Rodrigo Braga inaugura Agricultura da Imagem no Museu do Estado


Obra: Refugo de maré baixa
As relações tensas entre sujeito e natureza e o caráter mimético da própria natureza ganham destaque na exposição que será inaugurada, hoje, dia 01 de agosto no Museu do Estado.

Para o artista: “O fotógrafo agricultor ara e planta uma imagem. Toda a minha fotografia é uma criação de mundo”, conta Rodrigo Braga, que lança, a mostra Agricultura da Imagem, com curadoria de Daniel Rangel.
Obra: Sentinela

Nas obras apresentadas, que estão em formatos de fotografia e vídeo, é possível encontrar a lida do “fotógrafo agricultor”. Ao invés de sair à caça, capturando as imagens que encontra no mundo como se elas fossem presas, Rodrigo Braga constrói a imagem antes de fotografá-la. Há uma encenação intencional no seu processo artístico.
Obra: Ilha lago

A mostra, que já circulou nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza e foi vista por aproximadamente 220 mil pessoas, reúne a maior quantidade de obras da carreira artística de Rodrigo Braga. Após um hiato de sete anos sem expor em uma individual no Recife, a exposição exibe uma nova fase do artista. Como argumenta o curador Daniel Rangel, “segundo o renomado artista canadense Jeff Wall, o fotógrafo agricultor é aquele que constrói suas imagens a partir de ideias concebidas previamente. Conceito oposto ao do ‘fotógrafo caçador’, (...) que captura o instante que vê”.
Obra: Microcampo híbrido

Em Agricultura da Imagem, é possível encontrar diversas obras como que “semeadas” pelo artista. Além do fotógrafo agricultor, o visitante também irá se encontrar com os trabalhos de um artista viajante. “Vemos, na exposição, um pesquisador que vai buscar suas influências durante seus percursos e deslocamentos pelo mundo”, conta Daniel Rangel. A construção das fotografias de Rodrigo Braga resulta, portanto, da trajetória do artista por vários espaços naturais.

A exposição fica em cartaz até o dia 06 de setembro.

RODRIGO BRAGA
Nascido em Manaus em 1976, Rodrigo Braga se mudou ainda criança para o Recife, onde se graduou em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente vive no Rio de Janeiro. Expõe com regularidade desde 1999. Em 2012, participou da 30ª Bienal Internacional de São Paulo e, em 2016, realizou uma exposição individual no Palais de Tokyo, em Paris. Em 2009, recebeu o Prêmio Marcantonio Vilaça – Funarte/MinC; em 2010, o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia; em 2012, o Prêmio Pipa/MAM-RJ Voto Popular; em 2013, o Prêmio MASP Talento Emergente. Possui obras em acervos particulares e institucionais no Brasil e no exterior, como MAM-SP, MAM-RJ e Maison Européene de La Photographie - Paris.

SERVIÇO
Exposição Agricultura da Imagem, de Rodrigo Braga

Abertura: 01 de agosto (quarta-feira)
Visitação: 02 de agosto a 07 de setembro
Local: Museu do Estado (Av. Rui Barbosa, 960, Graças).
Entrada gratuita na abertura.
Durante período de visitação, a entrada custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).
Mais informações: Bárbara Buril (assessoria de imprensa) (81) 996170281


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno no Recife, Mônica Martelli volta ao Teatro Guararapes com "Minha Vida em Marte" dia 30 de novembro, um mês após lotar a casa

SHOPPING CAMARÁ REALIZA CANTATA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA 05 DE DEZEMBRO

Gênero, Raça e Poder: Floriterárias debate “A Cor Púrpura” na Livraria do Jardim