Artistas em luta permanente pelo Teatro Paulo Freire da cidade do Paulista

A esperança ainda bate no coração dos artistas. E para reforçar e apoiar a luta daqueles que fazem das artes cênicas expressão de vida e de percepção dos homens e do mundo, lembramos de Federico García Lorca ao nos legar que “O mais terrível dos sentimentos é o sentimento de ter a esperança perdida.”

E a esperança arde no município do Paulista, localizado no litoral norte de Pernambuco que com seus mais de 300 mil habitantes ainda não possui um teatro totalmente equipado para o seu povo e seus artistas. Tanto é, por exemplo, que o ator e produtor Vinícius Coutinho luta desde 2005 para que a cidade tenha uma casa de espetáculos para abraçar as expressões das artes cênicas.

O ator e produtor cultural Viníus Coutinho luta desde 2005
 pela restauração do Teatro Paulo Freire do Paulista

Há, é verdade, um teatro. O Teatro Paulo Freire, fundado em 28 de maio de 1944 e entregue a cidade como Cine Teatro Municipal Paulo Freire, templo para o cinema e teatro, com 400 lugares.

Conforme relato de Vinícus Coutinho, "As condições sempre precárias com cadeiras desconfortáveis e apenas dois camarins, sem maquinário e sistema de iluminação deficiente. Com o decorrer do tempo, as sessões de cinema foram desativadas e passou então a ser denominado Teatro Paulo Freire."

Os artistas, organizados, fizeram cards, depoimentos em redes sociais e faixas que clamavam pela reabertura do Teatro Paulo Freire.

Algumas pequenas reformas foram feitas mas, desde 2005 que o ator e produtor Vinícius Coutinho clama e denuncia o descaso para com o equipamento cultural nos meios de comunicação para que a casa de espetáculos da cidade se torne definitivamente equipada, restaurada e capaz de receber espetáculos dos artistas da cidade e visitantes.

Inúmeras campanhas foram desencadeadas para sensibilizar os gestores da cidade nesses últimos 14 anos e neste último dia 25 de agosto, Vinícius Coutinho ao lado de vários artistas, fizeram um grande manifesto que contou com o apoio da imprensa e dos artistas nas redes sociais, o que resultou num compromisso assumido pela atual gestão da Prefeitura do Paulista em entregar o teatro reformado até o dia 30 de novembro de 2020.

Recentemente o ator e produtor Vinícus Coutinho foi empossado 
no Conselho Municipal de Cultural do Paulista

Vinícius Coutinho, 53 anos, é ator e diretor de teatro infantil e adulto, produtor de projeto escola. Dentre os vários espetáculos dos quais participou, dirigiu ou produziu, há “A Farsa de Yarim no céu de mandacaru”, “O Balcão”, “Chapeuzinho Vermelho”, Hipopocaré, “A Bela e a Fera”, Os Dinossauros Apaixonados”, “Cantigas do Sol”, “Dom Quixote de Cordel”, “Paixão de Cristo do Recife”, além de realizar o projeto Teatro Escola.

Para os artistas que participaram do manifesto, a luta continuará até a entrega do Teatro Paulo Freire aos artistas e ao povo do Paulista.



Comentários

  1. " Quem melhor que os oprimidos, se encontrará preparado para entender o significado terrível de uma sociedade opressora? " (FREIRE, 1987)

    A luta é muito grande, mas não iremos nos calar, porque quem cala está conivente com o descaso...sempre haverá luta do povo toda vez que forem esmagados pelos opressores...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente