A arte de contar histórias em evento especial no Recife
Crianças e todos aqueles que trabalham com crianças e amam histórias infantis agora terão um festival para ouvir e aprender mais. "Conte Outra Vez" é o nome do evento que será realizado pela primeira vez no Recife, entre os dias 21 e 25 de março, trazendo artistas, arte-educadores e companhias especializadas. Com realização do grupo O Tapete Voador e incentivo cultural do FUNCULTURA, da Secretaria de Cultura de Pernambuco, o "Conte Outra Vez" possui ainda apoio da Prefeitura do Recife, Secretaria de Educação de Pernambuco, IMIP, Centro Cultural Correios, OAF e Livraria Jaqueira.
O festival "Conte Outra Vez" vem trazendo gente de diversas partes do país com diferentes experiências e histórias que serão compartilhadas com crianças e adultos. O IMIP, o Centro Cultural Correios, a OAF - Organização de Auxílio Fraterno e a Livraria Jaqueira sediam as atividades do festival em uma programação que começa pela manhã e se estende até o final da tarde.
A arte de contar histórias é uma prática que teve seu início através da tradição oral desde os primórdios da humanidade. No Oriente Médio, esta cultura de contação de histórias ficou registrada na famosa obra "As mil e uma noites", em que Sherazade narrava histórias fantásticas para os sultões e seus súditos. Ao longo do tempo, viu-se que esta arte vai além do simples passatempo, ampliando o universo literário das pessoas e despertando o interesse das crianças pela leitura.
O grupo O Tapete Voador, responsável pela criação do evento, é formado pelas contadoras Camila Puntel e Roma Júlia, além de um músico convidado especial. Camila, formada em Letras e Pós-graduada em Psicopedagogia, conheceu o encanto da contação de histórias através de um estágio feito na clínica infantil Prontobaby no Rio de Janeiro, onde realizava sessões de contação para crianças internadas. Atualmente, estuda canto lírico e teatro, mas sua paixão mesmo está na arte de cantar e contar histórias. Roma Júlia é uma artista vinculada aos diversos campos das artes cênicas e educação social infantil. Desde 2005 vem atuando em áreas de risco social nas cidades de Camaragibe, Recife e Paulista. Hoje em dia no grupo O Tapete Voador, ela empresta seu talento nas artes para o mundo das contações de histórias.
Programação - Os dois primeiros dias do evento acontecem no Teatro do IMIP, trazendo diversos momentos na programação, com atividades que envolvem a narração de contos e espetáculos com temáticas diversas. Entre os participantes estão a companhia Tapetes Contadores de Histórias (RJ), a trupe pernambucana As Fadas Magrinhas e a Cia Conto em Cantos (SP). A companhia paulista também vai oferecer oficinas para crianças na sede da OAF nestes mesmos dias.
Na sexta-feira (23/03), a programação do "Conte Outra Vez" passa a acontecer no Centro Cultural Correios, começando com uma oficina pela manhã onde a artista paulistana Irene Tanabe ensinará a contar histórias através da técnica de origamis. À tarde, acontecem três palestras, sendo a primeira com o grupo pernambucano Zumbaiar, a segunda conta com a participação dos cariocas do Tapetes Contadores de Histórias com o tema "Textos e têxteis". Logo depois tem início a palestra "A arte de contar histórias no Século XXI" com a escritora e pesquisadora sobre literatura oral e infanto-juvenil Cléo Busatto.
O penúltimo dia do "Conte Outra Vez" vem com uma minimaratona de contação na Livraria Jaqueira a partir das 09h da manhã com a companhia O Tapete Voador e arte-educadores convidados. Às 14h, Os Tapetes Contadores de Histórias, Irene Tenabe e Verônica fazem uma tarde de contação para crianças.
O encerramento acontece no domingo novamente no Teatro do IMIP, contando com a presença da cantora e contadora de histórias Bia Bedran. Ela vem apresentar no "Conte Outra Vez" o espetáculo "Cabeça de vento", um passeio pelo universo sonoro numa linguagem cênica que contempla a literatura, a poesia e a ludicidade, com seu jeito singular de envolver adultos e crianças.
Mais informações: http://otapetevoador.com.br/
FESTIVAL “CONTE OUTRA VEZ”
(21 a 25 de Março de 2012)
Teatro do IMIP
21|03 10h às 12h
Formosos Monstros (Cléo Busatto, PR)
Intervalo Poético (Adélia do Grupo Zumbaiar, PE)
Chapeuzinho Amarelo (Carol Levy, PE)
Show musical (As Fadas Magrinhas, PE)
14h às 19h
O Rei que ficou cego (Os Tapetes Contadores de Histórias, RJ)
Momento Poético (Adélia do Grupo Zumbaiar, PE)
Parlendas e Travalínguas ( Crianças da OAF, PE)
22|03 10h às 12h
Parlendas e Travalínguas (Crianças da OAF, PE)
Intervalo poético ( Conceição do Grupo Zumbaiar, PE) *poesia serena*
Encantos Reais (Cia. Conto em Cantos, SP)
14h às 16h
Contos do meio ambiente (Cia. Conto em Cantos, SP)
Intervalo Poético (Conceição do Grupo Zumbaiar, PE)
A Pérola Fosforescente- Conto Chinês (O Tapete Voador, PE)
17h as 19h
Palestra para educadores com a Prof. E Palestrante Cered Murad (MA)
Centro Cultural Correios
23|03 9h às 13h
Oficina de Histórias em origamis (Irene Tanabe, SP)
13h às 19h
Palestra: Novelo história (Grupo Zumbaiar, PE)
Palestra: textos e têxteis ( Os Tapetes Contadores de Histórias, RJ)
Palestra tema: “A arte de contar história no século XXI” (Cléo Busatto, PR)
Livraria Jaqueira
24|03 9h às 11h
Os Cinco Gatos Mágicos (Tapete Voador)
Hora do conto (Verônica, PE)
14h às 18:30h
É verdade ou mentira? (Os Tapetes Contadores de Histórias, RJ)
Contos com Origamis (Irene Tanabe, SP)
Hora do Conto (Verônica, PE)
O mundo tem lugar à beça (Os Tapetes Contadores de Histórias, RJ)
Teatro do IMIP
25|03 16h
Show “Cabeça de Vento” (Bia Bedran, RJ)
Oficinas para crianças:
OAF
21|03 13h às 14h
Varal de histórias (Cia Conto em Cantos, SP)
22|03 9h às 10h
Histórias e brincadeiras cantadas (Cia Conto em Cantos, SP)
Comentários
Postar um comentário