Coletivo Angu promove a oficina "O ritmo é a cura" com uma das maiores percussionistas do mundo


O Coletivo Angu de Teatro promove nos dias 7 e 8 de julho, das 14h às 18h, a oficina “O ritmo é a cura”, com a italiana Alessandra Belloni, uma das maiores percussionistas do mundo. O oficina que será realizada no Espaço Coletivo localizado na rua Tomazina é destinada a pessoas de qualquer idade, com ou sem conhecimento de música, que estejam interessadas em desenvolver um trabalho musical aliado a espiritualidade. Informações pelos telefones 3224-1482 / 9735-4241 e pelos emails  infos.angu@gmail.com ou eventos.coletivoangu@gmail.com.  O investimento para oficina é de 250 reais.
 
A oficina para 25 pessoas apresenta aos participantes a riqueza dos ritmos e danças tradicionais do sul da Itália, perpetuados através da Tarantela, forma arcaica de música, dança e terapia usada como cura para a mítica picada da tarântula. São danças italianas antigas como a DANZA DI SAN ROCCO originária da Calábria que foi extensamente praticada para liberar o medo avassalador da morte durante a Idade Média. devido a peste negra. Alessandra Belloni é figura central nos festivais de música e percussão do mundo. Nascida em Roma e radicada em Nova York, ela tem se dedicado a preservar as ricas tradições de sua cultura e é designer da empresa REMO da serie de pandeiros italianos.

Italiana e radicada em Nova York onde dirige o grupo Catedral St. John The Divine de Nova York, Alessandra Belloni começou sua carreira atuando ainda adolescente com a famosa atriz Anna Magnani e trabalhou em filmes com o diretor Federico Fellini, Paul Mazursky e Francis Coppola. Com sua companhia, ela tem sido destaque em PBS, Worldbeat CNN e um documentário da National Geographic sobre Aranhas reencenando a tarantella autêntica.

Conteúdo da oficina
• TAMMORRIATA - Esta é uma dança sensual de Nápoles dançada com castanholas ao ritmo do tambor grande chamado Tammorra. A dança era realizada durante os rituais em honra a Madonna Negra, originários dos ritos antigos para a deusa Cibele.
• TARANTATA PIZZICA - O ritmo de 6/8 da Pizzica é tocado com
tambores de tamanho médio e acompanhado de dança e música. Essa dança era realizada como um ritual de exorcismo, que produzia um estado de transe que curava as pessoas (principalmente mulheres) que tinham desequilíbrios ou desordens mentais.
• RITMO E DANZA DI SAN ROCCO - Esta dança, originária da Calábria foi extensamente praticada durante a Idade Média. Era dançada durante o tempo da Peste Negra para ajudar as pessoas a liberar o medo avassalador de morte. Devido aos movimentos indutores de transe e fiação incessantes, muitas pessoas entram em estado de êxtase durante esta dança, que tem uma leve semelhança com a cerimônia dos Dervixes Giradores (Mevlevi) da Turquia.
• TARANTELLA ALLA MONTEMARANESE - Uma dança divertida no
estilo Carnevale em honra a Baco, deus do vinho e do êxtase, a Tarantella alla Montemaranese é dançada em círculo com um ritmo 6/8 muito sincopado, com os pandeiros e castanholas.

Serviço:
Oficina “O ritmo é a cura” com uma das maiores percussionistas do mundo Alessandra Belloni
Quando/Onde/Hora: dias 7 e 8 de julho, no Espaço Coletivo, localizado na Rua Tomazina, 199, Bairro do Recife, das 14h às 18h.
Informações e inscrições pelos fones 81 3224-1482 / 81 9735-4241 e pelos e-mails  infos.angu@gmail.com ou eventos.coletivoangu@gmail.com.  O investimento para oficina é de 250 reais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas