Quem gosta de jogar xadrez conta com atividade online na Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos

 

As oficinas online de xadrez estão na programação deste mês da Biblioteca de São Paulo (BSP) e Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridas pela Organização Social SP Leituras (eleita pelo segundo ano consecutivo uma das 100 Melhores ONGs do Brasil). Com o comando do MF Adriano Caldeira, os encontros virtuais acontecerão nas páginas das bibliotecas no Facebook: BSPbiblioteca e BVL biblioteca, respectivamente, e para os quais não é necessário fazer inscrição. Na BVL, a iniciativa é indicada para os iniciantes e as aulas acontecerão às terças-feiras, nos dias 18 e 25 de agosto, 1º, 8 e 15 de setembro; na BSP, para os jogadores de níveis intermediário e avançado, às quintas-feiras, 20 e 27 de agosto, 3, 10 e 17 de setembro.

O mineiro Adriano Caldeira começou a jogar xadrez aos 11 anos. Aos 13, venceu o Campeonato Brasileiro Infantil Sub 14 e representou o Brasil na IV Copa Mundial Infantil de Xadrez em Lomaz de Zamora, na Grande Buenos Aires, Argentina. Adriano venceu – em cinco ocasiões – o Aberto do Brasil e se tornou MF (Mestre Fidei), da Federação Mundial de Xadrez, tendo escrito dois livros (“Para aprender e ensinar xadrez na escola” e “Mequinho – O xadrez de um grande mestre”). Dentro das atividades online das bibliotecas, o professor receberá como convidados, em 15 de setembro, o Grande Mestre Everaldo Matsuura (na BVL) e, em 17, o Grande Mestre Gilberto Milos Júnior (na BSP).

Confira a programação completa, com os temas abordados nos encontros:

Biblioteca de São Paulo (Facebook: BSPbiblioteca)

20 de agosto, das 11h às 12h – A história dos campeões mundiais – Paul Morphy.

27 de agosto, das 11h às 12h – A história dos campeões mundiais – Adolf Anderssen.

3 de setembro, das 11h às 12h – A história dos campeões mundiais – Wilhem Steinitz, o primeiro campeão oficial e sua teoria.

10 de setembro, das 11h às 12h – Os bastidores das partidas decisivas.

17 de setembro, das 11h às 12h – Xadrez e computadores.

Biblioteca Parque Villa-Lobos (Facebook: BVLbiblioteca)

18 de agosto, das 11h às 12h – Como conseguir mais peças para ganhar a partida – A coroação dos peões.

25 de agosto, das 11h às 12h – Quando o roque é importante.

1º de setembro, das 11h às 12h – A diagonal do louco.

8 de setembro, das 11h às 12h – O jogo imortal e outras partidas famosas.

15 de setembro, das 11h às 12h – Como criar uma fortaleza.

A programação da BSP e BVL no período de quarentena conta com várias outras atividades online; confira nos sites www.bsp.org.br e www.bvl.org.br. Com a necessidade de estimular o distanciamento social e outras medidas de proteção contra o contágio pelo do novo coronavírus, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo criou o #Culturaemcasa, que amplia a oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos.

Importante lembrar que a BSP e a BVL continuam com atividades presenciais suspensas. Para mais informações, visite os sites e as redes sociais das bibliotecas.

 

Oficina de Xadrez Online

Com Adriano Caldeira.

Facebook da BSP (níveis intermediário e avançado), dias 20 e 27 de agosto, 3, 10 e 17 de setembro, das 11h às 12h: BSPbiblioteca

Facebook da BVL (nível iniciante), dias 18 e 25 de agosto, 1º, 8 e 15 de setembro, das 11h às 12h: BVLbiblioteca

Indicado para maiores de 7 anos.

Grátis. Não é necessário fazer inscrição.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFISSÕES URBANAS HOJE NO YOUTUBE

COLETIVO CINERUAPE ESTREIA PODCAST NESTE SÁBADO (23)

Zé Cafofinho lança TIRO DA ALMA, projeto inédito contemplado pela Aldir Blanc