Chão de Folhas abre seleção de elenco para criação de espetáculo de dança, teatro e performance; Inscreva-se

 

A arte é da autoria do artista pernambucano Diego Mancha Negra


30 pessoas são contempladas para participar de dez vivências criativas no Recife realizadas por artistas pernambucanas, em outubro, com o objetivo de criar espetáculo inédito para duas apresentações em dezembro, no Teatro Hermilo Borba Filho


A criação do espetáculo pernambucano “Chão de Folhas: a dança dos territórios em confluência” é fruto de dez vivências criativas que, coletivamente, celebram e estudam caminhos de confluência entre ritmos da cultura popular, movimento pélvico e consciente do Twerk e poder de cura das plantas medicinais que nascem no próprio território. A direção executiva é assinada por Briê Silva e Júlia Lucas fica à frente da produção executiva, juntamente com Monique Xavier na assistência de produção executiva. 


A chamada de elenco contempla 30 artistas da dança, teatro e performance, com 18 a 60 anos de idade, com destaque para pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+. Dez vagas são exclusivas para estudantes do curso de dança da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e cinco vagas para artistas com deficiência auditiva. Além do mais, artistas das periferias são prioridade para compor o elenco. O prazo para inscrição — gratuita — é até o dia 14 de setembro. Já o resultado com a lista de pessoas selecionadas sai no dia 20/09, no perfil oficial do Chão de Folhas no Instagram. Inscreva-se (bit.ly/460dGSw).   


Todas as artistas convidadas para facilitar as vivências criativas são mulheres com trajetórias reconhecidas no meio cultural pernambucano:  Carol Nascimento, Vilma Carijós, Clarear, Gal Conti, Mestra Di, Rebeca Gondim, Clau de Luna e Renna Costa. Os dez encontros ocorrem durante o mês de outubro, no Recife, nos espaços culturais Daruê Malungo (rua Passarela, no bairro Campina do Barreto) e Paço do Frevo (em frente à Praça do Arsenal, no Bairro do Recife) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), justamente no Centro de Artes e Comunicação (CAC), no bairro da Várzea. 


“Chão de Folhas está no mundo com o desejo de proporcionar encontros entre corpos e dança, entre memórias e contemporaneidades e entre a sabedoria popular e a força curativa das plantas. O chão é colorido, com essa diversidade de corpos e vozes celebrada, e também reforçando a acessibilidade”, destaca Briê Silva. 


O futuro espetáculo já reúne duas datas certas: 13 e 14 de dezembro, com as apresentações acontecendo no Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, nº 142, Bairro do Recife), ambas dispondo do recurso da acessibilidade (intérprete em Libras). 

“Chão de Folhas: a dança dos territórios em confluência” tem incentivo público, com financiamento do edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB - TEC I Multilinguagens 2024) e apoio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Governo do Estado de Pernambuco, Fundarpe e Secretaria de Cultura (Secult-PE), além do apoio da UFPE e do Centro de Artes e Comunicação (CAC) e da parceria com a coordenação do curso de dança da UFPE. 


Chão de Folhas fortalece a ideia do compartilhamento do conhecimento a partir do encontro e da troca de saberes. Em conjunto, muitas mãos pernambucanas realizam a criação autoral, sendo a maioria delas de mulheres das culturas negra e indígena: Natalie Revorêdo (direção de arte); Helena Indômita (mídias sociais); Jéssica Santos (acessibilidade em Libras); Jezz Maia (fotografia); Erlânia Nascimento (filmagem); além de Thiago das Mercês (assistência de produção); Diego Mancha Negra (design); Ed Wav (produção musical) e Daniel Lima (assessoria de imprensa). 


“Atuar com essas linguagens em conjunto valoriza a narrativa do espetáculo e reforça a diversidade cultural do estado. Acreditamos que a confluência das tradições das danças populares com a modernidade do Twerk cria um espaço para a inovação, onde artistas podem investigar novas formas de movimento e expressão, e consequentemente geram um diálogo intergeracional, unindo diferentes públicos em uma celebração da diversidade da cultura local”, pontua Monique Silva. 


