ONG Gestos e Som na Rural percorrem RMR com festa e rodas de diálogo sobre prevenção sexual para jovens

Som na Rural |Foto Nilton Pereira 

O projeto gratuito “Bora Combinar na Praça”, da ONG Gestos — Soropositividade, Comunicação e Gênero, está de volta. Com a presença do 
Som na Rural e da DJ Kananda P.X, a iniciativa, pensada especialmente para jovens e adolescentes, vai percorrer quatro locais da Região Metropolitana do Recife (RMR), entre outubro e novembro. 

Com muita música e cultura, o “Bora Combinar na Praça” levará informações sobre prevenção combinada ao HIV/AIDS, sífilis, hepatites e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), direitos sexuais e reprodutivos, além de distribuição de camisinhas, lubrificantes e materiais informativos. 


A primeira parada será nesta sexta-feira (24), na Praça da Várzea, no Recife, das 18h às 20h30. Até o fim do próximo mês, o “Bora Combinar na Praça” passará por Camaragibe, Paulista e Jaboatão.


No Brasil, 125 mil jovens já vivem com HIV. Segundo dados do Boletim Epidemiológico de HIV e Aids 2024, do Ministério da Saúde, a faixa etária com mais casos de infecção pelo HIV em 2023 (37,1%) é a de 20 a 29 anos de idade, sendo que, no sexo masculino, a mesma faixa etária concentra 41% dos casos.


Kananda PX é DJ, produtora cultural e comunicadora, cria da periferia de Peixinhos, em Olinda. Seus sets misturam hip hop, funk, brega e música afro-brasileira, com destaque para produções de mulheres negras e da cultura popular das periferias.

A realização do projeto é da Gestos com o apoio da Federação Internacional de Planejamento Familiar (IPPF). 


PREVENÇÃO COMBINADA — Até pouco tempo atrás, a camisinha era a única forma de se proteger do vírus HIV. Mas, com o passar dos anos, a medicina e a farmacologia deram um salto. Hoje temos à nossa disposição uma série de tecnologias e estratégias de prevenção que, quando combinadas, garantem uma vida sexual ativa, prazerosa e 100% segura contra o HIV, independente da idade.


A prevenção combinada ao HIV permite unir diferentes métodos e estratégias para se proteger. Cada pessoa pode adotar os métodos e as estratégias que mais combinam com as suas próprias práticas sexuais. Algumas dessas tecnologias são: Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), Profilaxia Pós-Exposição (PEP), testagem regular, camisinha, lubrificante à base de água e redução de danos no uso de álcool e outras drogas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira Criativa Romã realiza edição especial Dia das Crianças no Ecoparque das Paineiras neste sábado (18)

16º Festival de Cinema de Triunfo divulga edital para inscrições de filmes

Governo de Pernambuco abre inscrições para os Ciclos Carnavalesco e Junino de Pernambuco 2026 (CAJU)