Projeto Armazém - Música e Experimentação

Por Guilherme Menezes

Foto: Rennan Peixes
O Projeto Armazém, com compositores que seguem suas próprias linhas e influências, desde o princípio, mostra ser uma oficina cujo resultado final não poderia ser outro senão obras bem exploradas e diversas. “Com o nome Projeto Armazém, nós queríamos passar a mensagem de que a banda se encontra numa experimentação constante, passando por vários estilos nacionais e internacionais”, explica Regueira.

O grupo iniciou em 2010 e é formado por Wagner Albino (guitarra, voz e percussão), Wanderson Albino (bateria), Antônio Regueira (voz, guitarra) e Filipe Lima (baixo, teclados e efeitos). Os irmãos Wagner Albino e Wanderson Albino tinham outro projeto, na época, prioritário: “Mas o Projeto Armazém começou a despertar mais interesse do público, começou a atrair mais oportunidades, então aquele que seria o paralelo, acabou se tornando o principal”, diz Vagner.

Foto: Fernanda Regueira
A banda comenta que desde o começo contou com grande participação do público de Camaragibe, que assistiu aos seus primeiros shows e se interessou pela banda. Como exemplo, o grupo citou a sua apresentação de pré-lançamento do EP Velório da lucidez, em 2011, no Cultura Festival, realizado na Livraria Cultura. “A livraria estava lotada porque as pessoas que conheceram o nosso trabalho foram atrás. Existe, claro, um pessoal que circula lá na Livraria Cultura e que tem o hábito de assistir aos shows, mas grande parte dos que estavam presente nos acompanhava, desde o Som que Sai da Gruta, em Camaragibe”, diz Regueira. Ainda seguindo a corrente, Regueira comenta: Sobre o Som que Sai da Gruta, evento com o qual começamos a nos apresentar, acredito que foi muito importante também porque serviu como laboratório. Foi até minha primeira experiência de palco, que não era palco, era chão”.

A banda participou de muitos eventos, com destaque para o Pré-AMP deste ano, em que ficou com a segunda colocação. “Foi muito bom porque assim ficamos na vitrine e isso nos ajudou a receber convites, a conseguir colocar nosso show na grade dos eventos e em lugares que dão espaço para bandas autorais, e em relação ao interesse do público também”, afirma Regueira. O grupo, agora mais consciente de como funciona o cenário musical, planeja voltar a estúdio neste mês, com a intenção de lançar um novo EP ainda este ano. “Queremos, nesse novo material, colocar tudo o que aprendemos nesses anos de banda. Uma fase de pré-produção mais elaborada, mais profissional. Também procuramos fazer um site, clipes, ou seja, trabalhar mais nessa parte de divulgação desse novo EP”, declara Regueira.

Foto: Fernanda Regueira
Para finalizar, Regueira comenta um pouco sobre o EP Velório da lucidez: “Como o nome do EP sugere, nós queríamos falar sobre a quebra desse estado normal de pessoa comum e a busca pela criatividade, a saída do estado lúcido e a chegada a um estado mais inspirador. No EP, além de falar sobre outras coisas, fazemos essa relação de quebra com reflexões do cotidiano, porque às vezes é num momento em que se está extravasando que aparecem algumas soluções, como a de um casal brigado há muitos anos, por exemplo”.

Contato:
Projeto Armazém
9972 1568 / 9800 9999

projetoarmazem@hotmail.com






Comentários

  1. História bonita, só não é verídica, quem acompanhou de perto o inicio, sabe que a verdadeira história da banda é outra, quem descobri-o o vocalista e idealizou o projeto nem se quer é mencionado. Esqueceram também de citar outro fundador o baixista que era o musico mais genial da banda que também parecem ter esquecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Mario, eu sou Guilherme Menezes, responsável pela matéria. Acredito que houve apenas um choque de visões aí. Primeiro que eu nem falei muito do começo na questão de formação da banda, mas sim de pontos interessantes que os próprios integrantes me disseram. Também não obtive a informação de que houve um idealizador específico ou que o antigo baixista era o músico mais genial; deve ser porque isso é uma visão sua. Por fim, meu objetivo era focar na banda atual, os músicos que agora compõem o Projeto Armazém. Agradeço sua participação, abraço.

      Excluir
  2. e dai se é essa a estoria ou não. eu adoro o som dessa banda, pois é quse identifica a minha banda favorita los hermanos, e ainda com um toque de fresno, apesar de eu sentir falta do irmão de Agamenom, ele era o colirio da banda. bjos a banda adoro vcs.

