Dia de Finados conta com tour por capelas do Recife

Neste sábado (2), Dia de Finados, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, promove um passeio de Sensibilização Turística com uma temática religiosa. Esta será a segunda oportunidade de conhecer o circuito “Capelas do Recife”, um passeio gratuito pelas principais capelas da cidade.

Essas charmosas estruturas resistem em meio ao enorme avanço urbano da cidade, mas permanecem ali, firmes, e muitas vezes passam despercebidas em meio à correria do dia a dia. Essas capelas carregam uma riqueza histórica muito grande porque a maioria delas foi erguida ainda no período dos engenhos, na era colonial. Exemplo disso é a Capela de Nossa Senhora da Conceição das Barreiras, mais conhecida como Capelinha da Jaqueira, no Parque da Jaqueira, que será o primeiro ponto a ser visitado neste sábado.

Com a construção do século XVIII, a Capelinha da Jaqueira estava localizada nas terras do capitão Henrique Martins. Segundo a história, após desenvolver uma grave doença, o capitão recorreu à Nossa Senhora da Conceição para se curar. Como o pedido foi aceito, construiu a capela para homenagear a santa.

Em seguida, o passeio vai levar os participantes para a Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, localizada na Avenida Rosa e Silva. Construída em 1762, possui um altar-mor dedicado a sua padroeira, Nossa Senhora dos Aflitos, além de uma bela pintura no forro. O tour também visita a Capela de Santa Terezinha de Jesus, pertencente ao quartel do Derby, e realiza passeios panorâmicos pelas Capelas Nossa Senhora da Saúde, na Ilha do Leite, e Conceição dos Artistas, na Boa Vista.


Para participar, é necessário se inscrever previamente nesta sexta-feira (1º), a partir das 8h, pelo telefone 3355-8605. O passeio é realizado em um ônibus com ar-condicionado e tem o acompanhamento de guias de turismo. A saída do veículo é pontualmente às 14h, da Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife