Comunidade de Curcurana, em Jaboatão dos Guararapes, recebe projeto Cantos de Leitura

Foto divulgação

As unidades do Cantos de Leitura incluem brinquedoteca e são implantadas em áreas de vulnerabilidade social
Nesta terça (18), o município de Jaboatão dos Guararapes recebe o projeto Cantos de Leitura. O acervo de 1200 livros novos chega à Cooperativa de Beneficiamento de Materiais Recicláveis dos Catadores de Curcurana (COOPMARE), que atende 26 cooperados, entre 19 e 74 anos. A implantação do Cantos de Leitura é uma realização da Rede Educare, com patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio,através da Lei Rouanet e Ministério da Cultura.
O projeto Cantos de Leitura tem como missão valorizar os catadores de materiais recicláveis a partir do acesso deles e de suas famílias a um espaço de ambientação lúdica com acervo de 1200 livros de diversos temas, que passa a fazer parte da sua sede. Muito além dos cooperados, o projeto irá valorizar a comunidade do entorno, uma vez que estará disponível para todos. Além dos livros, materiais pedagógicos e brinquedos educativos fazem parte do acervo. 

“Receber esse projeto significa um novo olhar de inclusão. É a realização de um sonho, uma vez que os catadores já demonstravam interesse em trocar livros entre eles e ter mais acesso a leituras, mas faltava acervo e um espaço adequado. Agora, eles não apenas irão usufruir, como também interagir com sua comunidade e atrair o olhar da sociedade para a importância do trabalho que realizam”, comenta Kelly Sales, coordenadora do programa municipal de reciclagem que abarca quatro cooperativas, entre elas a Coopmare.
Para Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, por meio das atividades culturais, é possível aproximar a comunidade da cooperativa e atrair a atenção o público para a importância da reciclagem. “Queremos provocar uma reflexão na sociedade sobre a temática da reciclagem, além de mostrar a importância do catador e das cooperativas, valorizando o profissional e a atividade que ele realiza”.
Ao apostar na educação e na cultura como poderosos elementos de promoção da paz e combate à violência, o Cantos de Leitura busca dar sua contribuição em comunidades localizadas em áreas de vulnerabilidade social. O projeto parte do acesso aos livros para possibilitar aos seus usuários uma nova forma de ler o mundo. Ao fim de 2018, serão 30 unidades inauguradas no país, com 36 mil livros doados de diferentes gêneros literários. Não à toa, este ano, o projeto foi avaliado pelo Ministério da Cultura como um projeto modelo de leitura dentre os projetos patrocinados pela Lei Rouanet. 

"O Cantos de Leitura busca estimular o prazer pelo ato de ler, promove a autoestima de pessoas, pois muitos nunca tiveram o livro em suas vidas. O projeto propõe, também, o acesso a um espaço onde podem ‘aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a  conhecer’ ,seguindo os princípios ensinados por Jacques Delors”, realça Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.
Serviço:
Inauguração Cantos de Leitura – Jaboatão dos Guararapes
Quando: 18 de dezembro (terça-feira), 15h
Onde: COOPMARE (Cooperativa de Beneficiamento de Materiais Recicláveis dos Catadores de Curcurana)
Endereço: Rua Dr. Luiz Regueira, Bairro Prazeres, Jaboatão dos Guararapes.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil