Recife tem Mapa Gigante de 450 m2 e já atrai mais de 10 mil visitantes
O impacto da instalação também chamou atenção de autoridades e representantes da sociedade civil, recebendo o prefeito João Campos, secretários municipais, empresários, pesquisadores, artistas e líderes comunitários, que vivenciaram de perto a experiência de “caminhar sobre a cidade”.
Mais do que uma instalação interativa, o Mapa Gigante é um convite à reflexão. O projeto tem como objetivo sensibilizar a população para os riscos e impactos das emergências climáticas na capital pernambucana, estimulando soluções criativas e concretas para os desafios ambientais da cidade.
Nas redes sociais, o perfil do projeto alcançou mais de 400 mil visualizações e 3.500 compartilhamentos. Dezenas de comentários pedem a permanência do mapa no Recife, “muito legal essa exposição, deveria se estender para o centro do Recife”, “por que tão pouco tempo?”, “deveria ter um mapa desse fixo, em algum lugar do Recife” são vistos no perfil.
O que o público encontra na experiência
No Mapa Gigante, os visitantes podem:
• Caminhar sobre o Recife em uma cartografia de grande escala,
reconhecendo casas, ruas, rios e bairros de uma nova perspectiva;
• Participar de atividades educativas e interativas, incluindo brincadeiras para crianças e visitas mediadas para escolas e comunidades;
• Vivenciar experiências afetivas que conectam memória, território e meio ambiente.
Próximas etapas e programação
O mapa ficará no Ginásio até 13 de agosto, com uma série de atividades. Dia 09, será a vez das crianças ocuparem o local e desfrutarem de brincadeiras, oficinas e rodas de conversa sobre a cidade.
No dia 12, haverá a oficina Descobrindo o Recife sobre o Mapa Gigante, em parceria com o RacLab da UFRPE e pesquisadores da cidade do Recife. Em todos esses dias o mapa também estará disponível para visitantes espontâneos e agendamentos de escolas e comunidades.
Após esta fase, o Cartografia dos Sentidos – Recife terá novas etapas e ações itinerantes, levando o Mapa Gigante para diferentes espaços da cidade, como escolas e Compaz, e fortalecendo o engajamento comunitário com questões ambientais.
Serviço:
Local: Ginásio do Departamento de Educação Física da UFRPE – Recife
Período: Até 13 de agosto
Horário: 09h às 17h
Entrada gratuita
Programação:
09 de agosto
09h às 17h - Recife embaixo dos pezinhos (atividades lúdicas voltadas para crianças)
12 de agosto
14h - Oficina Redescobrindo Recife sobre o Mapa Gigante (em parceria com o RacLab da UFRPE e pesquisadores)
Realização: Instituto Casadágua
Patrocínio: Banco do Nordeste – Governo Federal
Apoio: Prefeitura do Recife, UFRPE, FADURPE
Comentários
Postar um comentário