Com mais de um milhão de espectadores, filme do Baile Do Menino Deus ficará disponível gratuitamente para o público

 

 

 

Foto divulgação

Número foi alcançado na primeira semana de exibição do longa pernambucano.

 

Sucesso absoluto entre o público brasileiro, o filme do espetáculo do Baile do Menino Deus já conta com mais de um milhão de espectadores. Transformado em cinema, o Baile que é produzido pela Relicário Produções/Carla Valença e dirigido por Ronaldo Correia de Brito, se ampliou e poderá ser degustado durante o ano inteiro através do Youtubesite e também pela Globo Play. Paradoxalmente, a pandemia fez o espetáculo chegar ainda mais perto do seu público e superar os mais de 70 mil espectadores que o acompanham todos os anos, no Marco Zero do Recife.

 

“A poetisa Cecília Meireles escreveu sobre as escolhas: ou isto ou aquilo. O Baile do Menino Deus, em tempos de pandemia, escolheu continuar. Entrando pelas casas para ser degustado através de um filme. Ao assisti-lo, temos a impressão de que ganhamos duplamente: isto e aquilo. Pois a emoção de assistir o espetáculo que acontece no Marco Zero é a mesma, só que com outra troca, formato e jogo cênico”, comenta o diretor do espetáculo, Ronaldo Correia de Brito.

 

Gravado em meados de novembro com uma rigidez mais que necessária dos protocolos contra a Covid 19, o filme do Baile conta a história da Trilogia das Festas Brasileiras, série de peças que retratam as manifestações populares nordestinas, em que se incluem a Bandeira de São João e o Arlequim de Carnaval.

 

No Baile do Menino Deus, a dupla de personagens principais, Mateus, é interpretada pelos atores Sóstenes Vidal e Arilson Lopes e juntos, eles buscam uma forma de abrir a porta da casa onde estão José, Maria e o recém-nascido Jesus, e celebrar a vida em clima de festa.

 

Uma saga que recorre a sortilégios, brincadeiras, invocação de criaturas fantásticas – como a Burrinha Zabilin, o Jaraguá e o Boi – e muita música e dança. O filme conta com direção geral de Tuca Siqueira (Amores de Chumbo e Fashion Girl) e direção de fotografia de Pedro Sotero (premiado em Cannes com o filme Bacurau).

 

Produtora, roteirista e diretora de cinema, a pernambucana Tuca Siqueira iniciou sua carreira em 2003. Sua trajetória conta com diversas séries, filmes e documentários premiados. Entre eles, “Amores de Chumbo”, seu primeiro longa de ficção, considerado uma verdadeira pérola cinematográfica pela crítica.

 

Diretor de fotografia desde 2006 no Recife, lugar onde desenvolveu uma consistente filmografia de curtas e longas-metragens, Pedro Sotero fotografou filmes que incluem três seleções oficiais no festival Cannes, à exemplo de  “Aquarius”“Bacurau” e “O Som ao Redor”. Em 2018, ganhou o prêmio de melhor fotografia no SSIFF, com longa argentino “Rojo” e em 2019,  trabalhou na pesquisa, roteiro e fotografia do filme instalação SWINGUERRA, obra selecionada para representar o Brasil na Bienal de Veneza e finalista do prêmio ABC 2020.

  

A proposta do espetáculo filme do Baile é encenar a apresentação da mesma forma que ela é todos os anos no Marco Zero, usando a linguagem do cinema sem perder nenhuma característica própria da montagem, mas trazendo novidades.

 

Em um ano desafiador, principalmente para os profissionais da cultura, o Baile do Menino Deus garantiu além da continuidade de 17 anos de espetáculo, a preservação de mais de 300 empregos, com o seu formato alternativo. São costureiras, montadores, maquiadores, profissionais de limpeza, cozinheiras, aderecistas, produtores, músicos, fotógrafos, cinegrafistas, artistas e diversos profissionais que vivem diretamente da renda do baile, todos os anos.

 

O longa inédito da grande ópera popular nordestina, que conta a história mais famosa do mundo - o nascimento de Jesus Cristo, resgatando o sotaque, a forma de fazer, de dançar e  de cantar, do brasileiro, se orienta nas tradições de festas e representações teatrais do ciclo natalino, incorporadas às mais diversas culturas do Brasil. Preservando as várias formas de celebração do Nordeste.

 

O Baile conta com apoio e patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à CulturaGoverno de PernambucoPrefeitura do RecifeRede do Grupo ItaúAché LaboratóriosSherwin-WilliamsTramontinaSTN NordesteInbetta, Copergás Globo PE.

 

SERVIÇO:

Espetáculo filme Baile do Menino Deus 

Gratuito

ACESSIBILIDADE: O espetáculo filme terá libras e audiodescrição no Site: http://www.bailedomeninodeus.com.br/ 

Transmissão: www.youtube.com.br/bailedomeninodeus e Globo Play

Mais informações: http://www.bailedomeninodeus.com.br/ 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACÚSTICO IMAGINAR

“CONFISSÕES URBANAS” UM EXPERIMENTO CÊNICO DIGITAL

FESTIVAL DE TEATRO DE IGARASSU ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS