Vinícius Barros convida à reflexão e autoafirmação da negritude em novo single

 

 


O cantor pernambucano Vinícius Barros lança single com videoclipe, apresentando uma nova fase artística na qual reverbera o empoderamento da negritude.  Acumulando quase 15 anos de trajetória musical e com dois trabalhos autorais lançados – o EP “Universo” (2015) e o disco “Banzo” (2017) – Vinícius, um dos nomes da nova música independente pernambucana, adere a uma sonoridade de riqueza harmônica e rítmica. Música com sabor de Nordeste e de África, que convida para dançar e encampa o orgulho de ser negro. Os versos revivem a tradicional filosofia africana “Ubuntu”, que propõe a máxima: “sou o que sou pelo o que nós somos”.

Segundo o artista, a canção surgiu da provocação em promover um olhar para além do protesto e do enfrentamento. "Um olhar para dentro da trincheira, de acolhimento entre os indivíduos da comunidade”, comenta ele, que conseguiu reunir uma equipe brilhante para dar vida ao projeto: os músicos Guilherme Eira (guitarra), Guigo Nascimento (bateria), Lucas Crasto (baixo) e a participação especial de Nego Henrique, percussionista do Cordel do Fogo Encantado. No coro estão as cantoras Gabi da Pele Preta e Larissa Lisboa, e o também cantautor Lucas Crasto. 

Para 2021, Vinícius Barros segue sintonizado com suas raízes e sua identidade, propondo um caminho artístico enérgico e sólido. A previsão é de um segundo single, “Não vou sem você”, em fevereiro, abrindo passagem para seu segundo disco, “Cidadela”, a ser produzido no segundo semestre. “O protagonismo negro vem muito pela veia do enfrentamento e da resistência, e eu quero somar a este discurso necessário um outro ponto igualmente relevante - o lugar da beleza, eloquência e do sorriso do nosso povo. A nossa sociedade ainda rejeita e menospreza a felicidade e sabedoria negras”, argumenta ele.

Enquanto isso, “Pra Abraçar Quem Sou” segue circulando pelas redes sociais e plataformas de streaming desde o último dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, data escolhida para o lançamento oficial da canção e do clipe. A música ganha força como um novo estado de representação da negritude - "Há um futuro pra nós / Há uma história na voz / Uma ciência que habita a nossa fé", diz a canção.

Vinícius Barros é músico, compositor e cantor de Recife/PE. Negro e de periferia, se destacou na cena artística de Pernambuco por suapoética inventiva, além de sonoridade que une elementos do cancioneiro doNordeste e toques próprios da canção brasileira contemporânea. Circula pelacena alternativa, tendo participado de movimentos como a Mostra Reverbo,festivais e ciclos de Carnaval e São João entre Recife e Olinda. Já dividiupalco com nomes como Flaira Ferro, Isadora Melo, Maestro Spok, Juliano Holanda,PC Silva e Martins.


Escute e assista a “Pra Abraçar Quem Sou”:

Spotify: https://open.spotify.com/track/6q0yyiCXiy4pBo2zAMhhve
YouTube: 
https://www.youtube.com/watch?v=FxiWiSLs61Q 

Acompanhe o artista nas redes sociais:
Facebook: 
https://www.facebook.com/oficialviniciusbarros
Instagram: 
https://www.instagram.com/viniciusbarros_oficial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Jardim Espaço Plural comemora um ano com atividades gratuitas durante o mês de Abril