Editorial: Tempo de Lazer

Quando chega julho, a primeira ideia que nos vem à cabeça é: “chegou o tempo das férias, do lazer!” Talvez porque saudosamente nos lembremos do período das bancas escolares, dos colegas, dos professores... Mas, hoje, analisando as mazelas de um mundo acelerado e conflituoso, percebemos o quanto o lazer, o entretenimento, a alegria, o estar de “pernas pro ar” apenas alimentando o espírito e vivendo o que nos dê prazer, são fundamentais para a nossa saúde mental.

Na batalha do nosso cotidiano, muitas vezes nos esquecemos de que, às vezes, uma tarde numa exposição de artes visuais ou um bom espetáculo de teatro ou dança, um recital de música clássica ou até mesmo um bom bate-papo cultural, nos fazem ficar mais saudáveis e perceber que não foi preciso tomar nenhum “relaxante” para evitar o famigerado stress do mundo moderno. Daí porque, nesta edição de julho, pautamo-nos por vasculhar o universo infantojuvenil quando, ao entrevistarmos cinco crianças, pedimos para opinarem sobre o tal quesito férias.  

Para tanto, procuramos os novos espaços culturais da Cidade e pontuamos as grades de programação da Mostra Brasileira de Dança e o Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco. A ideia é corroborar o fato de que o Recife possui inúmeras opções para você, que não pôde viajar para outros lugares, e fazer com que suas folgas ou férias no Recife possam se tornar algo memorável e prazeroso.

Assim, acreditamos que valerá a pena você valorizar cada vez mais os nossos roteiros turístico-culturais. Basta apenas abandonar a ideia provinciana de que férias bacanas são aquelas que podem ser curtidas no exterior ou num lugar mais “civilizado”. Ora, é claro que, se houver possibilidades de conhecer o mundo, maravilha, mas quando o bolso e o tempo não o permitem, precisamos ser criativos e mergulhar com vontade nos encantamentos que o Recife nos oferece. Encantamentos este que, muitas vezes, estão muito perto de nós, bastando apenas ver com outros olhos a beleza que nos cerca.

Manoel Constantino
editor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii