Podcast Criar e Realizar ensina, na prática, como elaborar e gerir projetos culturais

Com uma proposta formativa direta, acessível e conectada à realidade do setor cultural, o projeto Criar e Realizar aposta no formato de podcast como ferramenta estratégica para capacitar agentes culturais em todas as etapas da elaboração, gestão e execução de projetos. Idealizado e proposto pela produtora cultural Dora Dimenstein, a iniciativa transforma anos de experiência profissional em conteúdo educativo, democrático e alinhado às políticas públicas de cultura.

 

O Criar e Realizar integra projeto cultural aprovado no Edital de Chamamento Público 005/2024, no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc, com execução no município de Jaboatão dos Guararapes. A ação tem como objetivo estimular e qualificar produtores, artistas e agentes culturais locais e de outras regiões do país, fortalecendo práticas profissionais no desenvolvimento, gestão e difusão de ações culturais.

Ao longo dos episódios, o público acompanha verdadeiras oficinas em áudio que percorrem todo o ciclo de um projeto cultural — do processo criativo à execução. Os conteúdos abordam desde a formatação da ideia, elaboração de textos claros e objetivos, definição de equipe técnica, planejamento e coordenação de ações, até estratégias de divulgação, supervisão de resultados e definição de público-alvo.

O podcast também se aprofunda em decisões estratégicas fundamentais, como a escolha do local de realização, a incorporação de recursos de acessibilidade, a definição do produto cultural final e, ponto central para a sustentabilidade das iniciativas, a correta prestação de contas — etapa decisiva em projetos financiados por editais públicos.



São cinco episódios do projeto Criar e Realizar que já estão disponíveis gratuitamente no canal da proponente no YouTube, reunindo conteúdos estratégicos para quem atua ou deseja atuar na produção cultural. A série aborda desde a elaboração de projetos culturais e criativos, passando por dicas práticas sobre editais e leis de incentivo, técnicas de modelagem de projetos com a ferramenta 5W2H e organização de formulários, até reflexões sobre a importância dos profissionais na execução dos projetos.

Não é à toa que cada episódio conta com a participação de convidados de diferentes áreas da cultura, que compartilham suas trajetórias e experiências práticas na produção cultural, ampliando o repertório técnico dos ouvintes e inspirando novos realizadores a estruturar projetos mais consistentes e viáveis. Desta forma, integram esses bate-papos a produtora Ana Maria Silva, Chefe de Infraestrutura do Museu Da Cidade do Recife no Forte das Cinco Pontas, a jornalista Ivelise Buarque (que atua há 30 anos com divulgação de projetos e empreendimentos artísticos e culturais  como Instituto Ricardo Brennand) e a cineasta Taciana Oliveira que também atua como produtora cultural e diretora do selo editorial Mirada na Janela.

Como compromisso com a inclusão e o direito à informação, o Criar e Realizar garante acessibilidade por meio da presença de intérprete de Libras, reafirmando a formação cultural como um direito de todos e ampliando o alcance do conteúdo para pessoas surdas. Por isso, o projeto se consolida como uma ação formativa contemporânea, conectada às demandas reais do setor cultural brasileiro, contribuindo para a profissionalização, a autonomia dos agentes culturais e o fortalecimento do ecossistema criativo, no canal do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=K0nWFprjR5E.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O poeta Luiz Alves Jr. lança em fevereiro seu novo livro de poemas

Entre fuga e resistência, Pedras, Flor e Espinho – O Musical chega ao Janeiro de Grandes Espetáculos 2026

Teatro Arraial recebe espetáculos do Ciclo Iluminuras, ligado à Rede de Atenção Psicossocial do Recife