Som da Terra: Trindade Dub

Trindade Dub. Foto: Divulgação

Por Gianfrancesco Mello

Trindade Dub

Formada por Marcus Jerivá (vocal, guitarra, teclado e monotron), Eric Gabinio (vocal e baixo) e Silvio de Abreu (bateria), desde 2009, a Trindade Dub vem se firmando como uma das bandas mais influentes da cena reggae independente do Recife. Em apenas três anos de existência, a banda já fez participações especiais em dois CDs como o Ao vivo no Recife (2011) – do africano Pax Nindi, gravado durante o Festival Pré no Reggae – e o Ska Reggae Dub (2011) com o músico Marcelo Santana, gravado no Estúdio Fábrica, além de ter participado do disco Povo (2009), também do músico africano Pax Nindi.

Segundo o baixista Eric Gabinio, antes da Trindade Dub, o grupo já desenvolvia um projeto autoral de reggae chamado Jerivá, que abriu as portas para o trio. “Com o tempo, percebemos a necessidade de ampliar o nosso público. Pensamos, então, em misturar o reggae com baião e outros ritmos locais como forró, além do rock’n’roll. Sempre quisemos ter uma banda pequena para nos ajudar na locomoção do grupo”, pontua.


Em 2011, o trio chegou a fazer mais de 50 shows, tendo se apresentado em Fernando de Noronha, João Pessoa e Porto de Galinhas. Também abriu shows para a banda neozelandesa Katchafire, para o rapper carioca Marechal e para a Devotos no lançamento do vinil Demos a raridades do trio hardcore. O grupo também concorreu ao Troféu Circula, realizado pelo Sonar PE, e acabou ficando em segundo lugar pelo voto popular.

Atualmente, a Trindade está divulgando seu primeiro EP intitulado Na Boa Vista também tem, disponível em http://soundcloud.com/trindade-dub. O trabalho foi gravado no Recife de forma independente (caseiro e gravado em um computador) e traz cinco faixas autorais que têm como principal sonoridade o dub e o reggae instrumentais combinados com pegadas de rock’n’roll. O trio do bairro da Boa Vista e de Água Fria mergulha nas raízes locais, pois servem de inspiração para as canções do EP. O disco é formado por canções como Andando na Rua do Hospício, Corredor Leste-Oeste e Na Boa Vista, também tem, que dá nome ao álbum, além das músicas Orgânico Dub e Cadê você.

Os músicos propõem uma sonoridade que remete ao ritmo agitado do centro da cidade, com seu caos, efervescência e estilo de vida típicos de quem vive no coração da capital pernambucana. Entre as influências da banda, Dub Trio, Sublime, Paralamas do Sucesso, Luiz Gonzaga, The Police, The Clash e o tecladista Jackie Mitoo. Sobre os planos futuros, o baixista explica: “Pretendemos gravar um CD em algum estúdio profissional com todas as músicas que já tocamos e lançar o nosso trabalho no fim de 2013 ou início de 2014”.

Contatos:
ericjeriva@hotmail.com / marcus_jeriva@yahoo.com.br / trindadedub@gmail.com / 3091-0099 / 8728-3010 / 8825-1311
Para baixar e escutar o som, acesse: http://soundcloud.com/trindade-dub.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)