“Cáritas em Folia” estreia quinta-feira no Carnaval recifense


O bloco “Cáritas em Folia” – Ano I estreia nesta quinta-feira (12) no Carnaval do Recife, em um ano simbólico para a instituição. Em novembro, a Cáritas Brasileira completa 70 anos. Além disso, neste ano, o Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo, presta homenagem a Dom Helder Camara, patrono e fundador da rede Cáritas no Brasil.

A troça faz sua concentração em frente à sede da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, localizada na Rua Monte Castelo, 176, Boa Vista, de onde segue em direção à Ponte Duarte Coelho, onde está a escultura do galo gigante - o “Galo Folião Fraterno”.

A programação contará com orquestra, muita animação e a presença simbólica do próprio Dom Helder, representado por seu boneco gigante.
“Dom Helder sempre defendeu e valorizou o Carnaval. Para ele, a festa representava a alegria popular, uma das raras alegrias que restavam para o nosso povo. Para nós, o Carnaval é também um espaço privilegiado para denunciar as mazelas do mundo e celebrar, com alegria, a esperança”, afirma Neilda Pereira, secretária regional da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2.

A Cáritas é uma rede internacional presente em mais de 170 países, nos cinco continentes. No Brasil, atua desde 1956, reunindo 13 regionais, quatro articulações e 198 entidades-membro. Trata-se de uma ampla rede mobilizada por voluntários(as) e agentes Cáritas, com ações em áreas como Economia Popular e Solidária; Segurança Alimentar e Nutricional; Convivência com os Biomas; Infância e Juventudes; Meio Ambiente Gestão de Riscos e Emergências.

A concentração começa às 14h, na quinta-feira (12). A troça promete reunir todas e todos que lutam pela construção de uma sociedade do Bem Viver, mais justa e solidária. Como dizia Dom Helder. “Brinque, meu povo querido! É verdade que na quarta-feira a luta recomeça, mas ao menos se pôs um pouco de sonho na realidade dura da vida!”

SERVIÇO:
Troça “Cáritas em Folia” – Ano I
Data: Quinta-feira, 12 de fevereiro
Concentração: A partir das 15h, na sede da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2
(Rua Monte Castelo, 176, Boa Vista – Recife)
Percurso: Pela Boa Vista até a Ponte Duarte Coelho, para homenagear o “Galo Folião Fraterno”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carnaval do Recife 2026 espalha música, cultura e folia por diversos bairros da cidade

Grupo Pipoquinha inicia atividades do ponto de cultura

Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco lança Dashboard da Lei Rouanet – Recorte Pernambuco