2º edição do Festival ReConhecer mostra produção cultural dos bairros de Brasília Teimosa e do Pina


Festival será realizado entre os dias 24 e 26 de outubro com apresentações culturais gratuitas, além de desfile de moda e feira gastronômica, em frente à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Pina. Foto Divulgação

A partir desta quinta-feira (24) até a próxima sexta-feira (26), a produção cultural dos bairros de Brasília Teimosa e do Pina, na Zona Sul do Recife, estará em destaque na capital pernambucana com a segunda edição do Festival ReConhecer. A mostra, que vai acontecer em frente à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Pina, reúne moda, música, teatro, dança e gastronomia. A programação é gratuita.

“O festival nasceu da necessidade dos próprios moradores de valorizar a riqueza cultural dos lugares onde vivemos. São mais de 40 grupos culturais, grande parte deles de caráter social, o que amplia a sua importância, ajudando na prevenção da violência e na promoção de uma cultura de paz”, avalia um dos coordenadores do festival, Rogério Ferreira.

As linguagens artísticas estão divididas por dias na programação. A abertura, na quinta-feira (24), às 20h, é dedicada à moda. Um desfile vai reunir marcas que possuem trabalhos autorais e criativos: Rota 08, Maria Flor, Atitude, Lady Cya, Loja Clack, Loja GBR, Donna Emília, Munick Modas, Primar Moda Praia e Estação da Moda. O DJ Giva fará a animação dos presentes.

A programação da sexta-feira (25) é dedicada à dança e ao teatro. Alguns dos grupos criados nas comunidades são longevos, como o Balé Deveras, fundado em Brasília Teimosa em 1980. Crianças, jovens e adultos interessados na linguagem são inseridos no trabalho de formação do Deveras. Já a Cia de Danças Angelita Karollaine, criada há mais de 20 anos, tem como foco o trabalho com danças folclóricas. Por sua vez, o grupo Teatral Achyles Coqueijo (GTAC) é formado por jovens que acreditam no teatro como uma missão.


O festival termina no sábado (26), com música e gastronomia. A partir das 15h, a programação inclui apresentações de grupos de maracatu, MC`s, DJ´s e bandas. Serão 15 atrações musicais, além das barraquinhas de comidas e bebidas montadas por empreendedores das duas comunidades em frente à paróquia. 
Serviço:
Festival ReConhecer
Quando: 24, 25 e 26 de outubro
Onde: Área Externa da Igreja do Pina (Paróquia Nossa Senhora do Rosário- Av. Herculano Bandeira, 471) 
Quanto: gratuito
Informações: @festivalreconhecer

PROGRAMAÇÃO

24 de Outubro (quinta-feira) - Moda
20h: Início dos desfiles
Rota 08
Maria Flor
Atitude
Lady Cya
Loja Clack
Loja GBR
Donna Emília
Munick Modas
Primar Moda Praia
Estação da Moda

Dia 25 de Outubro (sexta-feira) – Teatro e Dança
20h10 - Sereias Teimosas (Dança)
20h30 - Sapateart (Dança)
20h50 - Coco Mainha Dança)
21h10 - Cia de Dança Angelita Kerollainne
21h30 - Richard Thomson (Dança)
21h45 - GTAC (Teatro)
22h10 - Black and White (Teatro)
22h35 - Balé Deveras
23h- Hunters (Teatro)

Dia 26 de Outubro (sábado) – Música e Gastronomia
15h - Maracatu Filhos de Olorum
15h30 - Maracatu Nação Erê
16h30 - Orquestra Maestro Rubinho
16h45 - MC Kapinha e MC Totti
17h10 - Áries
17h30 - DJ Tcharas
17h50 - Ratoeira Rec
20h30 - Déa Araújo e Banda
20h50 - Marolas Crew
21h15 - Dani Buckman
21h35 - Cleiton Ramos
22h - Banda Flora
22h25 - 2D MC
22h50 - MC Tonhão
23h10 - Atração surpresa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife