Bibliotecas do mês de agosto de 2012

Biblioteca do Arquivo Público Estadual Jordão Emerencian
Fotos: Vitor Chaplin

Biblioteca e Hemeroteca do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano

Por Thiago Torres

A biblioteca do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (Apaje) possui o título de biblioteca de apoio e foi criada com obras doadas, basicamente, pela Biblioteca Pública de Pernambuco, onde ocupou, até 1975, o prédio anexo da BPE, localizada na Rua Imperador Dom Pedro II. Posteriormente, o Apeje foi transferido para a Rua Imperial, onde permanece até hoje.

Em toda a sua estrutura, o Apaje possui laços que remetem à arquitetura do século XX. O espaço de pesquisa e leitura se destaca por suas obras de grande valor histórico e geográfico para o Estado e seus municípios; tendo como objetivo principal dar suporte aos pesquisadores, os quais complementam suas informações na Hemeroteca e nos manuscritos disponíveis. A Hemeroteca funciona no prédio anexo ao Apeje, na Rua Imperial, na cidade do Recife.


1° Edição do Aurora Pernambucana
Seu acervo atualmente comporta livros que abrangem diversas áreas do conhecimento como história (ênfase no Nordeste brasileiro e municípios pernambucanos), geografia, sociologia, direito, periódicos, catálogos, anais e anuários de Pernambuco, enciclopédias e dicionários. Alguns destes, raros, como o Dicionário corográfico, histórico e estatístico de Pernambuco de Sebastião Galvão, de caráter único, que preserva os verbetes de cunho histórico e geográfico para Pernambuco. Também, os Anais pernambucanos de Pereira Costa, o primeiro exemplar dos jornais Diario de Pernambuco e o Aurora Pernambucana, além de Folhetos Raros e Cordéis, também raros. O livro mais antigo de todo o acervo, de autoria de Jean de Léry: História da navegação no Brasil, datado de 1586, escrito em latim, retrata como aconteceram os primeiros contatos com os indígenas, quando do desembarque dos europeus em terras brasileiras. É um ótimo exemplo da fase Informativa de nossa Literatura.

A biblioteca do Apeje detém cerca de 10.200 exemplares, contando com a reserva técnica e de publicações do arquivo, entre revistas, livros e coleções. O manuseio das publicações disponíveis no espaço é gratuito, embora seja unicamente interno. As fotografias, sem flashes, são permitidas aos acadêmicos que desejarem um maior aprofundamento em seus estudos. Nos meses de outubro, de 25 a 27, no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), e dezembro, de 4 a 7, no prédio sede, será realizada a mostra Gonzaga Vive, em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. A história, a musicalidade e a geografia da cidade de Exu também será um dos destaques da 1ª Mostra de Identidades Pernambucanas, realizada pela biblioteca apoio. Esse projeto surge como iniciativa da coordenação da biblioteca, dirigida por Áurea Lima e Cássia Borges.

Biblioteca – Seg a Sex 13h às 17h
Hemeroteca – Seg a Sex 8h às 17h

Biblioteca Popular de Afogados
Seg a Sex 8h às 17h
Desenvolvendo ações culturais continuamente, a Biblioteca também oferece sala de internet, sala de jogos e acervo de livros.

Telecentro Comunitário
Acesso gratuito para os cadastrados
Seg a Sex 8h às 16h30
Agendamento: 3355-3123

Painel Mensal
Quartas-feiras 8h às 17h
Painel dinâmico que lança em agosto o Projeto-piloto: Vem me Ler! O trailer no marketing de livros foi desenvolvido pelas estudantes do Curso de Biblioteconomia, Danielle Martins, Gleice Barbosa, Karolina Nepomuceno e Mariana Alves, com apoio da Biblioteca. A exibição de trailers de livros existentes no acervo tem por objetivos atrair a atenção do leitor em relação ao conteúdo da obra e levá-lo a obtê-la, mediante empréstimo pela própria Biblioteca. Trata-se de uma forma de incentivar o hábito da leitura.
Local: Hall da Biblioteca

Vitrine Mensal
1 a 31
8h às 17h
Exposição de obras que tratam das manifestações folclóricas, crendices, mitos da cultura popular e lendas do Brasil: saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem, mula sem cabeça, entre outras, em homenagem ao Dia do Folclore.

Setor Infantil – Aulas de Reforço
Inscrições: 01 a 31de agosto
Manhã 8h às 12h / Tarde: 13h às 17h
Local: Setor Infantil da Biblioteca
Público-alvo: Crianças da comunidade, Estudantes da Ed. Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), público em geral.
Aberto ao público infantil diariamente, oferece no mês de agosto novas vagas para “Aulas de Reforço” referentes ao 2º semestre, com foco no incentivo à leitura e escrita. Os pais e comunidade em geral interessados em inscrever seus filhos, estudantes entre o 1º e 5º ano (Alfabetização à 4ª série), devem procurar a secretaria/gerência da BPA. A taxa mensal é de R$ 5 (cinco reais). Além disso, o setor conta com uma programação repleta de atividades pedagógicas, brincadeiras, oficinas, dança, música, contação de histórias, mediadas por estudantes de Pedagogia no horário da manhã e da tarde.

