Da terra da poesia para a capital do país: poetisa pernambucana promove oficina de literatura no DF

Isabelly Moreira | Foto Sidarta
 

Projeto “A Voz da Poesia – Mulheres que Versam” conecta tradição nordestina e contemporaneidade, abrindo espaço para a escrita coletiva, valorização do cordel e inclusão social de mulheres

A poetisa pernambucana Isabelly Moreira, natural de São José do Egito, município reconhecido como a capital nordestina da poesia popular, promove neste sábado (30), no Distrito Federal, a edição nacional do projeto “A Voz da Poesia – Mulheres que Versam”. Totalmente gratuita, a iniciativa é voltada para mulheres do campo e de comunidades em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de ampliar o acesso à literatura por meio da poesia.

A proposta, que acontecerá no Acompanhamento APA, trabalhará textos e versos de autoras de diferentes estados do Nordeste, especialmente de Pernambuco, promovendo um diálogo íntimo com a poética regional e integrando as vivências de cada participante. As mulheres também terão espaço para se expressar em exercícios de escrita e produção coletiva.

Com temas que vão do cotidiano e dos afetos às questões ambientais, a atividade visa unir tradição e contemporaneidade, fazendo da poesia um caminho para autonomia, reconhecimento e inclusão social. O encontro também estimula o pensamento crítico, fomenta reflexões sobre o papel da mulher na sociedade e reforça o cordel como Patrimônio Imaterial do Brasil.

A metodologia, na prática, envolverá leituras, declamações e experimentações de estilos poéticos, com destaque para quadras e sextilhas. “Mais do que falar sobre métricas e estruturas, buscamos estimular a voz interior das participantes, criando espaços de partilha, pertencimento e coletividade”, ressalta Isabelly.

O projeto responde ainda a uma demanda recorrente: levar experiências culturais a territórios distantes dos grandes centros, onde mulheres dificilmente têm acesso a iniciativas desse tipo. “Mais que formação, trata-se de um ato de valorização da identidade cultural nordestina e de empoderamento feminino em diversas regiões do país”, acrescenta a poetisa.

Para garantir a participação plena, o projeto também oferecerá atividades lúdicas para filhos das inscritas, além de horários e locais definidos em conjunto com as comunidades, respeitando suas realidades.

ISABELLY MOREIRA

Poetisa com mais de 15 anos de trajetória, é autora do livro “Canta Dores” e de diversos cordéis, incluindo obras infantis e a publicação de conscientização sobre violência contra a mulher “Violência Nunca Mais”. Na música, fundou e produziu o grupo As Severinas, com o qual gravou seis discos e o documentário “As Severinas – 10 anos”. Também teve composições gravadas por nomes como Anastácia, Flaira Ferro e Antônio Nóbrega.

Apresentadora da Festa de Louro desde 2016, apresentou o curta premiado “Tem Criança no Repente” e criou o podcast “A Voz da Poesia”. Contribuiu para a conquista do título de Patrimônio Vivo para artistas do Pajeú e idealizou projetos culturais relevantes na região. Formada em Direito pela UEPB e pós-graduada em Gestão Cultural, Cultura, Desenvolvimento e Mercado, atua como consultora de políticas culturais. Sua Oficina A Voz da Poesia foi vencedora do Prêmio Inspirar.

Serviço:

Projeto “A Voz da Poesia – Mulheres que Versam

Quando: Sábado (30/08) – 14h

Onde: Acampamento APA

Informações: @isabelly_moreira 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ana Cañas apresenta o show “Vida Real” no Projeto Seis e Meia Recife

Caixa Cultural Recife prorroga visitações à exposição "Conexões Viscerais"

Começa hoje (1) a 8ª Poesia na Tela, Mostra Audiovisual de Tabira