar – o Recife  o faz lembrar sua cidade natal, Hamburgo.

Na verdade, o fotopoema e a caminhada integram o “Projeto Recife que te quero ver”, que foi aprovado no Edital “Recife Virado”, da Prefeitura do Recife. “O projeto foi a melhor forma que encontrei para mostrar o lado bonito do centro da cidade e também para expressar minha gratidão pelo que o Recife me proporcionou, ao longo das duas últimas décadas”, diz ele. Para falar no “Passeio Fotográfico”, foram convidados: Quinha do Tamborete (figura popular, que vende tamboretes de madeira reciclada no Centro); Francisco Cunha ( urbanista, consultor e criador das “Caminhadas Domingueiras”); Letícia Lins (jornalista, editora do Blog #OxeRecife); Jadion Helena (produtora cultural), Cláudio Marinho (um dos idealizadores do Porto Digital) e Thiago das Chagas (Chef). O projeto “Recife que te quero ver” tem como produtora executiva Tactiana Braga, com mais de 20 anos de experi&e circ;ncia na área. Foram convidados para o passeio pessoas com Síndrome de Down.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recife Coffee realiza nona edição com 40 cafeterias de Região Metropolitana e interior; confira as sugestões dos baristas

Festival de rock, concertos e feiras movimentam o Pernambuco Centro de Convenções em maio

Confira o abre e fecha dos serviços municipais do Recife no Dia do Trabalhador (1º)