    ResponderExcluir
  3. Curti o som, não achei nada de Fresno... agora não tem como não dizer que é uma copia fiel de Los Hermanos, muito bacaninha, só achei o cantor com a mesma aparência Siba e a banda se veste igual a Babi Jaques.

    ResponderExcluir
  4. Ah também curti o baterista, muito louco ele... acho que é o irmão dele que toca guitarra, barbudo... só quer ser o Marcelo Camelo... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ta longeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee... MUITO ARROS E FEIJÃO MEU FIO!!!

    ResponderExcluir
  5. Acho que essa banda é boa, mas precisa mudar de nome... Essa matéria sobre o som que sai da gruta, muito massa, la tinha também a sambada da laia, eu adorava... sem falar das bandas de Camaragibe, muita gente talentosa, muitos músicos bons... Abraços a Agenda Cultural sempre com matérias locais massa...

    ResponderExcluir
  6. Quem é de Camaragibe e conhece a galera de lá sabe o porque, que o Jose Mario de certa forma critica a matéria e demostra uma certa revolta pela banda, sei também que o que esta aki escrito é fruto de uma entrevista feita com os integrantes da banda, que quando aparecem em publico sempre remetem os créditos e a origem aos irmãos Minho e Wagner, mas a verdade é que se não fosse o Rodrigo (ex integrante, tema da polemica) Minho e Wagner continuariam com o projeto sem futuro chamado NARA que esse sim é de fato uma copia da banda los hermanos (sem a mesma qualidade), ele é quem é responsável pela origem da história desse projeto que acho massa, apesar de ter sido bem melhor no começo a sonoridade era de fato mais original. O engraçado é que aki até hj se comenta sobre essa polemica, apesar de acharmos que foi a melhor coisa que aconteceu a Rodrigo devido a ele ter continuado com um novo trabalho autoral em parceria com o baixista Tiagão que a gente aki curte muito e até indicamos a Agenda Cultural do Recife, procurar conhecer é a banda CAFÉ PLURAL ( MUITO BOM ) esse é o link deles: http://cafeplural.blogspot.com.br/, mas a nossa cidade tem tantos talentos que recomendo que veja todos, são muito massa; Sambada da Laia, voiz mice (grande parceiro Paulinho), Nois e a maquina, a troça, dois mundos e muita coisa mais que posso estar esquecendo. Que o projeto é uma turma mala todos sabém, mas ninguém pode dizer que são ruins e digo mais sempre que tocam no bar do reggae e sempre tomo uma sacando o som deles e parei com essa porcaria, ja dei minha ideia. FUIIIIIIIIIIIIIIII.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Galera,
    Sou muito fã desses caras de todos eles principalmente os que já não fazem mais parte da banda(Tiago e Rodrigo) e as pessoas que fizeram participações (Danilo, Charles, Lanne e John). Como puderam perceber acompanho de perto quase tudo que acontece, tentarei ser neutro por saber que música é expressão artística e com isso gostamos ou não. Poderíamos até ficar no meio termo mas acho que ta rolando uma influencia estranha aqui em cima. Quanto a NaRA não vejo o porque de chama-lá de sem futuro uma vez que foi a propulsora para tantas mentes brilhantes desempoeirar e tomar coragem de dar a cara para críticos sem embasamento como foi o caso. Eu mesmo carreguei muito equipamento de som que era dos próprios caras e o Rodrigão (que eu gosto muito) nem eu conhecia nesse tempo. Criamos um movimento chamado "O Som Que Sai da Gruta" que está de pé até hoje graças a pessoas como Well, Rock, David e tantos outros (me desculpem sou péssimo com nomes). A banda café plural é muito boa só que é outro estilo são vertentes bem diferentes, pra quem gosta do estilo "MPB" é um prato cheio pra quem curte um som experimental o ProJA é perfeito. Não é bem simples é uma pena eu não ter tempo pra catar em meus HD's uma entrevista realizada pelo ProJA à radio web(http://radioweb.mauriciodenassau.edu.br ) e nessa entrevita ( http://www.youtube.com/watch?v=7OWJrDEWMaA )
    o Rodrigão foi citado com toda importacia que ele teve o Tiago também. Pois bem, prometo postar o link ainda essa semana dessa entrevista. Obrigado a todos que foram mencionados e aos que não foram desculpas mas sei da importancia de cada um.

    Vale a pena conferir o som do ProJA, é muito bom!!! Os caras são bem diferentes.

