ONG Gestos e Som na Rural percorrem RMR com festa e rodas de diálogo sobre prevenção sexual para jovens

Som na Rural |Foto Nilton Pereira
O projeto gratuito “Bora Combinar na Praça”, da ONG Gestos — Soropositividade, Comunicação e Gênero, está de volta. Com a presença do Som na Rural e da DJ Kananda P.X, a iniciativa, pensada especialmente para jovens e adolescentes, vai percorrer quatro locais da Região Metropolitana do Recife (RMR), entre outubro e novembro.
Com muita música e cultura, o “Bora Combinar na Praça” levará informações sobre prevenção combinada ao HIV/AIDS, sífilis, hepatites e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), direitos sexuais e reprodutivos, além de distribuição de camisinhas, lubrificantes e materiais informativos.
A primeira parada será nesta sexta-feira (24), na Praça da Várzea, no Recife, das 18h às 20h30. Até o fim do próximo mês, o “Bora Combinar na Praça” passará por Camaragibe, Paulista e Jaboatão.
No Brasil, 125 mil jovens já vivem com HIV. Segundo dados do Boletim Epidemiológico de HIV e Aids 2024, do Ministério da Saúde, a faixa etária com mais casos de infecção pelo HIV em 2023 (37,1%) é a de 20 a 29 anos de idade, sendo que, no sexo masculino, a mesma faixa etária concentra 41% dos casos.
Kananda PX é DJ, produtora cultural e comunicadora, cria da periferia de Peixinhos, em Olinda. Seus sets misturam hip hop, funk, brega e música afro-brasileira, com destaque para produções de mulheres negras e da cultura popular das periferias.
A realização do projeto é da Gestos com o apoio da Federação Internacional de Planejamento Familiar (IPPF).
PREVENÇÃO COMBINADA — Até pouco tempo atrás, a camisinha era a única forma de se proteger do vírus HIV. Mas, com o passar dos anos, a medicina e a farmacologia deram um salto. Hoje temos à nossa disposição uma série de tecnologias e estratégias de prevenção que, quando combinadas, garantem uma vida sexual ativa, prazerosa e 100% segura contra o HIV, independente da idade.
A prevenção combinada ao HIV permite unir diferentes métodos e estratégias para se proteger. Cada pessoa pode adotar os métodos e as estratégias que mais combinam com as suas próprias práticas sexuais. Algumas dessas tecnologias são: Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), Profilaxia Pós-Exposição (PEP), testagem regular, camisinha, lubrificante à base de água e redução de danos no uso de álcool e outras drogas.
Comentários
Postar um comentário