Pegue & Leve
6 e 27 8h às 17h
Ação voltada para a doação de livros e diversos materiais existentes em duplicatas no acervo da Biblioteca.

Sala de Jogos
Seg a Sex 8h30 às 16h30
Xadrez, damas, quebra-cabeça e jogos de memória.

Biblioteca Popular de Casa Amarela
Seg a Sex 8h às 17h
De acesso livre e adequada para promover o empréstimo do seu acervo a pessoas previamente cadastradas, a BPCA põe à disposição da população 14 mil publicações, entre livros didáticos, universitários, técnicos, teatro, poesia, crônicas, literatura infantil, biografias, clássicos da literatura brasileira e universal, jornais locais, jornais para concursos e revistas. A BPCA aproxima o diálogo social, conectando-a com o mundo virtual e contribuindo para a reciclagem e construção de novos aspectos socioculturais. Além disso, oferece palestras, oficinas e debates.

Pegue & Leve
Ação voltada para doação de livros aos leitores
13 e 29 8h às 17h

Biblioteca do Instituto Cervantes do Recife
Seg a Sex 10h às 13h; 14h às 20h
Sáb 9h às 13h
Na Biblioteca, é disponibilizado um grande acervo tanto textual como visual e de áudio da literatura espanhola e latino-americana. São obras de referência consideradas das mais importantes da história da Espanha. O acesso à internet, para estudos culturais, e às publicações é gratuito. A instituição possui mais de duzentos títulos de filmes espanhóis e latino-americanos em DVD, obras de literatura catalã, galega e basca, textos de teatro, poesias, dicionários, gerais e especializados, além de materiais para ensino de profissionais de negócios, turismo, medicina, direito, professores de espanhol, entre outros. Para empréstimos, é necessário fazer o cartão da Biblioteca.

Centro de Documentação e Pesquisa João Santiago
Casa do Carnaval
Ter a Sex 9h às 17h
A Casa do Carnaval dispõe, na maioria de seu acervo já digitalizado, de matérias de jornais publicadas na primeira metade do século XX, além de CDs e DVDs, documentários em mídia digital e VHS, LPs, vídeos de desfiles das agremiações carnavalescas, biografias, entrevistas, transcritas ou em áudio, elementos tridimensionais, fotografias, banners, entre outros documentos que o constituem. Oferecendo palestras, cursos e seminários voltados para questões de formação cultural, o espaço também oferece assessoria em relação a projetos culturais a todos que fomentam as manifestações culturais na cidade.

Biblioteca do Centro Cultural Manoel Lisboa
Seg a Sex 8h às 18h
O CCML é a única biblioteca pública do Norte/Nordeste a contar com a coleção completa das obras de Lênin, textos raros de José Martí, Fidel Castro, Marx, Engels, Stálin, Ho Chi Minh, Dimitrov, Carlos Marighela, Carlos Mariátegui, entre outros. A Biblioteca dispõe ainda de diversos títulos de Jorge Amado, Graciliano Ramos, Dostoiévski e vários outros romancistas. Promove a difusão do marxismo-leninismo, através da publicação de livros, jornais, além da promoção de cursos. O CCML também dispõe de um amplo acervo fotográfico, cinematográfico e bibliográfico (com mais de 10 mil títulos).

Biblioteca Multicultural Nascedouro
Seg a Sex 8h às 17h
Com o intuito de atender à comunidade em geral, incluindo especialmente crianças, adolescentes e jovens, a Biblioteca Multicultural Nascedouro participa ativamente da luta comunitária pela qualidade de vida. Sempre com atividades diversificadas, a Biblioteca tem como objetivo estimular e promover a leitura em suas múltiplas expressões, na comunidade e em bairros próximos, através do desenvolvimento de atividades pedagógicas e culturais, como oficinas de leitura e produção de texto, recitais de poesia, rodas de contação de histórias, exibições de vídeos e filmes e empréstimos de livros. Além disso, incentiva e orienta estudos e pesquisas escolares e extraescolares, dissemina informações de interesse comunitário e ainda oferece atividades educativas, culturais e políticas. Com acervo diversificado, possui livros de estudos históricos, religiosos e artísticos, de literatura infantil e infantojuvenil, entre outros.

Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
Seg a Sex 8h às 21h
Sáb 8h às 17h
Com o objetivo de desenvolver a capacidade crítica e criativa do indivíduo, a Biblioteca Pública do Estado dispõe, em seu acervo, de obras da Literatura nacional e internacional, gibis, livros didáticos, lançamentos recentes ou de edições limitadas, manuscritos, textos em Braille, coleções pernambucanas, entre outros, que são encontrados em seções nos três pisos do espaço. Os interessados podem acessar gratuitamente a internet através do wi-fi.

