Quinteto de Metais da UFBA encerra o Sonora Brasil com apresentações no Grande Recife


 
Quinteto de Metais da UFBA-SONORA-BRASIL / Foto: Alessandra Nohvais

O grupo fará concerto no Cine Teatro Samuel Campelo e no Sesc Ler São Lourenço da Mata esta semana. O acesso é gratuito.

Circulando o país com atrações musicais identificadas com o desenvolvimento histórico musical brasileiro, o Sonora Brasil encerra a temporada da sua 20ª edição este mês com duas apresentações gratuitas na Região Metropolitana do Recife. O projeto nacional do Sesc traz o Quinteto de Metais da UFBA nesta quarta-feira (7/11) para o palco do Cine Teatro Samuel Campelo, em Jaboatão dos Guararapes. O concerto será aberto pelo Grupo Instrumental do Brasil (GIB), composto por músicos da região. Já na sexta-feira (9/11), é a vez do Sesc Ler São Lourenço da Mata receber o Quinteto. As apresentações tem início sempre às 19h.


O grupo, um dos conjuntos de câmara mais tradicionais da música de concerto, é formado pelos músicos Heinz Schwebel (trompete), Joatan Nascimento (trompete), Lélio Alves (trombone), Celso Benedito (trompa) e Renato Pinto, todos professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Eles vão apresentar ao público música de concerto contemporânea com referência a sonorização das bandas tradicionais, como as marciais.

inclusão de um quinteto de metais nesta edição do Sonora Brasil teve como objetivo apresentar repertórios compostos para essa formação, que não teve a consagração alcançada pelo quarteto de cordas, e sua existência remonta a um período mais recente na história da música, não mais de 150 anos.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Projeto - O Sonora Brasil completou duas décadas de circulação pelo país. A iniciativa do Sesc busca despertar o interesse para a produção musical que está fora dos grandes eixos, divulgando expressões musicais identificadas com a história da música no Brasil. No biênio 2017/2018, as abordagens temáticas são ‘Na pisada dos cocos’ e ‘Bandas de Música: formações e repertórios’, desenvolvidas por quatro grupos, cada. Já realizou 5.726 apresentações de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras, com um alcance de 600 mil espectadores.

Serviço:
Sonora Brasil - Quinteto de Metais da UFBA
Data: 7 de novembro | Cine Teatro Samuel Campelo | 19h
Data: 9 de novembro | Sesc Ler São Lourenço da Mata | 19h
Informações: www.sescpe.org.br
Acesso gratuito




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Totem Relicário, grupo mais longevo das artes cênicas de Pernambuco, lança acervo virtual

Fazendinha do Plaza e o Mundo Bita nas férias da criançada

Projeto “Frevo, Capoeira e Passos” promove três meses de oficinas gratuitas de dança popular em Olinda