Com palestras, lançamentos literários e apresentações artísticas, a e-Bienal fecha a programação de maio

 


Espetáculo O tempo não para / Divulgação


Neste sábado (29), a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco realiza o último dia de atividades da primeira parte da e-Bienal, o eixo digital da feira literária, uma das maiores e mais importantes do Brasil. O público pode acompanhar toda a programação pelas redes sociais do evento (@bienalpe) e pela plataforma oficial da Bienal PE, no endereço www.e-bienal.com. Por lá, além de diversas interações e ações promocionais, também há venda de produtos e serviços, um diferencial que anuncia o caminho da inovação no mercado de feiras literárias.  

 
No último dia, a programação, que é totalmente gratuita e online, começa às 15h, com uma apresentação da aula espetáculo “O tempo não para – ciência, cultura e arte”, um projeto inovador concebido a partir de várias experiências de aprendizagem que busca mostrar como é possível transformar a educação e o mundo através da arte. O espetáculo acontece dentro da plataforma Educação.

Antonia Flora. Crédito Flávia Bastos

 

Às 17h a plataforma de Lançamentos entra em destaque, com um lançamento literário voltado para o público infantil. “Galopinho, o cavalinho que virou unicórnio” tem como autores o pai Claudio Bastos e a filha Antônia Flora, com apenas cinco anos de idade. Na ocasião, a dupla também conversará com o público, sob a mediação de Marcelo Cavalcante. A obra, escrita durante a fase mais dura da quarentena, em 2020, conta a história de amor entre uma princesa e um unicórnio mágico.

João Henrique Souza - Um dos fundadores do Mundo Bita

O Além das Letras, braço da programação infantil da e-Bienal, entra em ação logo em seguida, às 17h30, trazendo um bate papo sobre a “Arte divertida para a infância”. Como convidados, Chaps Melo e João Henrique Souza, os fundadores do Mundo Bita, um projeto de entretenimento infantil recifense desenvolvido por pais que entenderam haver uma demanda por conteúdos de qualidade para o público infantil. A mediação da conversa fica com Fábio Lucas. “É a educação e a cultura unidas gerando entretenimento para a infância. Na conversa, a ideia é falar sobre o que está sendo feito e a preocupação com a formação desse público. E nada melhor para isso do que o Mundo Bita, um produto pernambucano de altíssima qualidade que faz um enorme sucesso e hoje está em todos os lugares”, afirma Silvia Robalinho, organizadora do evento.

Às 19h a plataforma de Lançamentos volta com a mesa “Autoras e suas Obras”, promovida pela UBE Caruaru. Para a conversa, Cilene Santos, autora de “Branca de Neve e os sete anões – uma releitura em versos”; Dilma França, autora de “Minha Fantasia”; e Rosalva Santos, autora de “Viver é poesia”. 

Fechando a programação, às 19h, a plataforma Círculo das Ideias traz um debate promovido pelo Sesc, “Estesia – diálogo com Walter Benjamin”. A ideia é falar sobre a interação da obra literária de Benjamim com as mazelas de seus tempos e cidades. Para falar sobre o assunto, os convidados Lourival Holanda e Philipe Araújo. Ezter Liu, escritora de prosa e poesia vencedora do V Prêmio Pernambuco de Literatura, natural de Carpina, cidade da Zona da Mata de Pernambuco, faz a mediação. 

A e-Bienal, que tem produção assinada por Rogério Robalinho, Guilherme Robalinho e Sidney Nicéas e curadoria do jornalista e crítico literário Schneider Carpeggiani, é uma realização da Vox Produções, Ideação e Cia de Eventos. Entre os parceiros da iniciativa estão o Instituto Ricardo Brennand, Sesc, União Brasileira de Escritores (UBE), Porto Digital e Instituto Luiz Mário Moutinho.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Arteiros Legais leva arte e educação para crianças da rede pública de Belo Jardim

VI Festival de Ópera de Pernambuco apresenta: "O Refletor"

Espetáculo Recifense “Soledad - A Terra É Fogo Sob nossos pés” celebra dez anos de circulação por palcos do Brasil e do mundo