    ResponderExcluir
  9. Gente que coisa mais desagradável, se vcs não curtem o som blz, e se curtem, massa, agora ficam aqui fazendo polemica por nada... o projeto tem seu conceito e ta seguindo sua estrada os outros artistas que saíram também estão seguindo seus caminhos. Eu em particular escuto as duas bandas e acho muito massa o trabalho individual de cada uma, pois cada uma dela tem sua assinatura e no final das contas só quem ganhou fomos nós que temos em vez de uma banda possivelmente frustada, devida as diferenças dos integrantes que compunham o coletivo, a duas bandas distintas com sonoridade completamente diferente que só enriquecem nossa cena musical. Vamos deixar de ta fazendo polemica atoa...

    ResponderExcluir
  10. Bom dia galera, bom dia agenda cultural do recife!!! o clima aki ta tenso em! isso é uma coisa tão simples de resolver, a banda pode mudar de nome que ai é xau pros que se foram, ou os caras sempre que derem entrevistas e falarem sobre origem e etc. sempre mencionarem que houveram dois ex que não estão na parada etc. ou então não falarem mais nisso pra evitar esse tipo de queimação... acho simples essa parada. quem estiver sacando esses comentários é só não se influenciar pelo contesto negativo, procurem escutar os caras que é melhor... muita onda vai rolar ainda por aki pelo que to vendo.

    ResponderExcluir
  11. Pessoal,eu sou Tiago o ex Baixista da banda.Gostaria de pedir humildemente a todos q parem de propagar essa estória ruim,pois nunca existiu desentendimento da minha parte com ninguém. O Proj.A. é uma turma que eu tenho amizade a um bom tempo,e essa matéria como foi citado é uma visao da banda atualmente. Portanto pessoal quero deixar claro q eu nao apoio isso,quem tiver afim vai lá e dá um confere no material do pessoal q isso é o q realmente interessa,a música. E vamos acabar com essa polemica sem sentido aq por favor.

    ResponderExcluir
  12. Valeu Tiago, obrigado por encerrar essa discussão sem sentido, aproveitando que todos que aqui comentaram tem interesse por musica convido todos a ficarem ligados na programação dos eventos que acontecem no "Espaço Gruta", o local que é palco para as bandas mostrarem seu trabalho, a cena musical em Camaragibe é bastante rica tem diversidade de ritmos, algumas bandas foram citadas acima mas além delas existem outras bandas que merecem ser ouvidas com atenção. Para ficar sabendo das datas e programações do "Som que sai da Gruta" e qualquer outro evento que possa acontecer no "Espaço gruta" basta curtir a Fan page : https://www.facebook.com/EspacoGruta?ref=ts&fref=ts, e também pode adiciona no Face a pagina do Usina Coletivo, https://www.facebook.com/usina.coletivo?fref=ts. Nela também vão conter informações da programação e das ações realizadas pelo coletivo. Um abraço para Tiago, um músico fenomenal, e para rodrigo um compositor que eu considero muito bom.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Acho o som dos meninos original e não é à-toa que eles tiveram destaque no PRE-AMP ( 2° colocado). Esse ano está sendo um ano de muito trabalho e de muita conquista e tenho certeza que isso tudo é reflexo de um trabalho bem feito e de qualidade. Parabenizo o projeto armazém e que venha mais e mais trabalho para vcs!!
    Boa sorte nas conquistas!!!
    Vamo que vamo =]

    ResponderExcluir
  15. Adoro essa banda, o som é muito original, acho que precisamos de bandas novas que não ficam naquela mesmice de letras e estilo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só a titulo de curiosidade, do porque de ter excluído tantas vezes meu comentário, pois toda vez que postava, o comentário estava entrando faltando texto, pra não ficar duvidas tentei até conseguir corretamente.

      Excluir
  20. Me chamo Rodrigo, sou um dos ex integrantes do Proj. A. citados nesse contexto e venho por meio deste agradecer pelo carinho e consideração, embora demonstrados de forma não produtiva e erronia, por isso venho pedir gentilmente a quem de fato aprecia meu trabalho, que não façam nenhum tipo de manifestação dessa natureza, ficarei imensamente feliz se os que aqui se pronunciaram, gastarem seu tempo para divulgar o Café Plural nas suas redes sociais ao invés de estarem fazendo levantamentos pejorativos ao Proj.A ou a qualquer outro, e digo que o Proj. A. é uma banda singular e que tem um trabalho consistente e diferenciado. Concordando com o que meu parceiro Tiago citou, não estamos de acordo com nenhum comentário negativo, que venha nos envolver. Agradeço aos meus queridos, Romero e Filipe pelo carinho e consideração, também gostaria de pedir desculpas de alguma forma que não sei a todos do Proj. A. e a Agenda Cultural do Recife pelo nosso nome envolvido.
    Um Grande Abraço a Todos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo