"Concertos para a Juventude”  tem segunda edição nesta terça (19)

Foto: Irandi Souza/PCR
Aula-concerto acontece no Santa Isabel sob regência do Maestro Marlos Nobre.

Amanhã, um dia antes da apresentação oficial da Orquestra Sinfônica do Recife, regida pelo Maestro Marlos Nobre, os jovens terão mais uma oportunidade para entrarem em contato com o universo da música de concerto. O segundo encontro do projeto “Concertos para a Juventude”, acontece a partir das 10h, no Teatro Santa Isabel da Prefeitura do Recife. Na própria terça-feira, o público que não fez agendamento pode retirar suas entradas na bilheteria do Teatro, a partir das 9 da manhã.

O novo projeto da Orquestra Sinfônica do Recife "Concertos para Juventude" foi especialmente criado com o objetivo aproximar o público infanto-juvenil e também adulto, da música de concerto de todos os tempos, bem como o de estimular a valorização do patrimônio histórico do Recife.

Para esta segunda apresentação do projeto, cinco escolas já agendaram a participação. Além delas, o Projeto Criança Cidadã do Recife enviará cerca de 50 jovens músicos da Orquestra Cidadã, agendadas diretamente pela direção da OSR. No total, serão mais  de 300 estudantes que assistirão aos comentários sobre as peças musicais que serão executadas na apresentação oficial da Orquestra Sinfônica do Recife na temporada 2016.

Programa – Neste 2º Concertos para a Juventude, os alunos e interessados em geral, vão conhecer um dos movimentos centrais do bailado "Maracatu de Chico Rei", a "Dança de Chico Rei e da Rainha N´Ginga". Esta "Dança" tornou-se uma das peças mais características e tocadas de Francisco Mignone, pianista, regente e, sobretudo, um dos maiores compositores brasileiros de música de concerto. A apresentação desta obra é um tributo aos trinta anos de seu falecimento. Segue,no programa de "Concertos para a Juventude", a "Abertura Festival Acadêmico" do compositor alemão Johannes Brahms,composta em 1880. A obra foi escrita como um agradecimento do autor pela concessão do título de "Doutor Honoris Causa" pela Universidade de Breslau, honraria que teve imensa signficação para o compositor. Uma das obras mais importantes de Beethoven, sua belíssima Sinfonia nº 8, encerra este segundo encontro do "Concertos para a Juventude" promovido pela Orquestra Sinfônica do Recife e criado neste ano pelo seu regente titular o Maestro Marlos Nobre.

Maio - O terceiro encontro dos "Concertos para a Juventude" será realizado na terça-feira 24 de maio, 10h da manhã. No dia seguinte, quarta-feira, 20h, a Orquestra Sinfônica do Recife realizará seu 3º concerto oficial 2016. No programa de maio a OSR apresentará: Mozart (Sinfonia 40), Brahms (Variações sobre tema de Haydn) e Ginstera (Estancias). As escolas interessadas em trazerem seus alunos no dia 24 de maio, precisam realizar agendamento prévio através do telefone 3355-6594 (Orquestra Sinfônica do Recife) e 3355 3323. Todas as apresentações são gratuitas, com agendamento prévio ou retirada de  ingressos na bilheteria do teatro. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

Paixão de Cristo de Casa Amarela realiza encenação para pessoas em situação de rua