Secult-PE lança edital do 2º Prêmio Euclides da Fonseca de Ópera



 Ação visa reconhecer os artistas e profissionais do gênero no Estado; publicação já está disponível pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco


Fortalecer e valorizar as produções operísticas do Estado. Este é o compromisso firmado pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco – Secult-PE, ao lançar o edital do 2º Prêmio Euclides da Fonseca de Ópera, neste sábado (5). Com publicação já disponível pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco, a premiação visa reconhecer os artistas e profissionais de ópera do Estado. As inscrições poderão ser feitas a partir do próximo dia 14 e seguem até o dia 28 deste mês. 


A ação, que homenageia em seu nome um dos pioneiros na criação de óperas em Pernambuco, pretende contribuir ativamente com a formação e o desenvolvimento do setor e incentivar a criação e a realização de mais montagens operísticas locais, contribuindo para o crescimento e a difusão do gênero no Estado. Nesta edição, o chamamento público contempla os agentes culturais selecionados com prêmios nos valores de R$8 mil a R$15 mil. 


Poderão participar pernambucanos(as) natos(as) ou cidadãos(ãs) de outras localidades da Federação, desde que comprovem residência e atuação artístico-cultural há pelo menos dois anos em Pernambuco e tenham participado de ao menos duas obras operísticas. Ao todo, serão disponibilizadas 9 categorias para propostas, sendo elas: Cantor, Cantora, Instrumentista de Orquestra, Diretor(a) Musical, Diretor(a) Cênico(a), Diretor(a) de Arte Visual, Montagem Operística e Composição Operística; todas realizadas entre os anos de 2004 e 2024.


Para a assessora de Teatro e Ópera da Secult-PE, Thajjana Lourenço, “a premiação é uma celebração da resistência, excelência e memória das produções culturais feitas fora dos grandes centros, reconhecendo o nosso valor e a nossa história, por meio dos nossos artistas locais do gênero”.  


Em casos de dúvidas e maiores informações sobre o edital, serão prestados suportes exclusivamente por meio do atendimento via WhatsApp, pelo número (81) 3184-3018, e pelo e-mail contato.mapacultural@secult.pe.gov.br. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. 


HOMENAGEADO 


Euclides de Aquino Fonseca é uma figura histórica de enorme relevância para a música pernambucana e brasileira. Natural do Recife, nasceu em 1853 e dedicou sua vida à música erudita, atuando como compositor, maestro, pianista, professor e crítico musical. Entre suas obras mais reconhecidas, estão “Leonor”, “Il Maledetto” e “A Princesa do Catete”. Mesmo diante de convites para atuar em outras regiões do país, o músico optou por permanecer em sua terra natal, contribuindo para a formação de músicos e o fortalecimento da cena cultural local. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Totem Relicário, grupo mais longevo das artes cênicas de Pernambuco, lança acervo virtual

Ivan Lins celebra 80 anos com turnê que chega ao Teatro Guararapes dia 23 de agosto

Fundarpe e Secult-PE divulgam programação de espetáculos do Prêmio Frei Caneca de Teatro em celebração ao líder revolucionário