Recife recebe Seminário Internacional de Turismo Criativo, nos dias 7 e 8 de dezembro



Além de ouvir, debater sobre o tema e conhecer o Plano de Turismo Criativo do Recife, participantes vivenciarão experiências criativas, e, tudo isso, gratuitamente


A cidade do Recife terá dois dias inteiros para trocar experiências, aprofundar debate e imergir no melhor da vivência turística e criativa local. Além disso, o grupo que se inscrever conhecerá, em primeira mão, o Plano de Turismo Criativo do Recife, documento pioneiro do Nordeste. O Seminário Internacional de Turismo Criativo é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, em parceria com o Sebrae, e acontece na próxima sexta-feira (7) e sábado (8), no auditório do Museu Cais do Sertão, no Recife Antigo.


Greg Richards fará a primeira palestra internacional do evento. Ele é o pesquisador que definiu o tema e sua aplicabilidade. Caroline Couret, que é a diretora da Rede Internacional de Turismo Criativo, que possui intervenções em destinos famosos, como Ibiza, também ministrará palestra. Além deles, o evento contará com profissionais da Argentina, Espanha, Portugal e Brasil apresentando experiências bem sucedidas, através de painéis, com o objetivo de proporcionar uma rica troca de conhecimento aos participantes. Esta é uma experiência única na cidade, em que também serão oferecidas oficinas com grandes profissionais, em que os participantes vão aprender vivenciando as práticas.

Em uma programação inteiramente gratuita, o público ainda poderá participar de atividades de turismo criativo que já existem no Recife. Serão disponibilizadas três vivências diferentes. O Bike Tour temático Recife dos Carnavais, passeio operado pela La Ursa Tours com as bicicletas do sistema Bike PE, será um roteiro que passa pelos pontos de referência ao carnaval de rua. O Tour Cervejeiro: Um Brinde a Nassau, misto de história e gastronomia com muita cerveja e criatividade, navegará pelos rios recifenses. E acontecerá também, um passeio a pé pela encantadora comunidade da Ilha Deus, localizada no meio do maior manguezal urbano do país. Na oportunidade, os visitantes chegarão à comunidade à bordo de um catamarã, cortando os rios Jordão e Pina, finalizando com um saborosa mariscada feita pela Negra Linda, moradora da comunidade.

Por fim, será apresentado o Plano de Turismo Criativo do Recife. Projeto que foi construído com a colaboração de técnicos de turismo do poder municipal, das faculdades de turismo da cidade, do Sebrae, empreendedores da área e sociedade civil. A redação final do plano direciona as ações para a implementação, de maneira mais eficaz, do turismo criativo na cidade.

O evento começa às 8h do dia 7 de dezembro, com o credenciamento, e encerra às 20h30 do dia 8 de dezembro. Ao fim do evento, os participantes poderão interagir e curtir ao som do DJ Mozão e sua Eletro Bike. O Seminário Internacional de Turismo Criativo é aberto ao público mas, para participar, é necessário se inscrever pelo site: http://turismocriativo.visit.recife.br

Confira a programação completa:

07/12 (sexta)
8h – Credenciamento
9h – Boas vindas pelo Grupo de Trabalho de Turismo Criativo do Recife
9h30 – Palestra de abertura: "Panorama do turismo criativo no mundo" - Greg Richards (HOL)
10h30 – Painel “Os impactos do turismo criativo sobre os mercados turísticos locais”. Pedro Pimpão (POR) e Caroline Couret (ESP). Mediação: Marina Simião (BRA)
11h30 – Debate
12h – Intervalo
14h – Oficinas Temáticas:
Turismo criativo como estratégia de marketing - Caroline Couret (ESP)
Como usar o Tango para construir uma narrativa turística criativa de Buenos Aires - Gisele Teixeira (ARG)
Formatação de produtos de turismo criativo em pequenas cidades - Marina Simião (BRA)
Como encontrar soluções criativas para o turismo através do design - Flank Bekemball (BRA)
18h – Festinha Eletrobike + Polo Cervejeiro
20h – Encerramento 1º dia

08/12 (sábado)
09h – Vivências Criativas no Recife. *Orientações sobre os produtos oferecidos.
Recife dos Carnavais – ciclotour pelos pontos de referência ao carnaval de rua do Recife.
Ilha Tour – passeio pela Ilha de Deus, com direito à dança e oficina de gastronomia com Negralinda.
Um Brinde a Nassau - tour pela história cervejeira de Pernambuco, onde a mesma sensação não passa duas vezes no mesmo copo.
12h30 – Encerramento das Vivências
14h – Painel de Experiências. Mediação: João Paulo (BRA)
Tem São João o ano inteiro - Virgulina de Campina (BRA)
As diversas facetas do Tango - Gisele Teixeira (ARG)
Experiências cervejeiras no Recife – Alfredo Sabocinski (BRA)
16h – Café com prosa
16h30 – Case RECRIA - Inovação social e desenvolvimento turístico - Larissa Almeida (BRA)
17h00 – Turismo criativo: experiência Brasília - Nicoli Facuri (BRA)
17h30 – Lançamento do Plano de Turismo Criativo do Recife - Karina Zapata (BRA) e Priscilla Marques (BRA)
18h00 – Debate
18h30 – Celebração festiva / Cortejo brincante da Bomba do Hemetério



20h30 – Encerramento do Seminário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife