Nesta sexta-feira (4), o espetáculo da Cia. Corpos Nômades ganha versão inédita encenada em quatro capítulos on-line

 

 

 




 

A Cia. Corpos Nômades apresenta O Eterno Voo de Dr. Faustroll na Clareza Obscura da Internet, espetáculo inédito da companhia idealizada por João Andreazzi que foi criado a partir da obra O Eterno Voo de Dr. Faustroll na Clareza Obscura do Ar, de 2017. Neste formato, pensado para os tempos de pandemia, a exibição da obra se dará por quatro capítulos sequenciais que serão apresentados de 4 a 20 de dezembro, nas redes sociais da companhia (Facebook e Youtube). 

Cada capítulo será transmitido três vezes. O primeiro neste final de semana, dias 4, 5 e 6/12 (sexta e sábado, 20h; domingo, 18h), o segundo nos dias 11, 12 e 13  (sexta e sábado, 20h; domingo, 18h), o terceiro está marcado para 15, 16 e 17/12 (terça, quarta e quinta, 20h) e o quarto para dias 18, 19 e 20/12 (sexta e sábado, 20h; domingo, 18h).

O espetáculo da Cia. Corpos Nômades também tem como base da criação uma utilização de forma livre do texto Gestas e Opiniões de Dr. Faustroll – Um romance neo-cientifico, de Alfred Jarry. A obra foi traduzida para o português por Eclair Almeida. O tradutor  Eclair foi  apresentado a Andreazzi por  Claudio Willer, que foi o  tradutor de Isidore Ducasse (Conde de Lautréamont), autor de Cantos de Maldoror – obra literária que inspirou a montagem do espetáculo Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio, de 2010.

 

A curta vida do poeta e dramaturgo Alfred Jarry (08/09/1873 + 01/11/1907) instigou de forma estranha e inquietante toda a construção cênica (cinecoreodramaturgrafia, como nomeia João), já que em sua obra, ele apresenta ao público as soluções imaginárias que compõem a Patafísica. Essa ciência inventada tece de modo hilário a desconstrução do real e sua reconstrução no absurdo, exercendo forte influência nas escolhas de todo argumento para esta livre adaptação.

 Conversas com o público, palestra e workshop:

Está prevista ainda uma conversa/palestra com Claudio Willer e João Andreazzi no dia 12 de dezembro, sábado, 15h, no  Youtube e Facebook da Cia. Corpos Nômades, sobre a vida e obra de Alfred Jarry.
 
O público também está convidado a dialogar com os intérpretes da companhia após as exibições online dos quatro capítulos sobre o trabalhos. A temática, o processo de transcriação, a pesquisa cênica de João, antes intitulada de coreodramaturgrafia e adaptada para cinecoreodramaturgrafia devido ao contexto online, entre outros assuntos, são as sugestões de diálogo com a plateia virtual.
 
Somado a esta programação, o Workshop/Ateliê Outras Dimensões Poéticas acontece nos dias 1, 3, 8 e 10 de dezembro, das 15h às 17htambém de graça. Nesta atividade, o objetivo é que as vivências proporcionem aos participantes a oportunidade de conhecerem o processo criativo da Cia. Corpos Nômades, levando esse aprendizado para as criações dos seus respectivos trabalhos artísticos.
 
Para se inscrever, basta acessar o site da  POIESIS, associação cultural responsável pelas Oficinas Culturais (Oswald de Andrade) no seguinte link:  
Poiesis Maiscultura – ATELIÊ CORPOS NÔMADES. Mais detalhes estão disponíveis no site www.ciacorposnomades.art.br.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Totem Relicário, grupo mais longevo das artes cênicas de Pernambuco, lança acervo virtual

Festa do Carmo também terá serviços de apoio aos fiéis

Projeto “Frevo, Capoeira e Passos” promove três meses de oficinas gratuitas de dança popular em Olinda