Centro de Artesanato de Pernambuco comemora o Dia do Artesão



Centro de artesanato de Pernambuco/ Divulgaçã

A programação conta com demonstração de artesãos trabalhando suas peças ao vivo, bate papo sobre os desafios da política de promoção do artesanato em Pernambuco e assinatura de convênio que beneficiará diretamente 36 famílias de mulheres artesãs

A Unidade Recife do Centro de Artesanato de Pernambuco preparou uma programação especial em comemoração ao Dia do Artesão, nesta terça-feira (19), com atividades especiais das 10h às 19h. O Centro de Artesanato receberá os Mestres Lourenço, Saúba, Josa e os artesãos Manu de Baé, Edineleia Zeidler e Maria Cristina, que fazem parte Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e irão realizar a demonstração de algumas técnicas aplicadas na criação de suas peças durante todo o dia. Entre as tipografias, os visitantes poderão conhecer a produção de brinquedos populares, mamulengos, cerâmicas e esculturas de madeira.

Pela manhã, às 10h30, está marcada a assinatura do convênio entre o ProRural e Grupo de Associados de Produção Artesanal de Pernambuco (GRAPA), com a participação do Sebrae, e aporte de R$ 459.209,96 financiado pelo Banco Mundial para a América Latina (BIRD), que beneficiará diretamente 36 famílias para aquisição de maquinários e matérias primas para confecção de Artesanatos. Com a articulação do ex-deputado Aluísio Lessa, atual Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, a ação promoverá a sustentabilidade como cidadãs e empreendedoras, melhorando as condições de vida das comunidades localizadas em Porto de Galinhas, Nossa Senhora do Ó, Serrambi, e Cabo de 
Santo Agostinho.


A assinatura contará com a presença da da primeira-dama do Estado de Pernambuco, Ana Luiza Câmara; Vice-Governadora, Luciana Santos;do Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach; do presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima; da diretora de Promoção do Artesanato e da Economia Criativa da AD Diper, Márcia Souto, do Diretor Geral do ProRural, Fábio Fiorenzano, o Secretário de Desenvolvimento Agrário Dilson Peixoto e do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa.

Às 14h30 está marcado um bate- papo sobre os desafios da política de promoção do artesanato de Pernambuco com a participação da Vice-Governadora de Pernambuco, Luciana Santos;da primeira-dama Ana Luiza Câmara e Márcia Souto. A conversa é aberta ao público. E acontecerá no auditório do Centro. 
Às 16h30 o Som na Rural, de Roger, estaciona pela primeira vez na Praça do Marco Zero (em frente ao Centro de Artesanato), dando início à programação cultural que se estenderá até às 19h, com apresentação de coco e ciranda. Na programação, a apresentação do artesão e também músico Mano de Baé e o grupo A Cocada.

SERVIÇO:
Manhã (9h às 12h)
Visitação no Centro de Artesanato de Pernambuco - Unidade Recife e demonstração dos artesãos:
Maria Cristina – Cerâmicas do Cabo
Mestre Lourenço – Cestaria
Mestre Saúba - Brinquedos populares
Assinatura de Convênio, às 10h30
Convênio entre o ProRural e Grupo de Associados de Produção Artesanal de Pernambuco (GRAPA), com o apoio do Sebrae e a articulação do ex-deputado Aluísio Lessa. A ação promove a compra de maquinário de matérias primas para Artesãs, melhorando as condições de vida das comunidades localizadas em Porto de Galinhas, Nossa Senhora do Ó, Serrambi, e Cabo de Santo Agostinho.
Tarde (14h às 16h30)
Visitação no Centro de Artesanato de Pernambuco - Unidade Recife e demonstração dos artesãos:
Edinelea Zeidler - Mamulengos
Mano de Baé - Cerâmica
Mestre Josa - Esculturas de Madeira
Bate-papo, às 14h30
Desafios da política de promoção do artesanato em Pernambuco, com a participação da primeira-dama, Ana Luiza Câmara; da Vice-governadora Luciana Santos; e da diretora de Promoção do Artesanato e da Economia Criativa, Márcia Souto.
Programação Cultural (16h30 às 19h)
Som na Rural
Mano de Baé
Grupo A Cocada





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado