Doutores da Alegria apresenta Auto de Natal

 

Auto de Natal_Foto Doutores da Alegria

 

Websérie com direção geral e roteiro de Arilson Lopes celebra o Natal em tempos de pandemia, pela ótica do palhaço. Episódios serão lançados a partir do dia 22 de dezembro

 

No ano mais atípico da nossa geração, em que uma pandemia se espalhou pelo mundo, fazendo com que todos vivêssemos a insegurança diante da possibilidade da doença, a comemoração do Natal no Doutores da Alegria será diferente. Nos dias 22, 23 e 24 de dezembro, às 18h, entram no ar os episódios da websérie Auto de Natal. “Precisamos celebrar a esperança, mesmo neste ano tão duro para os profissionais de saúde, para as crianças que fazem tratamentos longos, de tantas perdas para a humanidade”, convida Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife do Doutores da Alegria.

Se o espetáculo Auto de Natal já era tradicional nos hospitais públicos atendidos pelo grupo e no teatro, sendo apresentado há dez anos, nesta edição em vídeo a história precisou de algumas adaptações, mas ganha outros públicos com a internet. Com roteiro e direção geral de Arilson Lopes, a série tem direção de fotografia, edição e finalização de William Oliveira. Cumprindo os protocolos de segurança, cada ator gravou sua participação individualmente no estúdio montado na casa de um dos artistas. As cenas de interação foram resolvidas graças à “mágica” da edição. A trilha sonora original foi composta por Juliana de Almeida e as ilustrações são de Luciano Pontes.

O enredo traz um palhaço que está sozinho em casa, que vivenciou esses meses de isolamento, e encontrou uma caixa muito especial no armário do quarto. Dentro dela, os personagens do presépio, interpretados por palhaços do Doutores da Alegria. Esse narrador, responsável por puxar o fio da história e da memória, é Dr. Lui (Luciano Pontes). José é Dr. Dud Grud (Eduardo Filho) e Maria, Dra MonaLisa (Greyce Braga). Quem faz o parto do menino é um besteirologista: Dr. Eu_Zébio (Fábio Caio). Os três Reis “Magros” são Dr. Micolino (Marcelino Dias), Dr. Gonda (Tiago Gondim) e Dr. Wago Ninguém (Wagner Montenegro). A estrela-guia é Dra. Svenza (Luciana Pontual) e os animais do presépio são o burro, Dr. Marmelo (Marcelo Oliveira), a ovelha, Dra. Baju (Juliana de Almeida), e a vaca, Dra. Nana (Ana Flávia).

Desde o início da pandemia, Doutores da Alegria precisou se reinventar para continuar atendendo ao seu público. Na quarentena, conseguiu manter todos os profissionais das unidades Recife, São Paulo e Rio de Janeiro e, através da internet, viu o seu trabalho alcançar novas dimensões. Os vídeos postados nas redes sociais desde abril possuem números expressivos, com mais de 8 milhões de visualizações.

Atualmente, os palhaços atendem os pacientes dos hospitais parceiros ao vivo, por meio de celulares e tablets levados às crianças pelas enfermeiras e profissionais de saúde. Há ainda vídeos da série Delivery Besteirológico, postados semanalmente, lives quinzenais com os palhaços, e ações especiais, como a websérie de Natal, de São Joãozinho, e o primeiro festival virtual da associação, o Festival Miolo Mole, realizado ao vivo, com sete horas de programação.

Como ajudar na manutenção do Doutores da Alegria com o Imposto de Renda 2020

 Depois desses meses de reinvenção, a associação Doutores da Alegria já se prepara para 2021, ano em que completa 30 anos de atuação. Gratuito para os hospitais, o trabalho profissional que contempla as áreas da saúde, cultura e assistência social em São Paulo, Recife e no Rio de Janeiro é mantido por doações de empresas e de pessoas.

Uma das modalidades possíveis é a doação por meio de destinação do Imposto de Renda. A Lei Federal de Incentivo à Cultura permite que pessoas físicas declarantes destinem até 6% de seu imposto para organizações sociais com plano anual aprovado e autorizado a receber doações. Já as empresas (pessoas jurídicas) que apuram pelo lucro real podem doar 4% do valor total a ser recolhido. Nos dois casos, não se paga nada a mais por isso.

Tanto para pessoas quanto empresas, a doação do Imposto de Renda 2020 deve ser feita de forma identificada na conta Banco do Brasil - Ag. 6998-1 / Conta 9117-0 (Projeto Doutores da Alegria / Plano Anual 2020 / CNPJ 00.491.904.0001-67). A data limite para efetuar a doação é 30 de dezembro de 2020.

Após o envio do comprovante do depósito para socios@doutoresdaalegria.org.br ou para o whatsapp (11) 98931-5920, um recibo de doação será emitido pela associação em nome do doador, em cópia digitalizada. Por fim, no ato da declaração, o doador deverá incluir o valor na seção “Doações/Incentivo à Cultura”, incluindo os dados constantes no recibo digital, que será o documento comprobatório para o abatimento. Mais informações podem ser obtidas no site www.doutoresdaalegria.org.br.

Outros recursos – As receitas necessárias para a manutenção da associação vão além das doações via leis de incentivo: há recursos provenientes de doações de pessoas físicas e empresas sem as leis de incentivo, vendas de intervenções em empresas e cursos, campanhas de marketing e licenciamento de marca e programas de milhagens. A organização presta contas anualmente à sociedade com a publicação de seu Balanço de Atividades e realiza a auditoria de suas contas por meio de auditores independentes.

Doutores da Alegria - Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

 

Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

 

Serviço:

Websérie Auto de Natal, do Doutores da Alegria  

Quando: 22, 23 e 24 de dezembro, às 18h

Onde: Instagram (@doutoresdaalegriaoficial), Facebook (facebook/doutores) e YouTube (@tvdoutores)

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACÚSTICO IMAGINAR

“CONFISSÕES URBANAS” UM EXPERIMENTO CÊNICO DIGITAL

FESTIVAL DE TEATRO DE IGARASSU ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS