DOUTORES DA ALEGRIA LANÇA LIVRO DE CONTOS COM APRESENTAÇÃO DE ESPETÁCULO

Lançamento será neste 11 de outubro, às 15h, na Livraria do Jardim, e contará com apresentação especial

Palhaços, médicos besteirologistas, e agora escritores! Os Doutores da Alegria vão lançar o livro Coletânea Conta Causos – Volume 1, que reúne 13 contos escritos pelos artistas do elenco pernambucano. Será no dia 11 de outubro, às 15h, na Livraria do Jardim, no bairro da Boa Vista. No lançamento, os palhaços vão comemorar a publicação do livro, os 22 anos de atuação dos Doutores da Alegria nos hospitais da capital pernambucana e o Dia das Crianças com a apresentação do espetáculo Conta Causos. A peça traz histórias de hospital, algumas narradas no livro e outras inéditas, músicas e brincadeiras de palhaços. A apresentação é gratuita. O livro custa R$ 63.

No livro Coletânea Conta Causos, as histórias contam de forma poética o cotidiano dos palhaços nos hospitais e os encontros com crianças, seus acompanhantes e profissionais de saúde, misturando ficção e realidade.

“O palhaço enxerga o mundo e as relações de uma forma muito particular. Nos hospitais, uma das nossas intenções é resgatar o lado saudável da criança, a brincadeira, mesmo diante da situação de vulnerabilidade da internação”, conta Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria e organizador do livro ao lado de Luciano Pontes, palhaço e diretor de formação dos Doutores da Alegria.

Os contos passeiam por temas como tempo, vida e morte e o universo lúdico da criança e são marcados pela fantasia e pela poesia. Uma versão anterior do livro foi lançada em 2022, mas teve poucos exemplares físicos impressos, que foram entregues aos hospitais parceiros do grupo.

A publicação, remodelada e disponível agora para um público mais amplo, é uma forma de alcançar a sociedade, mostrando a importância do trabalho dos Doutores da Alegria de forma lúdica por meio da literatura.

As ilustrações do livro são da aquarelista Simone Mendes e subvertem a imagem tradicional do palhaço. Os traços delicados e os desenhos em tons pastéis revelam um elemento que se repete, embora ressignificado: o nariz vermelho do palhaço. Por exemplo: e se o nariz vermelho for um nariz de peixe? Ou for o sol?

O prefácio da publicação é do médico e escritor Ronaldo Correia de Brito e a apresentação de Ronaldo Aguiar, ator e palhaço dos Doutores da Alegria.

Acessibilidade - Além da versão física do livro, há ainda uma versão digital, que conta com recursos de acessibilidade: estão disponíveis a audiodescrição de todas as ilustrações e a tradução/interpretação em Libras dos contos e demais textos que compõem o livro.

O projeto de acessibilidade foi conduzido pela VouSer Acessibilidade: Andreza Nóbrega e Thiago Cerejeira foram os roteiristas da audiodescrição e Andreza narrou os vídeos; e Efraim Canuto fez a tradução/interpretação em Libras dos contos narrados pelos artistas-autores dos textos.

A publicação com recursos de acessibilidades está disponível gratuitamente no site dos Doutores da Alegria (contacausos.doutoresdaalegria.org.br).

Participam desta edição do Conta Causos: Dra. Baju (Juliana de Almeida), Dr. Dud Grud (Eduardo Filho), Dr. Gonda (Tiago Gondim), Dr. Micolino (Marcelino Dias), Dra. MonaLisa (Greyce Braga), Dra. Muskyta (Olga Ferrario), Dra. Nana (Ana Flávia) e Dr. Wago Ninguém (Wagner Montenegro). A direção é de Arilson Lopes e a produção de Nice Vasconcelos.

SERVIÇO:

Lançamento do livro Coletânea Conta Causos – Volume 1, dos Doutores da Alegria, com a apresentação do espetáculo Conta Causos

Quando: 11 de outubro, sábado, às 15h

Onde: Livraria do Jardim (Rua Manoel Borba, 292, Boa Vista)

Preço do livro: R$ 63. O espetáculo é gratuito.

Publicação com recursos de acessibilidade: contacausos.doutoresdaalegria.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espaço Conecta Elas: Inscrições começam nesta sexta (10) para ações gratuitas no Rec’n’Play

Lalu Live 15 traz a magia da Disney e o ritmo contagiante dos anos 80 para o Teatro Barreto Júnior nesta sexta (10)

Programação de outubro celebra a pluralidade nos equipamentos culturais geridos pelo Governo de Pernambuco