Museus do Recife celebram na internet a Semana do Patrimônio Cultural

 

Programação preparada pelo Paço do Frevo e Museu da Cidade contará com discussões, quiz e até premiação para semear conteúdos históricos

 

Mesmo com expedientes presenciais cessados pela pandemia, dois museus geridos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, prepararam uma programação inspirada para preencher o oco da pandemia com sentidos e conteúdos históricos, engajando-se na Semana Nacional do Patrimônio Cultural, que começa hoje (17) em todo o país, convidando a atividades virtuais, reflexões e discussões sobre o povo que somos, de onde viemos e como pretendemos continuar a escrever essa história, a partir dos equipamentos culturais que nos foram legados.

 

Repetindo o bem sucedido formato de interação e programação virtual experimentado no início do mês, nas celebrações a Burle Marx e sua obra verde, O Museu da Cidade do Recife promoverá mais um desafio de perguntas para seus seguidores do Instagram (@museudacidadedorecife). Desta vez, serão 10 perguntas relacionadas ao patrimônio material e imaterial do Recife, que serão publicadas no stories do Museu na próxima quinta-feira (20). Quem acertar todas as respostas participará de um sorteio para ganhar um presente especial: o catálogo “Imagens do Recife - Ruas”, organizado por Josivan Rodrigues, que traz belas imagens da capital pernambucana registradas no século XX, muitas delas datadas da década de 40. As imagens possuem formato de postal e são destacáveis.

 

As perguntas foram elaboradas pelo historiador do MCR Sandro Vasconcelos, para quem a ação intensifica a missão do museu, de construir possibilidades para reflexão sobre a memória, a história e o desenvolvimento do Recife, sempre buscando a preservação e valorização dos seus patrimônios, a educação patrimonial e a pesquisa, e sensibilizando a população sobre a importância de respeitar e proteger nosso patrimônio.

 

O Paço do Frevo, Centro de Referência na salvaguarda do Patrimônio Imaterial mantido pela Prefeitura do Recife, também está engajado nas celebrações nacionais ao Patrimônio, com uma série de ações voltadas a estimular reflexões e atitudes frente aos desafios vivenciados no cotidiano patrimonial. Reconhecendo a importância de se prospectar pensamentos e ações que interliguem patrimônios locais a pautas e engajamentos globais, o Paço do Frevo promoverá, nesta terça (18), o web encontro “Conversa Virtual: Projetos Culturais e a Agenda 2030”, às 14h.

 

A programação é resultado de uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura (POLOBS) da Universidade do Minho, em Portugal, através do projeto transnacional “Cultura e Desenvolvimento: Projetos culturais e a Agenda 2030” idealizado e implementado pelo POLOBS.

 

Para discutir temas como a Agenda 2030, os desdobramentos do desenvolvimento sustentável aclamado pela ONU para o fazer cultural no Brasil, além das práticas patrimoniais nacionais e locais, participarão do debate Vanessa Marinho, mestre em história e coordenadora de conteúdo do Paço do Frevo; o etnomusicólogo, pesquisador e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Carlos Sandroni; e o pesquisador e coordenador do Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura (POLOBS) da Universidade do Minho em Portugal, Manuel Gama.

 

SEMANA DO PATRIMÔNIO -  Instituído no ano de 1998, o Dia Nacional do Patrimônio Cultural é celebrado em 17 de agosto, em homenagem ao nascimento do historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade, que foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

A data celebra o conjunto de bens materiais e imateriais considerado de extrema importância para a história, a memória e a identidade de um povo e a sua cultura. Entender e respeitar o patrimônio cultural em todas as suas manifestações e diversidade é o mesmo que compreender a importância da cultura para a sociedade e a formação de seus elementos identitários.

 

SERVIÇO

Museu da Cidade

Desafio no Instagram @museudacidadedorecife 

Sexta-feira, 21 de agosto

 

Paço do Frevo

Conversa Virtual: Projetos Culturais e a Agenda 2030

Terça-feira, 18 de agosto, às 14h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFISSÕES URBANAS HOJE NO YOUTUBE

COLETIVO CINERUAPE ESTREIA PODCAST NESTE SÁBADO (23)

Zé Cafofinho lança TIRO DA ALMA, projeto inédito contemplado pela Aldir Blanc