Banda pernambucana integra coletânea internacional lançada neste sábado (17)

 


A banda pernambucana Forró de Cabeça apresenta repertório autoral inédito na coletânea Bugiganga Tropical, uma coleção de quatro discos que ganha lançamento virtual neste sábado (17/10), às 16h, pelo selo de Berlim (Alemanha) Tropical Diáspora Records. O projeto reúne bandas de várias partes do mundo e une conceitos musicais e estéticos para narrar o drama de escravizados levados da África às Américas, um movimento conhecido como Diáspora Africana.

Além de canções autorais, a Bugiganga Tropical revela direção de arte enfocada em motivos orgânicos. As plantas café, algodão, cacau e cana de açúcar, relacionadas aos povos da Diáspora Africana que trabalharam nos continentes americanos, ajudam a criar uma narrativa sobre a África, Europa e os Originários que deram origem a diferentes expressões culturais.


Para nós, a conexão com o legado cultural e, no nosso caso, musical está diretamente relacionada aos movimentos transatlânticos do tráfico de escravos da África continental conta DJ Garrincha, fundador da Tropical Diáspora Records, que assina a curadoria da coletânea ao lado do sócio, DJ Dr. Socrates.

O lançamento acontece via live, no canal do selo no Youtube, com bate papo entre DJ Garrincha, integrantes da Forró de Cabeça e mediação da cantora e compositora pernambucana Joanah Flor, artista confirmada em um próximo projeto do Selo.

Durante a live, haverá também um show ao vivo com a Forró de Cabeça, apresentando o repertório que está no Volume 3 da coletânea. Originária do bairro da Várzea no Recife, a banda é formada por Hans Santos, Priscila Tamar, Jonatan Tavares e Ivanildo Valença. As letras são baseadas em elementos da natureza, uma característica que marca a filosofia da banda, que une música, agroecologia e sustentabilidade.

Os discos estão disponíveis em edição limitada, em formatos especiais em vinil 7”. O conceito visual é assinado pelo designer Matthias Beck, do Estudio Rosebud, com sede em Santa Cruz de Tenerife (Espanha). As capas foram feitas à mão por Harald Weller, em Berlim, utilizando uma impressora original Heidelberg dos anos 1950. Uma verdadeira obra para amantes e colecionadores da música. Interessados podem adquirir o disco diretamente com a banda. Mais informações no site www.tropicaldiasporarecords.com.


SERVIÇO:
Live de lançamento Vol 3 coletânea Bugiganga Tropical
Com DJ Garrincha, banda Forró de Cabeça e Joanah Flor
Quando: sábado, 17 de outubro de 2020
Horário: 16h
Onde: YouTube da Tropical Diáspora
http://tdrgo.co/live
Gratuito
Novidades nas redes Instagram @forrodecabeca
@tropical_diaspora_record

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente