Comunidade de Curcurana, em Jaboatão dos Guararapes, recebe projeto Cantos de Leitura

Foto divulgação

As unidades do Cantos de Leitura incluem brinquedoteca e são implantadas em áreas de vulnerabilidade social
Nesta terça (18), o município de Jaboatão dos Guararapes recebe o projeto Cantos de Leitura. O acervo de 1200 livros novos chega à Cooperativa de Beneficiamento de Materiais Recicláveis dos Catadores de Curcurana (COOPMARE), que atende 26 cooperados, entre 19 e 74 anos. A implantação do Cantos de Leitura é uma realização da Rede Educare, com patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio,através da Lei Rouanet e Ministério da Cultura.
O projeto Cantos de Leitura tem como missão valorizar os catadores de materiais recicláveis a partir do acesso deles e de suas famílias a um espaço de ambientação lúdica com acervo de 1200 livros de diversos temas, que passa a fazer parte da sua sede. Muito além dos cooperados, o projeto irá valorizar a comunidade do entorno, uma vez que estará disponível para todos. Além dos livros, materiais pedagógicos e brinquedos educativos fazem parte do acervo. 

“Receber esse projeto significa um novo olhar de inclusão. É a realização de um sonho, uma vez que os catadores já demonstravam interesse em trocar livros entre eles e ter mais acesso a leituras, mas faltava acervo e um espaço adequado. Agora, eles não apenas irão usufruir, como também interagir com sua comunidade e atrair o olhar da sociedade para a importância do trabalho que realizam”, comenta Kelly Sales, coordenadora do programa municipal de reciclagem que abarca quatro cooperativas, entre elas a Coopmare.
Para Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, por meio das atividades culturais, é possível aproximar a comunidade da cooperativa e atrair a atenção o público para a importância da reciclagem. “Queremos provocar uma reflexão na sociedade sobre a temática da reciclagem, além de mostrar a importância do catador e das cooperativas, valorizando o profissional e a atividade que ele realiza”.
Ao apostar na educação e na cultura como poderosos elementos de promoção da paz e combate à violência, o Cantos de Leitura busca dar sua contribuição em comunidades localizadas em áreas de vulnerabilidade social. O projeto parte do acesso aos livros para possibilitar aos seus usuários uma nova forma de ler o mundo. Ao fim de 2018, serão 30 unidades inauguradas no país, com 36 mil livros doados de diferentes gêneros literários. Não à toa, este ano, o projeto foi avaliado pelo Ministério da Cultura como um projeto modelo de leitura dentre os projetos patrocinados pela Lei Rouanet. 

"O Cantos de Leitura busca estimular o prazer pelo ato de ler, promove a autoestima de pessoas, pois muitos nunca tiveram o livro em suas vidas. O projeto propõe, também, o acesso a um espaço onde podem ‘aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a  conhecer’ ,seguindo os princípios ensinados por Jacques Delors”, realça Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.
Serviço:
Inauguração Cantos de Leitura – Jaboatão dos Guararapes
Quando: 18 de dezembro (terça-feira), 15h
Onde: COOPMARE (Cooperativa de Beneficiamento de Materiais Recicláveis dos Catadores de Curcurana)
Endereço: Rua Dr. Luiz Regueira, Bairro Prazeres, Jaboatão dos Guararapes.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Totem Relicário, grupo mais longevo das artes cênicas de Pernambuco, lança acervo virtual

Festa do Carmo também terá serviços de apoio aos fiéis

Projeto “Frevo, Capoeira e Passos” promove três meses de oficinas gratuitas de dança popular em Olinda