Festival Cena CumpliCidades encerra sua 18ª edição com temporada especial da Focus Cia de Dança

Focus - Carlota - Crédito Cristina Granato

 Expoente da dança contemporânea, companhia carioca apresenta três espetáculos inéditos e gratuitos no Recife, de 24 a 28 de setembro


Após encher os palcos com 30 sessões de 23 espetáculos oriundos de três países, o 18º Festival Internacional Cena CumpliCidades entra em sua semana de despedida com uma programação inédita e gratuita, oferecendo aos recifenses o melhor da dança contemporânea nacional. Uma das mais respeitadas companhias de dança do País, a Focus Cia de Dança (RJ) celebra seus 25 anos de carreira com três espetáculos de seu internacionalmente aplaudido repertório. 


Dia 24 de setembro, no Centro de Artes da Universidade Federal de Pernambuco, às 19h, ocorre a performance “Trupe”, que evoca o artista em sua eterna travessia até onde o povo está. Dia 26 de setembro, o Teatro Luiz Mendonça sobe a cortina para “De Bach a Nirvana”, em que a música erudita e o rock servem poesia e vigor com música ao vivo. No dia 27, no mesmo palco do Teatro Luiz Mendonça, a plateia vai ao encontro de “Carlota – Focus Dança Piazzolla”, vigoroso e poético tributo ao tango através da dança contemporânea. Fechando a série, haverá uma segunda sessão de “Trupe”, dia 28, às 11h30, no Parque da Jaqueira.


A “Circulação Petrobras Focus 25 anos” é realizada por meio do patrocínio exclusivo da Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em 2025, Pernambuco inaugura o projeto no Nordeste. Mais de 50 mil pessoas já participaram como espectadores da turnê este ano. 


Em “De Bach a Nirvana”, os dez bailarinos dançam interagindo com a arquitetura do palco e com o quinteto de cordas que se apresenta ao vivo. Johann Sebastian Bach (1685-1750), maior nome da música barroca, e a célebre banda de rock Nirvana, de Kurt Cobain (1967-1994), inspiram Alex Neoral, diretor artístico e coreógrafo que há mais de três décadas dedica-se exclusivamente ao ofício da arte. Atualmente, além da Focus Cia de Dança, está na direção da Comissão de Frente da G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel. As duas pontas do tempo encontram conexão através do quinteto de cordas formado por Katia Baloussier (piano), Nikolay Sapoundjiev (violino), além de Daniel Silva (violoncelos) e dois músicos locais convidados.


“Carlota – Focus Dança Piazzolla”, de 2023, criada para homenagear as mestras de Neoral, especialmente Carlota Portella (1940-2024), é sucesso de crítica e público desde sua estreia em 2023, no Sesc Copacabana, RJ. São 11 os tangos do bandoneonista Astor Piazzolla presentes na montagem que reconfigura as matrizes do ritmo para a dança contemporânea. Além de Carlota, as mestras Regina Sauer, Giselle Tápias e Déborah Colker, bem como suas influências no artista Alex Neoral, estão em cena. “Carlota – Focus Dança Piazzolla” celebra o corpo como obra de arte suprema. 


“Trupe” é uma homenagem aos artistas mambembes que carregam em suas jornadas por toda parte desde tempos imemoriais. “‘Trupe’ acontece em forma de um cortejo, em que as pessoas são surpreendidas quando estão passando pelo lugar. A ideia é modificar a paisagem ao redor e os próprios sentidos do espectador”, propõe o diretor. A performance tem duração de 35 minutos, tempo em que dez bailarinos percorrem 150 metros de distância: o grupo se desloca coletivamente apresentando a coreografia até um ponto específico do parque onde se intensifica a movimentação em cena. A performance foi apresentada na Espanha, em Madri, em 2023, quando a companhia foi convidada do Festival Hola Rio. Antes, no Canadá, integrou a programação do Festival Quartiers Danses, em Montreal.  


FESTIVAL - Realizado pela Associação Cultural Artistas Integrados, o Cena CumpliCidades conta com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco; apoio cultural da Temporada França-Brasil 2025, Aliança Francesa, Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Cultura e Laboratório de Extensão e Ensino de Dança da UFPE (LEED); e cooperação do Cena Expandida e Festival Internacional Cena Noronha.



SERVIÇO

18º Festival Internacional Cena CumpliCidades

De 4 a 28 de setembro de 2025

Informações: @ccumplicidades



PROGRAMAÇÃO:

Focus Cia de Dança em:


“Trupe”

Dia 24 de setembro, às 19h

Centro de Artes da UFPE – Cidade Universitária

Acesso gratuito

Classificação: Livre | Duração: 35 minutos 


“De Bach a Nirvana”

Dia 26 de setembro, às 20h

Teatro Luiz Mendonça: Parque Dona Lindu, Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem, Recife

Ingresso: gratuito. Retirar bilhete através do link https://teatroluizmendonca.byinti.com/#/event/de-bach-a-nirvana

Classificação: Livre | Duração: 90 minutos 


“Carlota – Focus Dança Piazzolla”

Dia 27 de setembro, às 20h

Teatro Luiz Mendonça: Parque Dona Lindu, Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem, Recife

Ingresso: gratuito. Retirar bilhete através do link

https://teatroluizmendonca.byinti.com/#/event/carlota-focus-danca-piazzolla

Classificação: 12 anos | Duração: 75 minutos


“Trupe”

Dia 28 de setembro, às 11h30

Parque da Jaqueira – Av. Rui Barbosa, s/n, Graças, Recife 

Acesso gratuito

Classificação: Livre | Duração: 35 minutos 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recifest 2025 inicia exibições nesta segunda (22) com programação diversificada e recorde de inscrições

Oficina gratuita de iluminação cênica e dança com inscrições abertas em Caruaru