Com ilustrações em bico de pena, Laos faz 1ª mostra; em cartaz no Recife e o tema é a reconexão e afirmação cultural afro-brasileira

Arte por Marcos Haas

 “Da Próxima Vez, o Fogo!”: exposição está aberta de 20 de janeiro a 15 de março, no Cais do Sertão (Bairro do Recife); abertura ocorre das 16h às 19h, com uma visita guiada às 18h sendo feita pelo artista pernambucano


O artista visual Laos, da comunidade Brasília Teimosa (Recife/PE), estreia a exposição “Da Próxima Vez, o Fogo!”, com 36 ilustrações em nanquim bico de pena. A mostra entra em cartaz na galeria Espaço Cactus, exatamente no térreo do Cais do Sertão (Bairro do Recife), no dia 20 de janeiro (terça-feira), das 16h às 19h, e permanece no local até 15 de março deste ano. Durante a abertura, o próprio autor realiza uma visita guiada para o público, às 18h. A entrada é gratuita. 


As obras autorais de arte da exposição trazem como referência o imaginário ancestral afro-brasileiro, mostrando a identidade negra, preservando memórias coletivas e destacando suas riquezas enquanto povo. A curadoria é assinada pela produtora cultural pernambucana Isabela Reis, com produção e comunicação da Afinco Produções (PE). Praticamente todas as obras são em preto e branco. Do total delas, três têm um fundo aquarelado. 


“Inspirada no livro ‘Da Próxima Vez, O Fogo’ (1963), de James Baldwin, a exposição também é pensada como gesto de reconexão e afirmação cultural, sobretudo porque as obras surgem de vivências pessoais de um homem negro periférico. Coletivamente, são símbolos, rostos e ritos que atravessam o tempo e o corpo”, declara Laos, que realiza a primeira exposição da carreira. 


Vale dizer que a mostra fica aberta para visitação durante quase dois meses, nos horários e dias de funcionamento do Cais do Sertão: 10h às 16h (de terça-feira a sexta-feira); 13h às 18h (sábado e domingo); e toda última quinta-feira do mês as atividades são estendidas das 10h às 20h. “Da Próxima Vez, o Fogo!” tem o incentivo público, com financiamento do edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Governo do Estado de Pernambuco, Fundarpe e Secretaria de Cultura (Secult-PE), além da parceria da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco) e do Cais do Sertão. 


Laércio Eduardo Nascimento, popularmente conhecido como Laos, também é ilustrador, tatuador e artesão. A sua arte pernambucana é feita a mão. Ao mesmo tempo, esse saber é um repasse do seu pai, que é sapateiro. Além do fato de aprender com a própria família, compartilhadora de conhecimento, experimenta técnicas manuais de desenho e dialoga com a tecnologia e suas mudanças e adaptações. 


Laos destaca a pulsação poética e política da exposição, ampliando o sentido de liberdade e resistência presente nos traços. Essa vibração tem relação com o gênero musical jazz. "Pharoah Sanders (saxofonista), Alice Coltrane (pianista), John Coltrane (saxofonista e compositor) e os diálogos com a musicalidade de matriz afro-diaspórica são inspirações para o processo criativo do fazer das obras”, acrescenta. 


As obras e produções artístico-culturais da autoria do recifense Laos reúnem ancestralidade, materialidade do corpo e resistência cultural como estudo e pautas principais, entre ilustração, pintura, gravura, instalações e colaborações no cinema. 


Exposição “Da Próxima Vez, o Fogo!”


Abertura: 20 de janeiro de 2026 (terça-feira), das 16h às 19h


Em cartaz: até 15 de março de 2026 


Local: galeria Espaço Cactus (térreo do Cais do Sertão - endereço: Avenida Alfredo Lisboa, 

Bairro do Recife, Armazém 10) 


Entrada: gratuita


Horário de funcionamento do Cais do Sertão: 10h às 16h (de terça-feira a sexta-feira); 

13h às 18h (sábado e domingo); toda última quinta-feira do mês o horário é estendido das 10h às 20h


Ficha técnica


Artista: Laos 

Curadoria: Isabela Reis

Produção e comunicação: Afinco Produções

Arte de divulgação/cartaz: Marcos Haas

Assessoria de imprensa: Daniel Lima

Incentivo público: financiamento do edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Governo do Estado de Pernambuco, Fundarpe e Secretaria de Cultura (Secult-PE)

Parceria: Empetur e Cais do Sertão



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programação de Carnaval do RioMar Recife conta com shows gratuitos para animar foliões de todas as idades

Teatro de Santa Isabel recebe o espetáculo “Umana” nesta sexta-feira (17)