Biblioteca e Hemeroteca Italiana
Ter a Sex 9h às 21h
Sáb 9h às 13h
O espaço possui um grande acervo de livros, jornais e revistas italianas. Em seu horário de funcionamento, a Biblioteca do Instituto de Cultura Brasil Itália está aberta ao público gratuitamente.

Biblioteca Leitura nos Trilhos
Estação Central do Recife, bairro de São José
Seg a Sex 7h às 19h
A fim de promover a cultura e incutir o hábito da leitura entre os passageiros que vêm e vão todos os dias, na estação central do metrô, no Recife, foi criada essa biblioteca, através do projeto “Ler é Saber”. Leitura nos Trilhos é um espaço de leitura criado em parceria com o Instituto Brasil Leitor (IBL), o Metrorec e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), possuindo atualmente 13 unidades em terminais de ônibus, metrôs e trens de todo o País. Dentre as obras, estão psicografias, romances, best-sellers, literatura regional, nacional e estrangeira. Os mais variados autores compõem a biblioteca que dispõe de aproximadamente 2,4 mil exemplares, os quais também podem ser consultados por meio de um sistema de pesquisa automatizado. Para se cadastrar, é preciso levar identidade, CPF e comprovante de residência (com cópias), além de uma foto 3x4. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais. O usuário pode ficar com a obra por até 10 dias, podendo renovar três vezes.

Biblioteca Gilberto Freyre – Sesc Santo Amaro
Seg a Sex 9h às 20h
O espaço dá ênfase ao gênero literário e atende a diversos públicos, além de possuir livros didáticos e computadores para facilitar a pesquisa. Os leitores podem contar com o serviço de empréstimo das obras, mediante preenchimento de cadastro.

Biblioteca do Sesc Piedade
Seg 9h às 18h Ter a Sex 9h às 21h
Possui acervo de livros direcionados ao Ensino Médio.

Ações Culturais
6 a 31
Gratuito
Durante todo o mês, a Biblioteca José Mindlin, do Sesc Piedade, realiza atividades relativas à cultura nas suas dependências. De 6 a 31, será exposto um painel com informações das culturas e crendices brasileiras. Já no dia 22, às 15h, os pequenos poderão ouvir algumas histórias infantis. Para completar a programação, no mesmo horário, só que no dia 24, será realizada uma oficina de leitura com a temática do folclore.

Sesc Santa Rita
Oficina: Compartilhando Histórias de Leituras
7 a 10 9h às 12h
Gratuito
O Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira segue com sua programação anual, trabalhando a formação do leitor e do escritor, e promove a Oficina Compartilhando Histórias de Leituras, ministrada por Carminha Bandeira (PE). As inscrições podem ser feitas na unidade, no horário das 14h às 18h.

Meu Vizinho, o Escritor
8 15h
Gratuito
O projeto Meu Vizinho, o Escritor, visa ampliar as relações entre a literatura produzida em nosso meio e o público leitor. Mensalmente, o leitor participa de uma conversa informal com um escritor de Pernambuco ou de estados vizinhos, e assim pode conhecer seu processo de criação. Este mês, os convidados são Cyl Gallindo (PE) e Gerusa Leal (PE), e a provocação será feita por Nivaldo Tenório. O encontro será na Biblioteca Francisco Meirelles.

Sesc Santa Rita
A Barca dos Encantados
9 15h
Gratuito
O projeto, que acontece na Biblioteca Francisco Meirelles, pretende promover o encontro do público leitor e escritores, conversando a respeito da obra de autores que deixaram um legado literário. Em agosto, os convidados são os pernambucanos Ésio Rafael e Marcos Passos, que visitam o trabalho dos Irmãos Batista (Lourival, Dilmas e Otacílio).

Biblioteca do Instituto Ricardo Brennand
Ter a sáb, das 13h às 17h
Gratuito
2121 0367

A Biblioteca do Complexo Cultural, na Várzea, possui um valioso acervo com mais de 60 mil exemplares, com destaque para a história de um Brasil holandês do século XVII e preciosas edições de arte e de obras raras. Integra este acervo coleções especiais como as do pesquisador e historiador José Antônio Gonsalves de Melo, do sociólogo Gilberto Freyre, do agrônomo Gileno de Carli, do poeta português Fernando Pessoa, além de obras completas do jurista Rui Barbosa, coleção completa da Brasiliana, da Cia. Editora Nacional, produção musical brasileira dos pernambucanos Pe. Jaime Cavalcanti Diniz e Euclides Fonseca. No local, ainda existe uma rica documentação sobre desenvolvimento econômico, social e político do Brasil açucareiro, com atas de 1933 a 1989, do extinto Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SaGRAMA festeja sua trajetória recebendo convidados no show “Na trilha dos 30” no Teatro do Parque

Festival OLAR leva cinema gratuito a Carpina (PE), com exibições na praça e mostra online de latinos-americanos

4º Festival Eu Amo Café traz combos de cappuccino com doce em 33 cafeterias de PE