Vivências criativas


Ao todo, três módulos compõem a criação do espetáculo: “Dança como Rizoma”, no Daruê Malungo (encontro 1 - Abertura de caminhos: ritual de ancoramento e diálogo sobre o uso sagrado e terapêutico de plantas medicinais, com Luiza Cavalcante e Carol Nascimento; encontro 2 - Performance com elementos da natureza e caboclinho, com Vilma Carijós); “Enraizar pela Pelve”, no CAC UFPE (encontro 3 - oficina de técnica de Twerk para performance, com Clarear; encontro 4 - Reocúpelve, com Briê Silva; encontro 5 - Rebolar para liberar, com Júlia Lucas, e Corpo-território em movimento, com Monique Xavier e Glaucia Conti; encontro 6 - Rebolar para liberar, com Júlia Lucas); “Confluências com a Cultura Popular” (encontro 7 - Frevo em performance, com Rebeca Gondim; encontro 8 - Bases da capoeira, com mestra Di; encontro 9 - Frevando o brega, com Clau de Luna; encontro 10 - Confluir em performance, com Renna Costa). 


Conheça @chaodefolhasprojeto bit.ly/3HWX9XA 


Ficha técnica (“Chão de Folhas: a dança dos territórios em confluência”)


Direção executiva: Briê Silva

Produção executiva: Júlia Lucas

Assistência de produção executiva: Monique Xavier

Assistência de produção: Thiago das Mercês

Artistas convidadas para as vivências criativas: Luiza Cavalcante, Carol Nascimento, Vilma Carijós, Clarear, Gal Conti, Mestra Di, Rebeca Gondim, Clau de Luna e Renna Costa

Direção de arte: Natalie Revorêdo

Design: Diego Mancha Negra

Mídias sociais: Helena Indômita

Acessibilidade em Libras: Jéssica Santos

Fotografia: Jezz Maia

Filmagem: Erlânia Nascimento

Produção musical: Ed Wav

Assessoria de imprensa: Daniel Lima

Apoio: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Centro de Artes e Comunicação (CAC) 

Parceria: coordenação do curso de dança da UFPE 

Incentivo público: financiamento do edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB - TEC I Multilinguagens 2024) e apoio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Governo do Estado de Pernambuco, Fundarpe e Secretaria de Cultura (Secult-PE). 


Calendário das vivências criativas: outubro


Módulo 1: Dança como Rizoma (Daruê Malungo)


Encontro 1 - 01/10: Abertura de caminhos: ritual de ancoramento e diálogo sobre o uso sagrado e terapêutico de plantas medicinais. Artistas convidadas: Luiza Cavalcante e Carol Nascimento;

Encontro 2 - 03/10: Performance com elementos da natureza e caboclinho. Artista convidada: Vilma Carijós;


Módulo 2: Enraizar pela Pelve (CAC UFPE)


Encontro 3 - 08/10: Oficina de técnica de Twerk para performance. Artista convidada: Clarear;

Encontro 4 - 10/10: Reocúpelve. Artista convidada: Briê Silva;

Encontro 5 - 15/10: Rebolar para liberar. Artista convidada: Júlia Lucas, Corpo-território em movimento. Artista convidada: Monique Xavier e Glaucia Conti;

Encontro 6 - 17/10: Rebolar para liberar. Artista convidada: Júlia Lucas;


Módulo 3: Confluências com a Cultura Popular (Paço do Frevo)


Encontro 7 - 22/10: Frevo em performance. Artista convidada: Rebeca Gondim;

Encontro 8 - 22/10: Bases da capoeira. Artista convidada: mestra Di;

Encontro 9 - 24/10: Frevando o brega. Artista convidada: Clau de Luna;

Encontro 10 - 24/10: Confluir em performance. Artista convidada: Renna Costa.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso gratuito abre 50 vagas para quem quer aprender a criar projetos culturais

SPA das Artes retorna às ruas e espaços culturais do Recife neste sábado

Prefeitura do Recife promove 18° Jogos da Pessoa Idosa, reunindo cerca de 1,1 mil participantes